Seguidores no Instagram, como aumentar?

Eu tenho 2 Instas, o meu particular e um sobre livros. O meu particular tem por volta de 200 e poucos e o meu de livros tem 100 e poucos. Ou sera que e melhor ter poucos e ter qualidade ao contrario de ter milhoes? eu ja vi pessoas que tem 2.000 3.000 1.000 50mil… apesar de que o instagram nao deixa seguir varias pessoas na mesma hora. Como eu faço para aumentar? Nao que eu queria virar influencer… mas quanto mais melhor ne? kkk! E assim, tem pessoas que impulsionam seus instagrans pagando por isso!!

Você já sabe a resposta. :wink:

Se não quisesse, não estaria querendo mais seguidores. Ponto.
Não há nada de errado em ser influenciador digital.

Completamente normal, esta é a maneira oficial de fazer com que seu conteúdo chegue a mais pessoas.


Existem várias coisas que se pode fazer para ter mais seguidores de qualidade. Ter conteúdo que agrade as pessoas, divulgar seu perfil em outros locais (até mesmo fazer posts promovidos/impulsionados/pagos), parcerias com outros perfis correlatos.
Enfim, na internet/YouTube você encontra milhares de dicas sobre.

3 curtidas

@xavier
Obrigado pelas respostas. Realmente é muito dificil chegar num patamar alto de seguidores. Entao, sempre tive poucos amigos. os de verdade mesmo sao poucos. Eu sei que é normal as outras pessoas pagarem para impulsionar seus perfis. O meu de livros por exemplo, as pessoas que seguem só curtem. nao comentam!!! E gostaria que tivesse mais engajamento no meu perfil sabe? Eu sei que é normal a pessoa querer ter mais seguidores e virar um influencer. Mas tipo, no meu insta particular, tem muita gente que nao me segue. percebi isso pelos apps de Unfolow. Se elas me seguissem eu estaria com uma boa quantidade de pessoas. Nao sou muito de ficar tirando fotos. AI voce vai me perguntar? porque eu tenho? eu gosto mais de compartilhar meus momentos com as pessoas, amigos… E mesmo meus colegas de trabalho, tem muitos seguidores… as vezes as pessoas julgam pela beleza da pessoa ou mesmo por gostarem dela…

1 curtida

Por favor, não encare isso como uma resposta idiota.

Pode ser que as pessoas não te sigam pelo simples fato de não gostarem do que você publica.
Acho que aqui o mais importante é você conseguir separar perfil pessoal do “profissional” por assim dizer. No perfil onde você posta as coisas do cotidiano é normal ter menos seguidores, apenas quem faz parte do seu círculo de amizades vai querer saber sobre algo que aconteceu no trabalho, ou um hobby que você tem. Você mesmo disse que não é muito de tirar fotos, então este já é um indício de que o seu perfil não “chama atenção” para ser seguido.
E a comparação com outros é a pior coisa que você pode fazer. Existem N fatores que influenciam outras pessoas terem mais seguidores. O quanto eles postam, o que postam, o quanto interagem com outros perfis, o quanto de amigos/conhecidos/familiares eles tem…

Então, de novo, separe mentalmente os dois perfis. No seu perfil de livros, foque nele profissionalmente. Acho que a maior e mais relevante dica que você pode encontrar é: Faça seu conteúdo, com qualidade, seguidores virão com o tempo. Tem canais no YouTube com milhões de assinantes, mas que demoraram anos a alcançar uma mínima visibilidade.
A segunda dica é a constância. Sempre publique conteúdo, pois se você publica uma foto/vídeo a cada mês, seu perfil não será relevante. Para você pode ser o necessário, o que dá pra fazer, mas para o algoritmo não, por isso que perfis grandes publicam muito conteúdo.
E por fim, faça ser visto. Siga outros perfis similares, curta, comente, interaja. Além do próprio perfil te notar, os seguidores deles também começaram a ver “que você existe”.

Em resumo: Não existe fórmula mágia e não existe como explodir em pouco tempo.

6 curtidas

Falando o que basicamente já falaram, publique uma quantidade razoável de conteúdo e de forma constante é o primeiro passo pro algoritmo do Instagram te notar.

Aqui estou chutando, mas imagino que tu precise de no mínimo 3 postagens por semana, basicamente, uma postagem dia sim, dia não.

Segundo é divulgar, use teu perfil pessoal pra compartilhar as postagem do teu de livro e peça pros teus amigos mais próximos fazerem o mesmo, isso garante visibilidade das tuas postagens pra fora do circulo de seguidores atual.

1 curtida

Primeiramente, vamos as respostas!!

@xavier
Obrigado pelo conselho. E eu sei que os seguidores vem com o tempo… assim, eu ate faço isso, sigo perfis que tem a ver com o que eu posto no meu instagram de livros por exemplo. EU ainda fico intrigado como que os “influencers” tem tantos seguidores assim… eu tenho uma ex-colega de trabalho que ela posta fotos dela com nudes. isso deve chamar a atençao de mais seguidores!!! porque a cada dia que passa mais aumenta o numero de seguidores dela. Eu acho que eu prefiro ter uma boa quantidade de seguidores, mas com qualidade, nao é mesmo? daquelas pessoas que realmente gostam de mim. Alguns Stories eu nao posso responder, porque sera? ela nao me segue? so fica um icone de aviaozinho, mas sem o campo de texto?

