Silenciando meu hardware

Olá pessoal, beleza?

Então, eu queria saber se é possível, e qual seria o método, para silenciar completamente uma máquina nessas configurações: i5-7400, GTX 1060 Asus Dual Fan, CX600 Corsair. O gabinete não lembro o nome, mas provavelmente não é focado em silêncio e faz um barulhinho.

O nível de silêncio que busco é o mesmo de notebooks com refrigeração passiva, como alguns Chromebooks ou algo o oferecido pelos aparelhos com M1 da Apple.

Obrigado!

1 curtida

Primeiro, até quanto tu pretende investir?

Segundo, qual o cooler do processador? Se for o cooler box, tu já pode começar trocando por um watercooler AIO ou um cooler bem mais parrudo. Tipo um CoolerMaster TX3 EVO (é mais antigo, mas até decente. Aguenta os 95W do meu FX-6300 em 4.2GHz sem problema e sem muito barulho ~40%, 100% de load no Prime95 por 30 minutos fica em 56ºC)

Terceiro, tua placa de vídeo fica com os fans desligados até atingir uma certa temperatura?

Quarto, teu case tem fan/ventoinha? Dependendo, já dá para tentar reduzir a velocidade deles ou trocar. (reduzir a velocidade pode comprometer a circulação de ar interna do case, com isso pode prejudicar um pouco o refrigeramento)

2 curtidas

1 - Não sei… não queria investir muito. Se ficar muito é possível até que eu prefira trocar o PC. O que eu sei é que quero alcançar o nível de silêncio mencionado e se for possível, por qual preço… daí eu decido o que vou fazer.

2 - Uso o cooler que veio com o processador. Aparentemente boa parte do barulho da minha máquina vem dele.

3 - Aparentemente não.

4 - Tem, ele faz um barulhinho e dá para desligar.

1 curtida

Po, sem um valor limite complica. Existem coolers passivos tanto pra CPU quanto pra GPU, mas o preço… por isso que teria de saber até quanto tu pretende investir.

No caso do processador, um cooler mais eficiente que o padrão já resolve uma boa parte.
Mas mesmo isso pode quebrar as pernas… por exemplo, um cooler bem silencioso é esse:
https://www.kabum.com.br/produto/167885/cooler-para-processador-noctua-120mm-amd-intel-nh-u12s
mas olha o preço…
Eu gosto bastante dos coolers da CoolerMaster. Não são um Noctua de silêncio, mas são bons… pena que o meu HyperTX3 EVO rachou a helice e eu vou trocar mais tarde… (se ele for silencioso, eu volto e posto o modelo)

não precisa desligar, só reduzir.

Quanto à placa de vídeo, tenta usar o MSI afterburner para criar uma curva personalizada da ventoinha.

Edit: tem esse cooler aqui:
https://www.aliexpress.com/item/4000602563629.html
Esse é o cooler que eu peguei. Acabei de instalar e ele é super silencioso @ ~30%, bem mais efetivo que o meu CoolerMaster Hyper TX3 EVO. (Versão 120mm)
Só que a instalação dele em cases apertados é um porre e tu precisa tirar a placa mãe… hahaha Outro contra são esses leds horrendos… :I

Silêncio total, como em laptops com resfriamento passivo você só vai conseguir se tirar todas as partes móveis do seu desktop, o que você provavelmente não vai conseguir.

Se o case for pequeno, vai ser mais difícil. Uma porque ventoinha pequena geralmente faz mais barulho porque precisa girar mais rápido pra ser eficaz. Outra porque case pequeno geralmente vai esquentar mais rápido então a ventoinha, mesmo de 120mm, vai ter que ficar girando por mais tempo e mais rápido, o que também eleva o barulho.

Tirando isso, se você tiver HD você pode trocar por SSD.
Você também pode trocar essa sua fonte por uma das fontes da Corsair com a tecnologia Zero RPM Fan Mode, que só liga a ventoinha quando a fonte estiver acima de uma certa temperatura (acho que o padrão é 50C). Os modelos das séries RM, SF, HX e AX possuem essa tecnologia.
De 600W tem o SF600 e o RM650. Tem o RM450 que é de 450W, mas não sei se acha pra comprar.
Talvez outras marcas possuam tecnologia similar, mas eu desconheço.

