Signal cresce após investimento de cofundador do WhatsApp

Originally published at: Signal cresce após investimento de cofundador do WhatsApp – Negócios – Tecnoblog

O mensageiro com foco em privacidade passou de 2 milhões de usuários, em 2016, para ao menos 10 milhões

“Mas já temos o Telegram, por que outro?”

O Telegram não é tão focado em privacidade quanto parece. As mensagens não são criptografadas ponta-a-ponta por padrão. Os metadados coletados são extensos e favorecem a vigilância (um estudo do MIT, por exemplo, mostra que é possível até adivinhar se duas pessoas estão conversando).

Ter uma organização sem fins lucrativos que não só desenvolve software open-source, mas está preocupada com a privacidade dos usuários, é muito importante. O desenvolvimento do Signal está muito interessante: já temos perfis de usuário, grupos e contatos privados, ou seja, todas essas funcionalidades estão implementadas sem que os dados precisem passar descriptografados pelos servidores do Signal.

O avanço na coleta e processamento de dados no nosso surveillance capitalism é tanto que saber o que você fala é o de menos. Saber quem você conhece e por quem você é conhecido (contatos), os horários, com quem você fala e qual a frequência já é suficiente para decifrar contextos e enriquecer o perfil que as gigantes de tecnologia tem de você.

“Nós matamos pessoas com base em metadados.” – Michael Hayden, ex-diretor da CIA e NSA.

6 curtidas

Ele não é de ponta a ponta por conter o servidor em nuvem no meio com protocolo mtProto que é neste caso o que faz criptografia. Existe a opção de ponta a ponta que são os chats privados no Telegram.

Quanto mais opções open, privacidade, melhor

Eu não sei atualmente, mas Signal não é focado em privacidade nem aqui nem na China se continua expondo seu número de telefone pessoal para qualquer um. Nesse ponto, Telegram é muito mais focado em privacidade.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.