Seria possível trocar apenas o Socket da Placa Mãe?

Já vi alguns reparos em que usam uma espécie de aquecedor para consertar alguns componentes. Achei curioso, será q dá pra modificar uma placa mãe com FCBGA1090 por exemplo e botar uma LGA1151?

Mesmo que vc solde outro socket, vc vai esbarrar no problema de compatibilidade com o chipset.

Bah, Ai nós temos um problema. Eu já fiz muitas loucuras na minha vida, algumas deram certo outras não. Mas essa tá com cara de que vai dar errado, melhor comprar uma placa mãe do que reciclar esta daqui.

Não dá… Tu teria de mudar a estrutura do PCB (e em todos niveis) todo porque cada pino/furo é uma coisa em cada processador… procura a descrição dos pinos dos dois slots pra tu ver.

Mas pra que tu quer fazer isso? Mesmo que fosse magicamente possível, o equipamento necessário para tal seria absurdamente inviável. Muito mais fácil tu comprar uma placa mãe que gastar 500k dólares numa maquina para isso…

Só estava levantando uma possibilidade, nesse caso além da quantidade de pinos na qual não se encaixaria com a PCB, teriamos um problema com as conexões dos terminais. Custaria bem mais pra modificar do que criar uma do zero, acredito eu.

É mais fácil fazer um processador frankenstein que trocar o socket da placa mãe.

2 curtidas

Ih, rapá! Ai vou ter que me aprofundar mais ainda com Hardware. o máximo que eu fiz foi um adaptador pra minha guitarra e um ventilador com um usb e um cooler. No caso eu teria que aprender como funciona cada partezinha da CPU, depois aprender mais sobre meu socket.

É, daria um trabalhovski mas é bem mais em conta do que pagar uma fortuna pra algo que pode dar errado.

Vai fundo. Não sei qual o nível de conhecimento que tu tem no assunto, mas seria uma boa descobrir qual faculdade precisa para ser engenheiro de hardware. Porque é MUITA coisa que precisa.

Mais fácil, rápido e barato é simplesmente se contentar com um i3 de nona ou décima geração ao invés de um i9 de quinta geração. Mas ai vai de ti.

Ps.: FCBGA-1090 é socket pra processador de entrada. Celeron, Pentium… já o LGA1151 é para processador de sétima geração de medio/alto desempenho. Não daria de jeito nenhum. O chipset do 1090 deve ser super limitado.

Dependendo dos sockets e dos chipsets, TALVEZ seja possível teoricamente (só olhar aquelas placas-mãe frankenstein chinesas) mas você precisa de equipamento e conhecimento avançados.

Pra meros mortais, o mais próximo disso deve ter sido o ASUS CT-479, que era um adaptador que permitia usar um Pentium M (Socket 479) numa placa com Socket 478 (Pentium 4). ASUS CT-479: Socket-478 to Socket-479 Adapter - Intel's Pentium M Desktop Part II: ASUS' Pentium M to Pentium 4 Socket Adapter

Meu negócio é mais software. Já hardware eu consigo fazer umas gsmbiarrinhas, obviamente não gsmbiarrinhas. Mas minha paixão mesmo é programar.

Li o artigo, ele conseguia funcionar mas não tinha suporte completo. Também requeria peças específicas para funcionar.

Enfim, eu vi no Quora que alguns processadores dual core são na verdade um quad core defeituoso, então eles vendem o processador por um preço mais barato como um low end com os cores defeituosos bloqueados. Isso é interessante, no caso se vc tem um dual core num socket é bem possível que vc tenha um quad core no mesmo.

Bom, esse treco é de 2005, então é, hoje, meramente uma curiosidade. Na época fazia algum sentido por que o Pentium 4 era absolutamente horrível em eficiência energética, o Pentium M dava voltas em performance por Watt. Acabou que toda a linha da Intel iria mudar pra descendentes do Pentium M (que são descendentes do Pentium III) com os Core Duo e Core 2 Duo, mas isso é história pra outro dia.

Esse tipo de coisa também aconteceu com os Phenons x2/x3.

Acho que a esse ponto os yields da maioria dos processadores dispensa esses truques, pelo menos nos produtos mainstream. Ainda mais no caso da Intel que usa essencialmente o mesmo processo faz uns 5 anos.

Lendo o tópico me lembrei da minha única aventura na engenharia de hardware: minha MB tava com um capacitor defeituoso, resolvi trocar, achando que só precisaria do capacitor novo + solda.

Melequei a placa mãe-inteira. Quando liguei, deu curto (não observei a polaridade do capacitor), a placa fritou e eu tive que comprar o kit inteiro (CPU + RAM + MB). :laughing:

1 curtida

É, as vezes fazer é mais rápido que consertar. As fábricas fazem vários por dia. Eu levo um tempão só pra concertar um fone de ouvido que pode quebrar pelo menor dos puxões (fita isolante).

jota.pm/mesa

Solda e usa espaguete termo retrátil que esses reparos vão durar muito mais. Sério.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.