1 curtida

Ou seja, nenhum barulho. Ai só partindo pra algo assim:

Agora voltando a realidade, só procura um cooler pra substituir o teu do processador que já vai melhorar bastante o teu problema de barulho, aqui foi da agua pro vinho quando sai do cooler stock e instalei um DeepCool Gammaxx 200T, ele tem 2 heat pipe, tem também a versão superior dele com 3 heat pipe. (pra mim a melhor coisa desse cooler é que ele não tem led)

image

2 curtidas

Water cooler seria a solução definitiva, mas as vezes basta uma limpeza na ventoinha do processador. Desliga a máquina, deixa uns minutinhos pra ela esfriar, desparafusa o cooler, troca a pasta termica, lava a ventoinha no tanque (se nunca fez, vai sair uma sujeira preta medonha :sweat_smile: ). Tem varios videos no youtube disso, pra te inspirar.

As vezes o barulho pode vir da ventoinha da fonte tambem. Mas essa eu não recomendo desmontar se não souber direitinho o que está fazendo. Uma fonte nova de uma boa marca, focada em silêncio pode ajudar tambem (e nao é caro).

Se mesmo depois da limpeza o barulho alto persistir, pode ser software configurado pra rodar a ventoinha sempre no máximo. Vale dar uma olhada nas configurações dele.

EDIT: Acho que nivel de silencio igual a laptop sem ventoinha complicado de conseguir sem investir uma grana forte nisso.

1 curtida

Não nesse caso, ele disse que usa aqueles coolerbox da Intel… hahaha Tu não consegue fazer aquilo ficar silencioso nem se parar o fan com o dedo.

2 curtidas

Já adianto que não existe (ou pelo menos eu nunca vi) algum PC chegar no nível de ruído dos Macs M1, simplesmente porque é quase nulo (caso dos Mac Mini e Macbook Pro) ou não existe (Macbook Air) devido aos chips ARMs não aquecerem tanto como x86 da Intel e AMD.

Endosso a dica do @Keaton em investir em resfriamento líquido que combate melhor o calor, consequentemente reduzindo o barulho das ventoinhas do processador. Mesmo assim ainda tem a GPU, então procurar um local mais afastado para o gabinete seja uma alternativa para você ouvir menos o PC.

Existir existe mas o desafio é grande($$$). Só o Noctua NH-P1 para resfriamento passivo do processador custa R$ 1k, existem modelos de PSU da SeaSonic também com refrigeração passiva, em GPU havia alguns modelos mas nunca mais vi nas series mais recentes, talvez em modelos de entrada ainda se encontre algo.
Apesar da refrigeração liquida estar ai, não adianta muito se o cooler que vem junto for ruidoso, teria que trocar o cooler de fabrica do wc por algum de qualidade como os da propria noctua por exemplo para ajudar nesse ponto.

No geral, precisa de dinheiro no bolso para montar um PC de refrigeração passiva.

3 curtidas

A maioria dos watercooler é baseado em eficiência e não em silêncio, resfriam muito bem, mas acabam fazendo quase o mesmo barulho que um cooler que vem com o processador.

1 curtida

Só os extremamente baratos, tipo o MasterLiquid ML360… (tudo bem que ele custa 1k…)
Mas se a pessoa quiser silencio, troca os fans por noctua NF-A12x25 e pronto. hahaha (Sim, eu sei que só essa brincadeira já dá quase 2k…)

1 curtida

Tu viu o cooler que eu sugeri? No meu dia a dia ele faz menos barulho do que o da minha fonte corsair cx550m, e não paguei muito caro nele, então uma solução que faça pouco barulho da pra alcançar só escolhendo bem o cooler sem gasta uma fortuna, claro que tem soluções mais silenciosas, mas o preço sobe muito mais do que o quão mais silenciosas são.

1 curtida

O DeepCool Gammaxx 200T? Yep, dependendo de onde tu compra, ele sai mais caro que o que eu peguei no AliExpress (chegou em 9 dias). hahaha

E ele também é bem silencioso. (o fan me deu a impressão de ter uma construção decente. - tirei ele do cooler pra ver se tinha o modelo etiquetado atras e não tinha)

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.