Smartwatches - realmente útil?

Pessoal, o próximo gadget que pensei em adquirir foi um smartwatch. Caso vocês tenham, é realmente útil? Ou mais pelo prazer de ter um gadget e aparência? Quais funcionalidades você usam no dia a dia? A nível de informação, meu smartphone é um s10+.

2 curtidas

Olha, eu gosto de relógios e gosto de tecnologia, então acaba sendo um casamento bacana. No entanto, não considero ser um gadget indispensável.

Hoje estou gostando de usar pra dormir, por ele monitorar os batimentos cardíacos durante o sono. Aliás, acho que é o que eu acabo olhando mais: batimentos.

Notificações podem ser úteis vez ou outra, quando você estiver tentando ser discreto ou não quiser tirar o celular do bolso.

Mas no geral é isso: um gadget caro, dá pra viver sem, mas é bacana de ter.

18 curtidas

Resumiu bem o que me faz querer adquirir um. Mas é interessante saber como as pessoas utilizam no dia a dia, indo além do acessório.

1 curtida

Eu não gostava de relógio, até que ganhei um Moto 360 e comecei a usar e peguei gosto por poder ver horas e notificações direto no pulso. Mas o 360 chamava muita a atenção e não podia usar tranquilamente na rua. Então preferi ir para algo mais simples, como a MiBand e gostei, principalmente pelos recursos de acompanhamento de atividade física e duração de bateria.

Hoje, estou com um Galaxy Fit, recebo notificações nele, vejo horas, acompanho meus sono e batimentos cardíacos, como o Mobilon citou… indispensável? não. Mas peguei gosto pela praticidade e se fico sem ele por um tempo, pra carregar por exemplo, já estranho que tem algo faltando.

6 curtidas

Eu utilizo um relógio para correr da TomTom, mas só pra correr mesmo, ele até monitora sono e batimento cardíaco, deixo o monitoramento dos batimentos só durante a corrida. Para sair, uso um relógio analógico. Para mim, é completamente dispensável.

3 curtidas

Eu ainda prefiro uma smart band a um smart watch, por que o que uso a band já faz tudo. Hoje em dia eu olho com carinho para um Apple Watch, por exemplo, apenas se o electrocardiograma fosse habilitado. No que uso de config, não me vejo sem um…

1 curtida

Tenho o Amazfit Bip, e me atende bem. Antes dele tinha um Moto 360. É como o Mobilon disse, não é indispensável, mas é prático. Abaixo as coisas que mais gosto.

• Receber as notificações no pulso: Você pode pensar que não faz falta, mas faz. Hoje, tirar o celular do bolso só pra saber que a operadora tem um novo plano é coisa do passado. Um extra é que odeio quando o celular fica fazendo barulho, então só olho o que é realmente importante.

• Monitoramento de atividades físicas e saúde: Mesmo que não mude tanto, é bom saber como vai meu sono, já que te ajuda a tentar dormir mais cedo, por exemplo; já que o Mi Fit dá dicas em como melhorar seu sono.Além disso. sou muito ansioso (nada diagnosticado), mas quando sinto uma taquicardia ativo o monitoramento em tempo real pra ver se é coisa da minha cabeça ou se realmente preciso fazer exercícios mentais pra me acalmar. Outra coisa legal é a “gamificação” - saber a quantidade de passos dados por dia te motiva a alcançar seu objetivo. Até algumas wacthfaces ajudam nisso. Pra quem trabalha muito tempo sentado,o aviso de inatividade é um bom lembrete pra dar uma volta ou uma alongada a cada uma hora.

• Aparência: Eu acabo enjoando das coisas muito rápido. Então, trocar as pulseiras ou watchfaces (a tela do Bip tá sempre ligada) é uma coisa que faço com frequência.

• Extras: Pra mim é o despertador. Gosto tirar uma soneca depois do almoço e, usando o Amazfit Tools, com dois cliques no botão do Bip ele já me acorda em vinte minutos. Acordar sem barulhos te incomodando não tem preço. Outra função do Bip que acho interessante é o Não perturbe automático, depois que você dormir, nenhuma notificação vai te acordar. Mas, como já dito, você consegue viver sem essas funções,m as depois que se acostuma, é difícil largar.

11 curtidas

Uso um Apple Watch de 2a Geração, bateria dura 36h comigo. Uso para sports (ritmo, distancia, batimentos, etc). Como sofro de pressão alta o acompanhamento dos batimentos é crítico para mim. Controlo iphone para fotos, verifico calendário, whats, tempo/temperatura, check-in em aeroportos. Localizar meu iphone e ipad, direções no Maps, controlar players de musica, mensagens do Outlook, timers, Uber, notificações do YouTube, …e ainda vejo horas…Raramente abro meu iphone para verificar status, alarmes ou sinalizações de apps.

6 curtidas

Excelente relato, @LonelyEagle! Vou inclusive pesquisar mais sobre Amazfit.

3 curtidas

Bom, compartilho o pensamento do Mobilon. Não é algo que você realmente precisa e que nunca mais vai viver sem um, mas é algo bem legal de ter se você pode comprar. Eu comprei o Apple Watch Series 2 quando lançou e acabou que gostei mais do que imaginava.

