Sinal de 5G só aparece em 10% do tempo no Brasil

:link:

Sou de Manaus. Moro em uma das várias áreas de periferia que tem na zona sul da cidade. Onde moro pega o 5G - e admito que até hoje isso me espanta, pois não esperava o 5G chegar aqui onde moro. Eu, com um humilde S21 FE de 8GB/256GB, consigo ter um download que varia entre 500 Mb/s a 650 Mb/s - as vezes passa dos 700 Mb/s. E isso dentro de casa e com muita casa ao redor pra atrapalhar o sinal. Sou da Claro - após a finada Oi Móvel migrar meu número pra Claro.

1 curtida

Em toda a RMBH tenho tido 5G da Tim. Vivo e Claro só em áreas mais centrais.
Moro na periferia de Ibirité, cidade vizinha a BH, e a Tim tem sido 5G 90% do tempo pra mim.
Fiquei surpreso, pq pelo cronograma Ibirité só é obrigatório estar coberta em 2027.

No Brasil aonde mora minha filha tem uma subestação da vivo a 300 metros o sinal de internet fixa a vivo não conaegue nem controlar kkk. Ja de internet como todo ambiente proximo a antenas é bagunçado e pega mal pra caramba, as vezes marca 5G com todos pontos de sinal e nao faz nem download nem upload fica travado, anda se uns 700 a 800 metros da torre melhora muito.
Ja pra vcs nao ficarem triste na Jordânia nem 5G existe ainda alem da capital Amã ou a cidade de Petra, tem vilarejo como aonde digito que a velocidade mais rapida é por starlink aonde uso atualmente 200 megas, pelo celular nem 3G pega direito kkk.

Pra mim tanto faz. O impacto que o 5G gerou no 4G é muito menor que o 3G gerou após o 2G e o 4G em cima do 3G. Basicamente não há nada que uso no celular que se beneficia da velocidade maior e latência menor da rede mais nova.

Que latência menor? Pra isso precisa de SA, e pra ter SA tem que conseguir que a operadora ative e ainda arrancar um chip novo compatível (menos a TIM em aparelhos Android). Dá menos trabalho arrancar um dente.

Eu até desabilitei o 5G no meu aparelho. Fica procurando sinal e é raro estabilizar. Provavelmente vai consumir mais bateria nessa.
Deixo no 4G mesmo.

1 curtida

Poderia elaborar? Estou por fora desses pormenores.

Não entendo, porque colocam velocidades tão baixas. O 4g suporta tranquilamente essa velocidade, tem muito mais cobertura, etc.

Esses dias estava usando o 5G da Claro, velocidade de 2mb/s. Absurdo isso.
Anatel tinha que colocar velocidade mínima para cada geração de rede (intensidade do sinal superior a 25% - 50 mb/s no 4G)

Existem 3 tipos de 5G no mercado: o DSS (que reutiliza as frequências já usadas no 4G, combinando elas para alcançar velocidades maiores), o NSA (tem frequências dedicadas, mas compartilha com o core do 4G) e o SA (usa frequências dedicadas e o core exclusivo para redes 5G).

A diferença entre o NSA e o SA é justamente do segundo ter um core próprio para o processamento de dados, fazendo com que o ping (tempo de resposta para o envio e recebimento de pacote solicitado) seja muito menor.

Por se tratar de um alto investimento, algumas operadoras restringiram o acesso a “toda essa potência” a planos pós-pagos específicos. Na Claro, o valor mínimo do plano que permite o uso do 5G SA é R$ 209,90, além de que precisa trocar de chip. Na TIM não há necessidade da troca do chip, mas precisa assinar um plugin no valor de R$ 20,00 que será cobrado na fatura pós-paga. A única que não impôs a adesão de um plano pós foi a Vivo, mas parece que você precisa ter um chip 5G para usar.

1 curtida

Esses valores são somente uma base jurídica. As operadoras não precisam se limitar a ela. Isso acontece porque justamente a Anatel estipula um percentual mínimo de entrega da velocidade ofertada, e se elas colocassem uma velocidade alta, teriam que entregar um desempenho próximo a esse valor até em horários de pico (momento mais crítico para as teles).

Isso não quer dizer que as operadoras podem entregar qualquer velocidade, principalmente muito baixa, pois isso acarretar em diversas reclamações, e iniciativas como o RQUAL surgiram para inibir uma possível falta de interesse delas em investimento de melhorias.

Você provavelmente alcançou essa velocidade porque estava usando o 5G DSS, que utiliza as frequências 4G para “tentar” alcançar velocidades maiores.

Minha experiência com o 5G é terrível. Tenho Claro e iPhone. Quando ativo o 5G a bateria, que já é uma lástima e vocês sabem disso, simplesmente é drenada. Procura sinal o tempo todo e quando acha a latência é tão grande que não consigo usar nem para ouvir música… Acabei desativando e deixando no 4G mesmo… pelo menos eu consigo usar por 8 horas sem ficar na mão com a bateria.

Isso é porque o 5G ainda não está adensado de forma ideal. Além disso, a Claro está trabalhando com as frequências NSA/SA de 2.300 e 3.500 MHz. Por serem frequências altas, transportam um volume maior de dados, mas seu alcance é reduzido. Se não estiver próximo da antena ou tiver algum obstáculo que interfira no sinal, terá a pior experiência possível.

Como o 4G foi lançado há uns 11 anos, está mais maduro e foi expandido para diversos lugares, então é lógico que é mais estável que a nova geração móvel. Nesse primeiro momento, a aplicação mais coerente do 5G é desafogar o 4G, principalmente em centros comerciais, grandes eventos e outros lugares onde há um aglomerado de pessoas.

1 curtida

Agora imagina a situação, está conectado a uma antena 4G que tem 100 Mbps de banda todas, e nela estão conectadas mais 999 pessoas, ao todo mundo usar, cada um tem 0,1 Mbps de velocidade, algo inutilizável.
No mesmo cenário, só que com 5G e 1000 Mbps de banda, cada usuário vai ter 1 Mbps de velocidade, já vai da pra mandar aquelas mensagens no whatsapp.

Só que não é isso que o marketing vende…
Eu não sei nada do que você falou, só preciso que funcione conforme o anunciado.
Funciona? Não. :laughing:

1 curtida