São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone

Originally published at: São Paulo lança RG Digital para Android e iPhone – Aplicativos e Software – Tecnoblog

A versão digital do RG tem validade nacional e pode ser utilizada para identificação, mas não substitui a versão impressa

Ótimo, mas tenho minhas duvidas de quais órgãos e empresas ja estão sabendo disso pra aceitar.

Ainda torço por um app unico com todas essa infos e cartões do governo/estado em um app só.

Infelizmente ainda têm um problema:
“A nota de lançamento dos aplicativos também afirma que o RG virtual não substitui sua versão oficial impressa.”

Verdade. ele é só um complemento. agora entendi. Uma pena… poderiam fazer com que os órgãos governamentais aceitassem os dois obrigatoriamente.

O ideal era unificar todos os sistemas, pra ter apenas o CPF.
RG, Título de Eleitor, CNH, CPF, poderiam todos ter apenas 1 número. E nem falo do CU ou do DNI, e sim de unificar o que já existe, Cadastro de Pessoas Físicas.

“Então, em uma abordagem policial a apresentação do RG DIGITAL deve ser aceita como o documento físico. O policial poderá, inclusive, verificar sua autenticidade via celular.” Pelo menos, servirá para isso.

O principal problema do RG é ele não ser nacional.
Vc pode tirar 27 RGs diferentes, um em cada estado do país (incluso o DF). Eu mesmo tenho 2, com números diferentes.

Como dito aí em cima, deviam adotar o CPF como número único para tudo.

@teh @rafael.mds

Existe uma portaria publicada que garante a validade do RG Digital em todo o território nacional.
Quando dizem que o documento digital não substitui o físico é porque você não consegue emitir o Digital sem ter seu documento físico em mãos.

Na loja possui link para a FAQ deles (App Store como Suporte do App).

Aqui eu abro a dúvida: Pra que o RG hoje em dia, sendo que as crianças já recebem CPF no registro da certidão de nascimento em cartório?

CPF não possui nenhuma biometria associada a ele. Outros documentos como RG, DNI, Titulo de Eleitor e categorias de classe (CRM, OAB, etc), geralmente possuem. O que permite a validação se a pessoa é a pessoa.

Interessante, obrigado @lc.bgc.

Eu tenho CNH digital (ok, cenário somente para maiores e habiltiados), então acabo, “indiretamente”, tendo biometria associada ao meu CPF. Se esse é o diferencial, por que não adicionar isto ao CPF e abolir o restante?

Continuo sem entender porque vivo num pais ainda com tanta “confusão” para as coisas que deveriam ser as mais simples.

Ótima pergunta @mattriff. Para resolver isso estão fazendo um novo documento (DNI) ao invés de “turbinar” o próprio CPF.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.