Acho bem prático poder ver e responder notificações no pulso, sem ter que tirar o celular do bolso. Também uso bastante pra parte de atividades físicas, e acaba sendo útil pra caminhar sem o iPhone incomodando, já que eu ligo o Apple Watch aos AirPods e pronto, tenho um iPod de pulso.

Atualmente estou com o Apple Watch Series 4 e a parte de saúde dele também é impressionante. Tem o ECG (não disponível oficialmente no Brasil ainda) e toda a parte de detectar arritmias que é mais útil do que se pode imaginar. Eu por exemplo tenho crises de ansiedade e agora consigo prevê-las melhor com o relógio.

E claro, também acho super legal a customização que é possível ter com esses relógios. Você troca a pulseira, troca o tema, muda as informações que aparecem na tela principal de acordo com o que acha mais útil, etc.

5 curtidas

Eu não usava relógio desde meus 15 anos (estou com 40 hoje). Como comecei a correr no final do ano passado, comprei um Garmin Forerunner 245 Music. É um relógio próprio para corrida com funções smart.

Uso ele para monitorar minhas atividades físicas (lógico), saúde (batimentos, nível de estresse, sono, body battery, etc), despertador (esposa agradece) e, de quebra, uma integração legalzinha com o celular.

A questão das notificações é um aspecto a parte. Eu já desabilito por padrão minhas notificações de Whatsapp. Então ele só me mostra SMS (quando faço uma compra, alertas da Defesa Civil, etc), e-mails corporativos e chamadas telefônicas. Graças a esse último recurso nunca mais deixei de atender alguém por não ouvir o telefone tocando (super comum).

6 curtidas

Atualmente estou usando a Miband 3 da Xiaomi, tive todas as antecessoras e desde então o uso se tornou indispensável.
Como o @LonelyEagle citou, o uso do despertador é algo excelente, acordar com a pulseira vibrando é incrivelmente menos estressante do que acordar com seu celular tocando um som irritante pela manhã.
Gosto também da função de programar pequenos contadores direto no device (quando vou cozinhar ou preciso lembrar de tirar uma cerveja do congelador).
Algo que venho utilizado muito também é a vantagem de poder identificar e ignorar ligações direto pela pulseira sem ter que tirar o smartphone do bolso, muito útil quando você recebe muitas ligações indesejadas de números estranhos durante o dia.
Acredito que as smartbands de entrada valem o investimento pelo que elas entregam, alguns modelos simples como a Miband 4 da Xiaomi são um ótimo device para você testar e ver se te atende. Caso queira algum modelo mais completo com mais funções, opte pelas Amazfit ou as próprias da Samsung, que são bem bonitas e funcionais.
PS: Gosto muito das Amazfit pois a bateria dura bastante, chegando a 20+dias sem precisar de recarga.

6 curtidas

Isso mesmo. Já cheguei a 45 dias com o Bip.

2 curtidas

Sempre olhei os smartwatches com certa resistência até aparecer a linha da Xiaomi, comecei com a Mi Band 4, algo que eu achava um indispensável como o Mobilon disse, se tornou mais um aliado primordial com o celular, além do monitoramento cardíaco, exercícios, depois de um tempo passei pra Amazfit GTS e confesso que tô bem satisfeito, fora a duração da bateria que é bem boa.

2 curtidas

To com o Apple Watch 5 que peguei em um plano, eu não achei que ia gostar tanto, o relógio me surpreendeu. Eu uso direto pra marcar exercícios na academia e também quando ando de bike, uso pra monitorar o sono (foi até indicação de app em outro tópico pelo @mobilon). Quando estou correndo na esteira acho ótimo pra monitorar o batimento e saber quando diminuir.

Também acabo usando o app “Breathe” que é meio que pra uma meditação, uso um app pra ver as conexões de trem e se tá atrasado, já usei pra ver no aeroporto até o portão de embarque e outras informações. Vou na opinião meio que geral aí, é dispensável, mas quando tu tem tu acha muito bom :joy:

7 curtidas

O breathe é hipnotizante, eu fico olhado pra animação um tempão, até esqueço que é pra respirar no ritmo dela. E realmente o app foi idealizado pras pessoas inserirem o hábito da meditação.

2 curtidas

é o que mais vejo de útil nele, também me agrada o fato de ele servir como desbloqueador da tela do celular e notebook (não precisar digitar a senha)…

1 curtida

Eu uso um Amazfit bip e me atende muito bem, visto que uso exclusivamente para atividade física e dormir, bateria dele é sem igual, dura muito e as funcionalidades dele pra atividade física são as mesmas dos mais caros.

No dia a dia prefiro usar o bom e velho relógio normal por ser mais estiloso.

1 curtida

Acho que já resumiram bem. Não é indispensável mas ajuda bem algumas tarefas.

Eu não sou esportista, então uso o Apple Watch 4 geração mais ler e atende responder notificações, app de calculadora acho bem útil, passar/pausar músicas, Uber e waze(quando em rota, caso n esteja conectado num CarPlay, avisa no relógio)