@Felipe_Silva
EU sempre peço para eles me seguirem no de livros. pois é um projeto recente que eu criei. nao tem muito tempo. por isso a pouca quantidade de seguidores. E assim, sempre que eu termino de ler um livro, eu sempre posto a capa dele. E elas curtem!! sao poucas mas curtem. Ate mesmo pessoas mais proximas comentam dependendo do que eu leio.

1 curtida

Sò não ser AQUELE tipo de influenciador.

Não se compare aos outros.
Todo mundo começa com poucos seguidores e cresce com o tempo…
O Linus, por exemplo, começou fazendo videos para a empresa em que ele trabalhava e esses videos não tinham 1/50 do alcance que os do LMG tem. Foram uns 15-20 anos produzindo conteúdo de qualidade.

1 curtida

pra gerar mais conteúdo, acho que seria interessante postar livros que tu tenha interesse de ler, mesmo que ainda não tenha lido eles.

1 curtida

Você poderia aproveitar este espaço público da Comunidade para divulgar seus perfis, né? Por que ainda não postou as arrobas?

Você tem alguma dúvida que esse conteúdo chame mais atenção do que dicas de livros?
Olar, seje benvindo à internet
Do mesmo jeito que não devemos comprar leite, com refrigerante, com água (todos são bebidas), não se pode comparar números entre um perfil que posta imagens sensuais de um que fala de livros. Da mesma maneira que não dá pra comprar um perfil de games com um de culinária. São universos distintos.

Porque a pessoa desativou os comentários nos stories, só isso.


Como o @Felipe_Silva disse, se você postar apenas quando termina de ler um livro, sua conta não será considerada relevante para a plataforma. Se você quer ter relevância na indicação de livros, primeiro precisa entender esse universo e conhecer as estratégias que outros usam, para replicar e aplicar as suas diferenciações.

3 curtidas

Bom, todo mundo deu sua contribuição e acredito ser isso mesmo.

Mas algumas coisas ainda não fazem sentido. Afinal, que tipo de conteúdo você gera ? Posta apenas a capa do livro ? Faz uma resenha do mesmo ? Faz stories ou IGTV discutindo trechos dos livros ?

O principal motivo para se seguir alguém é entretenimento. Se o seu conteúdo não prende a atenção, não vai reter seguidores. Você precisa analisar quem você querer atingir, e traçar uma metodologia.

Mas se você realmente quer crescer na plataforma, terá que levá-la a sério. postar com regularidade. Estudar quais são os melhores horários. Trabalhar a estética das tuas postagens, criar uma narrativa que envolva as pessoas, gerar um senso de pertencimento e essa comunidade.

Apenas postar fotos de capas de livros não vai atrair seguidores. Precisa ter algo a mais e esse algo a mais tem que vir de você. Ter a sua identidade.

3 curtidas

Obrigado a quem deu conselhos para mim!!

@Keaton
Eu sei. tudo começa aos poucos, e assim vai crescendo né?
Não posso me comparar aos outros, porque eu sou eu, os outros são os outros.

@Felipe_Silva
Boa ideia! ou mesmo os que eu estou lendo.

@carlosz
Pois não, aqui vai se alguem tem interesse!!
@garciaapaulor (particular) e @resenhandocompaulo (o meu de livros)

@xavier
Eu sei que nao posso ficar comparando com os outros. Ah, dessa de desativar os comentarios no stories eu nao sabia. E so para aquela postagem ou para todas?
Com certeza, eu ate fiz curso de Marketing no Instagram e no facebook. so nao sei como aplicar o que eu aprendi nas redes sociais.

@Douglas_Knevitz
Então, eu posto e comento o que eu achei do livro, tudo muito simples, sem muitos detalhes sobre o livro. Eu ainda estou vendo como melhorar meu instagram.

1 curtida

Como você quer conquistar muitos seguidores com uma conta fechada? :thinking:
Esse é o primeiro e maior dealbreaker

Recomendo um novo curso então, pois ou você não entendeu, ou a qualidade do mesmo era péssima, já que não sabe como transpor o que foi passado para a sua realidade.

2 curtidas

Entao @xavier
A conta antes era aberta, mas tinha um insta que me seguia com o nome estranho. então eu fechei a conta. Eu sei que a conta fechada e um impeditivo das pessoas seguirem. Mas quem pede para seguir eu aprovo. A nao ser que eu abra a conta de novo para ter novos seguidores.
Ja o curso ate tem apostilas de como fazer, eu ate tinha criado uma pagina no facebook e comprei creditos de impusionamento. mas eu nao sei como fazer. Vou ver o que eu posso fazer!! Valeu pelos conselhos.

@xavier
Pode seguir de novo?! ja abri a conta!!

Mas se é uma conta “profissional”, onde você não vai postar detalhes pessoais, qual é o problema em uma conta (possivelmente) fake/spam te seguir?

É o que eu disse acima, ou o curso é ruim ou você precisa fazê-lo novamente, para entender. Ou procurar outros meios de ajuda, vídeos no YouTube, os próprios arquivos de ajuda do Facebook… Você encontra muito, muito material mesmo, a respeito disso.

1 curtida

Filho, se tu for fazer isso toda vez que algo do genero acontecer… hahaha

@xavier
Então, ja abri a conta de novo.

@Keaton
Eu sei.

Cada um é cada um, mas a gente pode se espelhar em alguns exemplos pra verificar onde podemos melhorar.
Um perfil de livros que sigo é o @book.ster no Instagram.

O canal “Ler antes de morrer” tb acompanho, esse no YouTube.

Tô chegando a conclusão que falta conteúdo pra atrair novos seguidores.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.