Símbolos ordinais e de graus no layout de teclado internacional

Bom dia. Tenho um teclado no layout internacional (Logitech Pebble Keys K380s).

Há uma maneira simples de inserir os símbolos de números ordinais (1º, 2º, 3º, 1ª, 2ª, 3ª, etc.) e/ou o símbolo de graus ( 40°C - temperatura, ângulo, etc.).

No Word é fácil, pois ele entende que se digitar 1a, automaticamente substituí para 1ª. Mas em outras partes do sistema e softwares não é assim.

Tenho que inserir manualmente toda vez (ir em inserir » símbolos » escolher o que quero). Imagino que haja uma maneira mais fácil.

Como você não cita o sistema utilizado, algumas dicas para o Windows:

Quando se tem um teclado numérico do lado direito, sei que é só fazer
Alt + 166 = ª
Alt + 167 = º

Ou então pode ser em Windows + . e abrirá uma janela com várias opções de emojis, mas tem a tabela de símbolos (e depois fica com os mais utilizados no topo).

image

Ou ainda usar o Remapeamento de teclado do Power Toys (no caso Alt + a + a virará o ª):

4 curtidas

Tenta Alt Gr (ou Option no Mac) e 9 e 0

3 curtidas

Essa sequência de comandos resulta nesse símbolo aqui: ’‘
Seriam os dois símbolos de apóstrofo. Digitando Alt Gr e 9 fica assim: ‘ e Alt Gr e 0 fica assim ’

2 curtidas

Xavier, obrigado pela resposta. Uso Windows 11.

Mas Quando digito Alt e depois 166 ou 167, nada acontece. E se uso o Alt Gr, a direita da barra de espaços, outros símbolos surgem.

A segunda solução que você deu seria apertar a tecla Windows e a tecla +? Aqui abriu a lupa, e não o painel com os síbolos.

A terceira opção eu ainda vou testar, e já trago o retorno.

De qualquer maneira, muito obrigado.

AltGr+E aqui resultou nisso: °
Só não sei se é ordinal ou o símbolo de graus.

1 curtida

Tem que manter pressionado o Alt+166. Porém só funciona em Numpad, nos números acima do teclado não surte efeito mesmo.

Windows + . (ponto)

Uma outra alternativa que você pode testar também é
Alt + Ctrl + [ ou ]

Não é Windows+? é Windows+. (ponto, junto com o sinal de maior que >)

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.