Simulador de estacionamento

Alguém conhece ou já usou algum simulador de estacionamento, onde é possível definir várias ou quase todas as variáveis, como tamanho do automóvel, largura do vão para estacionar, obstáculos, etc? Não tenho necessidade alguma de gráficos 8K, ele precisa ser apenas “fisicamente/matematicamente” correto, o mais real possível.

É porque tenho um espaço pequeno na frente de casa, e algumas pessoas dizem que dá pra fazer uma garagem. Meu ponto é: dá, mas a que custo? Por isso quero saber é o quão complicado será para manobrar, o quanto de esforço farei sem ter que quebrar tudo para depois descobrir que é inviável.

1 curtida

Eu não conheço nenhum simulador de estacionamento nesse nível de realismo…

O que eu sugiro você fazer é medir o espaço que você tem pra fazer a garagem, pegar uma rua vazia ou sem saída, colocar cones com distância de um para outro nas mesmas medidas da sua garagem e tentar estacionar seu carro nesse espaço.

Garagem que precise de manobras, o ideal é entrar de ré, assim você consegue fazer algumas manobras dentro da garagem facilmente. Aqui em casa é assim.

7 curtidas

Se você está em dúvida sobre o espaço, muito provavelmente o espaço é pequeno de mais.

Garagem em que em que você não pode abrir as portas sem antes se preocupar em não bater nas paredes, não é garagem, é só algo para lhe trazer dor de cabeça futuras.

E acrescentaria medir o seu espaço, e o quanto de espaço você precisa para estacionar confortavelmente.

2 curtidas

O mais perto q eu posso te responder é isso

https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=9178

Caraca… fazia uma década que eu não ouvia falar do mdig. hahaha

Mas voltando ao tópico. Veja se cabe 1.5 carros de lado a lado e frente a frente. se couber, provavelmente dá pra fazer.

1 curtida

Existem normas municipais para projetar vagas de garagem e estacionamento.
Fora dessas normas, vc pode até conseguir estacionar, mas estará irregular.

Um arquiteto provavelmente deve saber, tenta falar com um no Instagram

Se for muito apertado, talvez fazer um modelo de papel em escala já seja o suficiente para dar uma boa ideia sobre quão difícil vai ser estacionar.
E vai ser uma boa desculpa pra voltar a brincar com carrinho. : D

Sinceramente eu nem conheço o site, mas foi o primeiro em q achei a fórmula kkkk

Acho que o Shopping Pátio Paulista não segue essas normas, pois eu nunca vi um estacionamento de shopping tão apertado, tem muitas vagas que só entra carro pequeno.

Shopping Ibirapuera tb não. Ambos são de uma época em q as normas eram outras e, portanto, os estacionamentos são bem ruins, mesmo para carros pequenos.

1 curtida

Nesse eu nunca fui de carro.
Quando vou pra algum shopping da av. Paulista de carro eu prefiro ir pro Cidade São Paulo, pois o estacionamento deles é bom.
Uma vez eu fui pro Pátio Paulista de carro, andei por toda a garagem e não achei nenhuma vaga que coubesse meu HRV, aí acabei saindo e estacionando em um estacionamento que ficava lá fora, nem sei se ainda existe.

Isso tem muito a ver com a dúvida do autor do tópico.
Raios de curva - há estacionamentos com área de manobra tão apertada, q vc não consegue raio de curva suficiente pra entrar de ré. E se entrar de frente, depois é aquele parto pra sair, justamente pelo raio disponível. Nem considerei os outros carros, q podem parar tortos ou fora das vagas e atrapalhar mais ainda quem quer estacionar.

Morei num prédio antigo, onde eu tinha q entrar de ré, fazendo um S completo, pra chegar na minha vaga, q ficava com pilares dos dois lados. Acabei me acostumando, mas era um saco, pois qualquer deslize, vc arranhava o carro no pilar.

Por isso as normas. A pessoa pode até ser ruim de volante, mas isso se resolve com a prática. Agora, vaga apertada, sem parâmetros técnicos corretos, é pedir pra estragar o carro mais cedo ou mais tarde.

O Morumbi Shopping tb tem uma saída bem ruim - em todos os andares há uma bifurcação - uma leva pra rua, outra leva de volta para os andares superiores. Sempre vejo gente fazendo besteira, tendo q dar ré, pq entrou na via errada (a sinalização tb não é muito clara e visível).

E entradas e saídas de muitos desses estabelecimentos têm rampas de acesso com declividade desconfortável, muito apertadas (até cabe um SUV, caminhonete, etc, mas te deixa bem desconfortável, passando a poucos centímetros do retrovisor).

Vale mais a pena parar no estacionamento do Market Place e ir pro shopping Morumbi, o estacionamento de lá sempre está mais vazio, tem menos movimento é mais barato.

Shopping center é um ambiente que raramente frequento.
Vou mais no Ibirapuera, pq fica a 4 quadras de casa, mas é raro. Como é perto, vou a pé. Mas o shopping é antigo e acho ruim.

Mas por acaso, estive no Morumbi na semana passada.
Estão com o mesmo preço, Morumbi e Market Place - 19 reais por 4h.

Aliás, consultando o site do Market Place, 4h está dando 22 reais…o do Morumbi 25 reais.

Mais um motivo pra eu não ir em shopping center de carro…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.