Senado pode votar projeto contra fake news na terça-feira

Originally published at: Senado pode votar projeto contra fake news na terça-feira – Legislação – Tecnoblog

O projeto de lei estabelece alguns mecanismos para reduzir desinformação em plataformas como WhatsApp, Facebook e Twitter

1 curtida

Isso não passa desta forma!

Quando entrei na internet regra era clara. Não quer que ninguém saiba, então não poste na internet. Então obviamente se eu queria postar algo e quisesse esconder algo, eu faria um perfil falso e pronto.

Tudo que você coloca na internet, fica na internet. Não adianta achar que você vai ter um perfil no Facebook e ninguém vai te achar e ninguém irá saber de sua vida. O correto é fazer um perfil falso, inclusive se fosse pra fazer uma lei pra internet. Eu proibia qualquer site que não fosse de movimentação financeira obrigar alguém a usar um perfil verdadeiro.

Agora existe uma porrada de lei, de um lado pra proteger a privacidade que não funciona e nunca irá funcionar. E outro lado uma lei pra proibir perfis falsos, mesmo que não exista nenhuma garantia de nada.

Ainda mais estranho mesmo é a motivação. Pra evitar que um conteúdo usando robô tenha alcance? Como assim? É o máximo que vai acontecer? O cara vai gastar milhões pra por exemplo que esse meu comentário esteja no trending topics do Twitter. Quem morreu com isso? Palavras matam agora? É algum tipo de condenação a opinião ou pensamento? Em todo o século 20 não foi contra isso que as pessoas lutavam e morriam? Porque agora as palavras escritas viraram perigosas?

A liberdade de expressão é binária. Ou existe, ou não existe! Esse projeto contra as fake news é comunismo na forma mais simples e objetiva!

Caso aprovem uma proposta vergonhosa como essa será um retrocesso.

Limitar os grupos a 256 membros, meu Deus que coisa idiota.

Telegram irá ignorar isso na cara dura…

1 curtida

Projeto que vem em boa hora. As redes sociais estão cada dia mais tóxicas e permeadas por más intenções e manipulação. Constituem uma fábrica de crises em que se proliferam ódio, mentiras e boatos com finalidades que nem de longe fazem bem pra sociedade.

3 curtidas

Que existe a necessidade de se discutir isso nas casas legislativas não há dúvida, o problema é tentar avançar com um projeto desse a toque de caixa aproveitando essa situação de pandemia. O assunto é muito complexo para que não se dê a oportunidade de um amplo debate. Deixo aqui o link da Coalizao direitos na rede sobre o assunto:
https://direitosnarede.org.br/2020/05/15/combate-a-desinformacao-requer-protecao-a-liberdade-de-expressao-e-amplo-debate-com-a-sociedade.html

A familícia e seus seguidores fica apavorada com qualquer ação contra as fake news, mas fica frio, beócio, esse projeto do jeito que está, mesmo se for aprovado não vai ser seguido, é muito difícil de se colocar em prática.

2 curtidas

Essa tá pra entrar no panteão brasileiro das “leis que não pegam”

Existe uma grande diferença entre liberdade de expressão e calúnia. Se você quer se expressar, saiba que terá de aguentar as consequências. Agora se você usa um perfil falso pra se expressar, lamento, vc não passa de um b****. Falar todo mundo fala, mas na hora de assumir, ninguém é “homem” suficiente.

Calúnia, insulto, mentira… É liberdade de expressão! Se você acredita que se deve punir pessoas por simplesmente falar - seja o que for - você é comunista sim, da pior espécie.

Mas o site aqui não é sobre política!

Ser ético e ter vergonha na cara não é política é caráter!!

tenho certeza que se fosse obrigado um cpf e um rg pra ter conta na internet (igual a vida real) nao se teria criado esse eco sistema de informações falsas que te iludiram a ponto de criar essa visão deturpada de comunismo.

sem querer implicar:
cuidado que vc pode ta parecendo uma criança falando do que nao sabe.

e claro, vai se sentir melhor vendo que outros vairos repetem a mesma coisa.

Pessoal confunde liberdade de expressão com impunidade de expressão, tu pode falar o que quiser, mas é criminalmente responsável pelo que falar.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.