Servidor linux para Pi-hole e httpd: Celeron J4105 vs Raspberry Pi. Qual vale mais a pena?

Tava pensando em montar um servidorzinho linux para rodar pihole e meu servidor httpd.
Tudo que eu preciso é de um processador que consuma pouco e estava em dúvidas entre J4105 e o Raspberry PI 4 2/4GB.

O Celeron é um processador não tão caro, acho que estava custando 550 da ultima vez que eu vi. (lembrando que ele vem incorporado numa placa mãe por padrão) e tem a vantagem de ser compativel com hardware comum e Windows/Linux x64.
Ele tem um desempenho interessante se tu levar em conta que ele consome até 10W apenas. (o que também é interessante por não precisar de uma fonte de excelente qualidade.)

Já o Raspberry PI tem a vantagem do tamanho que é lindamente mais compacto, porém seu design impede a maioria dos upgrades. (RAM, por exemplo) e é limitado à cartão MicroSD. O interessante do Raspberry é que ele roda arquitetura ARM.
Apesar de seu design que impede quase todo upgrade, tem o DietPI, um sistema super mais leve que o Raspian Lite… o que poderia ser interessante. (DietPi é um debian super enxuto, começa com 350MB ou 400MB, não lembro)

E agora?

Nessa comparação, o Celeron é meio que um pato para mim. Ele obviamente tem potencial para fazer muito mais coisa que o Raspberry Pi, mas será que faz direito?

É meio trambolhudo, vai ser mais caro e (acho) vai gastar um pouco mais de energia para fazer a mesma coisa. Dá para aumentar RAM, botar um HD gigante, etc. Mas o que você vai conseguir fazer com um monte de RAM e… um Celeron J4105? Não é como se fosse rodar máquinas virtuais, servidor de mídia com decodificador em tempo real ou algo assim, já que no final das contas ficaria limitado pela CPU.

Para mim, o Raspberry Pi faz bem mais sentido.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.