Sistema Operacional para ressuscitar notebook antigo?

Tenho um notebook antigo aqui da Positivo que passou um bom tempo encostado e tô querendo ressuscitar. Tá travando demais com o Windows 10.

Core I5 2450M 2.50GHz
4GB RAM, SSD 128 GB

  • Qual o Linux mais leve e fácil de usar?
  • Chrome OS é uma opção viável?

Eu tenho um notebook bem pior que as suas configurações aqui e roda o windows 10 tranquilo… será q não é algum defeito? aquecimento? vírus? tenta medir a temperatura, e da uma olhada no gerenciamento e vê se tem algum alto consumo… ou vai de Windows 8.1…

Linux, tem Ubuntu, elementary OS e o Deepin por serem de fácil uso, se quer leveza é só trocar a interface gráfica, coisa que da pra alterar em qualquer distribuição Linux.

O Chrome OS é distribuído pela CloudReady e se não me engano, ainda não da pra instalar apps da Playstore…

Mas ainda, te recomendo Windows 8.1, pelo quesito drive gráfico te dar um ganho em desempenho… de qualquer modo era pra rodar tranquilo…

3 Curtidas

Se for testar um Linux, recomendo o Mint MATE ou o Mint XFCE. São versões com interfaces mais leves de uma distro fácil de se utilizar.

5 Curtidas

Bem lembrado, tinha até me esquecido dela…

Seu PC não parece ruim, ainda mais com SSD, isso parece caso de configuração do Windows. Recomendaria rever algumas configurações como aplicativos abertos na inicialização (Configurações > Aplicativos > Inicialização ou Gerenciador de tarefas > inicialização) e ver a opção de Ajustar o Windows para obter melhor desempenho em Este PC > Propriedades > Configurações avançadas do sistema, além de ver quais os processos que consomem mais recursos, especialmente RAM, e desinstalá-los.

No mais, concordo com os colegas acima, e pode instalar o Linux Mint, de preferência a versão XFCE, mais leve. :3

3 Curtidas

Geralmente o Xubuntu é uma opção por ser leve e de fácil adaptação… O ambiente lembra um pouco ao do Windows, claro, com algumas tantas características diferentes

1 Curtida

Eu tenho uma config igual a essa e com SSD o Windows 10 funciona numa boa.
De qualquer forma, se não quiser insistir com o Windows 10, tente alguma distro Linux mais leve, com XFCE ou LXDE.

Que estranho. Tenho um notebook da xuxa, com as configurações bem inferior as suas e o Windows 10 roda de forma aceitável.

Recomendo formatar o Windows pelas próprias opções dele, ou instalar o Linux mint.

De qualquer forma, com uma configuração dessas, computador tem que voar.

Caso o Windows não for original, instala o Win7 pirata, baixa o atualizador para o Windows 10, no site da Microsoft, e atualiza para o Windows 10 normalmente. Seu PC ficara com uma licença digital original da Microsoft.

1 Curtida

Se colocar mais RAM for uma opção, um pente adicional de 4GB pode dar uma sobrevida boa na máquina.

No mais concordo com os colegas, é uma máquina ok pra rodar Windows 10 ainda. Tenta formatar, desabilitar recursos gráficos, etc

2 Curtidas

Linux mint com cinnamon pela semelhança com o windows e a curva de aprendizagem ser baixa se náo rodar bem o que eu acredito que não vai acontecer, vai com linux com interface XFCE mai leve e mais rápido e mais simples.

Mais windows roda muito bem nessa maquina nada que alterar algumas configurações no windows não resolva, pode manter o windows 10 ate pela produtividade e facilidade.

1 Curtida

Quando li “ressuscitar notebook antigo”, pensei que se tratava de algo similar ao barebone da MSI que montei para mim em 2006 (MS1013DDVD-B), que usava Turion 64 e me acompanhou no início da operação da minha empresa.

Quando vi que se tratava de um Core i5 com SSD, logo percebi que uma formatada deve resolver. Mantenha o Windows 10.

2 Curtidas

Tudo começou quando o notebook caiu do meu colo há um tempo e automaticamente o disco rígido foi pro saco (daí comprei o SSD), mas mesmo assim ele nunca mais foi o mesmo.

Não tem nenhum aplicativo iniciando, porque ele foi recém formatado (tem só o Chrome instalado, mas já baixei o novo Edge)

Não sabia que tinha essa opção. Achava que teria que baixar a ISO novamente. Bom saber.

Inicialmente não pretendo investir mais nele não. É só pra usar de pc secundário mesmo, fazer anotações e internet básica.

Antigo 2011 mais ou menos kkk

Enfim, muito obrigado a todos pelas dicas.
Eu até concordo que pelas configurações deveria rodar bem, mas certamente tem a ver com a queda que ele levou que deve ter estragado alguma coisa.

Vou dar uma reformatada, desativar tudo que for opção gráfica e ver como fica.
Tô dando uma olhada no Mint XFCE, Xubuntu e no Chrome da CloudReady como plano B.

Novamente, muito obrigado a todos.

Para Linux, usei o Pop_OS por um tempo e gostei, funcionou bem num netbook antigão que tenho aqui.

Porém o Windows 10 é bem versátil, é pra rodar bem nessa configuração mesmo com uma instalação limpa.

Como você trocou o HD por um SSD o problema pode estar na bios em alguma configuração ou até mesmo seja necessário uma atualização da mesma (se disponível é claro) da uma olha, já resolvi muitos problemas assim :wink:

Nota que alterações na bios podem afetar a boot do sistema, então esteja preparado, como tbm a sua atualização pode dar algum problema!

Fica por sua conta e risco!

1 Curtida

Eu iria nessas também, com certeza!

Nunca usei o Win10 com 4 GB de RAM, para ele eu sempre recomendo ao menos 6 GB, por que SO sozinho com 4 GB até roda, mas é abrir um Chrome que o bixo vai engasgar…

Se ele sofreu uma queda, tenta olhar como está o sistema de arrefecimento, alguma ventoinha pode simplesmente ter parado e ai isso vai além de problema de config. Pode até mesmo esquentar demais e te machucar…

Quanto mais memória o sistema fica “folgado” para dar mais desempenho, mas tem um gerenciamento de memória que congela apps em background, o Google Chrome tbm tem o mesmo sistema…

Windows 10 com um SSD então nem se fale, era pra tá voando, o único ponto seria as limitações da memória, que estaria limitando a poucos programas rodando ao mesmo tempo.

Sim, mas em um notebook com a finalidade de navegação, com essa memória, teria de trocar o navegador, por que o Chrome anda bem difícil…

oq voce me diria sobre um Celeron com 4GB rodando um filme a 4K, YouTube entre outras abas ao mesmo tempo fluidamente?