Samsung traz ao Brasil máquinas lava e seca que têm inteligência artificial

1 curtida

e eu uso só 1 ou 2 programas da minha maquina de lavar, não sei pra que 50 opções em vez de só umas 3-4 personalizáveis e que pudéssemos salvar nossas escolhas.

4 curtidas

LG já tem inteligência artificial em suas Lava e Seca faz alguns anos, por preços mais competitivos… e a minha funciona muito bem.

5 curtidas

eu tenho tbm essa, mas se me falarem oq essa IA faz eu não tenho ideia hahahaha

1 curtida

Faço igual.

Normal ou roupa de cama

As outras funções só estão de enfeite mesmo

2 curtidas

Só que eu quase sempre mudo uma opção na lavagem normal, queria poder salvar essa mudança como nova normal ou como uma personalizada.

Acho que somente as novas que fazem isso, ou talvez as futuras

O normal eu uso bem pouco, coloco quase tudo em roupa de cama, fica mais tempo de molho e diminuo o número de enxágue

1 curtida

A IA da LG na verdade não está na máquina.

A explicação que eles dão de como ela funciona é a seguinte: No laboratório da LG eles fizeram milhares de lavagens com roupas com diversas características que os sensores da máquina conseguem detectar (quantidade, tipo de tecido, sujeira, etc), usando diferentes configurações diferentes que a máquina consegue combinar (tempo de lavagem, quantidade de água, movimento do tambor, etc), e anotaram os resultados (se a lavagem foi o suficiente, se não estragou a roupa, consumo de água, energia, etc); Com tudo isso, eles colocaram a tal inteligência artificial (que é basicamente uma fórmula estatística que é rodada iterativamente e usa os próprios dados gerados para se aprimorar) para analisar todos esses dados e extrapolar para um banco de dados significativamente maior (que seria impraticável de se gerar manualmente) de informações de lavagem.

O que a máquina faz na sua casa não tem mais nada a ver com IA, ela apenas usa os sensores dela para detectar as características das roupas que você colocou no cesto e acessa esse banco de dados na memória dela para encontrar, dentre o que foi gerado pela IA previamente, qual a melhor forma de lavar as roupas com tais características.

Talvez eu tenho falado alguma besteira em algum ponto já que faz um tempo que eu li sobre isso (e a LG obviamente não detalha o funcionamento da tecnologia dela), mas em suma é isso que a “inteligência artifical” nas máquinas da LG significa.

Na Samsung eu não sei dizer, mas não duvido que seja parecido.

6 curtidas

Eu tenho uma Samsung antigona que salva o programa definido. Ela tem uma tecla camada “meu ciclo”. Basta editar um ciclo qualquer e manter esse botão pressionado que ele salva a forma de lavar. No meu caso, eu coloco um enxágue a mais, baixo a rotação de centrifugação e acrescento pré lavagem. O que eles estão fazendo é basicamente reinventar a roda. A eficiência de lavagem vai muito mais da dosagem correta dos produtos e do agrupamento de tecidos (sem entupir a máquina) do que essas frescuradas de inteligência artificial e wifi.

2 curtidas

Essas lava e seca só são “novidade” pra nós brasileiros que sempre fomos acostumados com máquina de aventura superior. De 10 anos pra cá que as máquinas de abertura frontal começaram a se popularizar. Só que a tecnologia delas é a mesma, assim como geladeiras, micro-ondas, lava louças etc. Não tem muito o que mexer.
Outro dia postaram um vídeo aqui de um micro-ondas da sharp, da década de 90, muito mais “evoluído” que os atuais. Até o som de finalização do alimento poderia ser personalizado e tal. Maaaas, veja bem, isso é o máximo que se conseguiu evoluir.
Voltando às máquinas, o Fernando, do Instagram/YouTube Lavadora de Roupas, testa de máquinas frontais de Britânia a essas modernosas da LG e Samsung. O veredito é basicamente o mesmo: tudo igual. Vai mudar só a quantidade de programas, o design, o acabamento e tal. No quesito lava louças, então, é pior ainda: Britânia, philco e electrolux são todas White label.

1 curtida

ai, vcs sao muito chic, quero uma tb

Estou pra comprar uma lava e seca porque a minha atual (que é LG e é muito boa) está subindo no telhado. Você notou alguma diferença por conta da IA presente no seu modelo? Estou pesquisando modelos da LG e já tinha observado modelos com IA. Gostaria de saber se vale a pena e se faz mesmo diferença.

IA e Wi-Fi estão na moda. Vendem mais. Também não vejo necessidade disso (pode até ser que no futuro eu mude de ideia, mas hoje não), mas tem um apelo comercial maior por ser considerado um diferencial em relação aos concorrentes.

O wifi pelo menos deve permitir controlar a máquina remotamente.
Talvez conectar com um sistema inteligente.
Um uso possível disso seria você colocar tudo na máquina, sair de casa sem ligar e só mandar ligar pra que o ciclo acabe assim que você chegar.
Quem faria isso? Não sei, mas é mais ter opção do que de fato usar.

Exato, até porque você continua tendo a necessidade de ir até a máquina para colocar as roupas dentro dela. :man_shrugging:t2:

Sim, tu trabalha 8 horas por dia, bota a roupa pra lavar de manhã e deixa ela no cesto úmida. O cheiro que lute.

“Ah, mas é só ligar a secadora”.

Se eu meter secadora nas minhas roupas de academia ou futebol, perco as roupas.

Melhor coisa é chegar em casa com a roupa recém lavada e só pendurar.

1 curtida

Comprei a LG VC5 que é a lava e seca de entrada da LG, é bem legal ver ela no início mexendo a roupa pra analisar e fazer o ajuste de quanto tempo irá levar e como irá lavar.
A VC5 só não tem wi-fi pra me avisar quando a roupa está pronta, mas pra pegar uma VC4 era uns 300 reais mais caro.

Você que fez a instalação dela? Tirou os pinos que vem parafusados na traseira? Ela vem de fábrica com uns pinos para transporte que são parafusados na traseira dela, esses pinos precisam ser removidos, senão ela samba mesmo. Mas guarde esses pinos, se um dia vc mudar de casa, é bom parafusá-los de volta para transportar.

É algo parecido com isso:
image

Eu instalei a minha VC5 sem olhar no manual e na primeira lavagem ela já tremeu toda, mesmo tendo pouca roupa. Aí fui pesquisar e descobri que tinha que tirar esses pinos, vi também que no manual falava pra tirar, mas a gente só lê o manual depois que dá problema.

1 curtida

A 30 anos atras eram comuns.

Função de adiar inicio, nem precisa de wifi nem nada, e melhor, não esquece de fazer isso enquanto ta na rua, só tem de contar as horas que quer que ela termine. Uso pra lavar roupa de noite e ta pronta de manhã.

1 curtida

Poder programar o início da lavagem é uma baita vantagem é resolveria esse problema. Wi-Fi não é necessário para isso, mas resolveria o problema no caso de uma eventual falta de energia.