Snapdragon 8+ Gen 1 é a versão turbinada do chip mais potente da Qualcomm

1 curtida

Parece que essa nova década que estamos é a decada das numerações ruins e confusas dos produtos.

11 curtidas

Que nome horrível, espero que criem um novo modelo de nome, senão qual será o próximo? Snapdragon 8 Gen 2?

Os nomes anteriores até que funcionavam bem, embora pudessem causar um pouco de confusão. Um Snapdragon 780G é bem melhor que um Snapdragon 800, algo parecido acontecia na linha Lumia, onde um Nokia Lumia 730 era bem melhor que um Lumia 800.

4 curtidas

3.2 de clock interessante
intel e amd ( eu sei nao pode comparar …rs) para os top de linha trabalha com ~5ghz
sera que veremos processadores arm com ~5ghz de clock ?

porem ainda com 8 Cores
intel e amd ( eu sei nao pode comparar …rs) para os top de linha trabalha com 16 cores ( ate mais )
sera que veremos chips arm com 16 cores/theads ( nao sendo da apple ) ?

complicado

Muito relativo, tanto o número de cores/threads quanto o clock. Eu mesmo nem olho mais isso para comparar processadores, geralmente só o que importa é a geração do processador/modelo.

2 curtidas

Será que agora vai? O Snapdragon 8 Gen 1 original era esquentadinho e alguns smartphones usando o SoC apresentaram sérios problemas de thermal throttling…

1 curtida

Eu me lembro que lá atrás diversos fabricantes utilizavam essa linha + da Qualcomm (até a Samsung), e hoje meio que não são muitos a virem embarcados com a 8 Gen 1, e muito mais raro ainda deve ser a sua versão “oveclock”.

Sim. E isso já foi dito logo no anuncio do Gen 1, a mudança das nomenclaturas.

Não sei porque uma empresa se presta a gastar $$ pra lançar um chip “plus”, só 10% melhor que o anterior (que já é super rápido). Seria melhor esperar mais e lançar uma melhoria que valha a pena.

1 curtida

Eu chuto que o custo pra eles é pequeno porque a arquitetura deve ser a mesma e boa parte dos componentes em si deve ser igual, então o custo de produção dessa nova versão não deve ser nada excepcional. Fora que não me surpreenderia nem um pouco se durante o desenvolvimento da primeira versão (o não plus), eles já estivessem pensando na versão plus, o que ajuda a diminuir ainda mais os custos.

Por fim, ter uma versão plus na manga serve como uma forma de se previnir caso algum concorrente lance algum produto melhor enquanto você ainda está no seu ciclo de desenvolvimento, além de servir como uma forma de manter a atenção das pessoas na sua linha de produtos enquanto você ainda está nesse ciclo de desenvolvimento.

2 curtidas

Oxe, mas na prática a tendência é que os intermediários de anos posteriores sejam melhores que os tops antigos mesmo.

Um A53 hoje é melhor que um Galaxy S8 (ou até um S9, talvez). Um Lumia 730 era bem melhor que um Lumia 800, sim, mas definitivamente não era melhor que um 830 (que é da mesma geração).

A comparação é sempre feita com o da mesma linha de gerações diferentes. Se você pega um Snapdragon 800 para comparar, para ser justo deve comparar com outro 8xx.

1 curtida

AFAIK, a única mudança relevante (além dos clocks maiores) é que migraram a produção para a TSMC, em vez da Samsung Foundry.

Mas não era incomum a Qualcomm lançar um update pequeno desses no meio do ciclo, geralmente com clocks maiores, já que a produção melhorou e fizeram ajustes no período.

agora sim o soc vai ficar bom

1 curtida

Sim, mas eu me refiro a números.
O número 800 é maior que o número 730, logo, existe a tendência de achar que o 800 seria melhor que o 730.
Na Samsung também tinha o J5 Pro que era melhor que o J7.

Nesse caso os 30% no melhoramento de consumo de energia é o que conta pro lançamento desse chip. o Gen 1 estava sofrendo diversas críticas por conta do thermal throttling.

1 curtida

mas é do tipo achar que um i7 de primeira geração é melhor que um i3 de ultima geração, pq o numero é maior.
Claro que poderiam facilitar e usar o segundo numero para a geração, com todos eles sendo incrementado juntos, mas pra que facilitar se pode complicar né?

Muita gente pensa isso, meu primo é um deles.

Esqueceu q da história q algum fast food tentou lançar um hamburguer 1/3 pound e flopou pq os muricas ainda achavam q o 1/4 pound era maior?

1 curtida

Só pra enlouquecer a cabeça do consumidor eu lançaria um de 2/5 de pound.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.