Samsung pode corrigir erro e relançar Galaxy S21 FE com Snapdragon 888 – na Índia

https://tecnoblog.net/noticias/2023/06/30/samsung-pode-corrigir-erro-e-relancar-galaxy-s21-fe-com-snapdragon-888-na-india/

Índia… na Índia!!! Não dá pra defender mais a Samsung, vou voltar pro iPhone!!! Anos usando e elogiando todos os aparelhos, até mesmo defendendo, mas nos ultimos anos a empresa simplesmente desandou com força, é uma cagada atrás da outra. Quando não é a insistência ridícula na porcaria desse processador Exynos são esses lançamentos sem sentido ou fora do comum. Virou uma bagunça!!!

Sem sentido pq exatamente? Índia é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, sem contar a população bem maior que os outros emergentes.

2 curtidas

Acho engraçado esses comparativos, se vc é de iPhone nem deveria cogitar um SE da vida pois não é um comparativo justo.
Olha a vala de diferença de preço entre os 2 pra tamanha exigência? Se fosse falar de S23 Ultra vs iPhone ai dava até pra aceitar o choro.

4 curtidas

Então a Samsung deve abandonar completamente o seu projeto de SoC e depender 100% da Qualcomm?

Pq a Apple não faz o mesmo? que ótima ideia colocar todas as fabricantes dependendo de um unico fornecedor, o que pode dar de errado nisso.

2 curtidas

Acho engraçado essa briga de specs. Exynos realmente está para trás, é de bom tom a Samsung correr atrás e melhorar. Contudo não é como se um Exynos topo de linha fosse ruim. Digo isso usando um Pixel 6A que tem um SoC do Google, onde em specs e benchmarking perde em tudo pra um Snapdragon mas no dia-a-dia zero noto diferença.

(ao menos que vc jogue em celular, o que não é meu caso)

3 curtidas

É fato que o Exynos mais recentes ainda ficam atrás dos Snapdragons topo de linha equivalentes, logo não deveriam ser utilizados nos carros chefes da empresa (linha S e os dobráveis).

Quando finalmente conseguirem emplacar outro Exynos que seja melhor que o Snapdragon equivalente (já aconteceu no passado, na época do Galaxy S6 e S7), aí tudo bem trazer eles de volta para a linha S/Z, até lá eles deveriam ser utilizados exclusivamente nas outras linhas da empresa (poderiam ressuscitar os intermediários A7x ou A8x com eles, ou então direcionar para os Tab S, por exemplo)…

E se não tem disponibilidade de Snapdragons suficiente no mercado a Samsung deve parar de vender em vez de colocar um Exynos no produto?

Outra coisa, como tu define que aquele chip está competitivo no uso cotidiano sem colocar ele num celular? A linha FE me parece um lugar muito adequado da Samsung fazer esses testes, eu só não colocaria na linha S (caso seja possivel evitar, o que na falta de outro chip não é), no resto eu colocaria em tudo.

3 curtidas

Não é a correção de um erro, é estratégia para manter as vendas de hardware antigo.
Foi vantajoso lançarem o celular com um processador proprietário.

2 curtidas

Compre o S23.

A linha S23 foi lançada com Snapdragon no mundo todo, logo não me parece haver um problema de disponibilidade. S22 idem, embora existisse uma versão deles com Exynos, somente os países europeus receberam essa versão.

Como eu mencionei no post anterior, deixe o Exynos para outras linhas. Os carros chefes da Samsung são as linhas S e Z, logo deveriam usar apenas o melhor do melhor nelas (que atualmente ainda são os chips da Qualcomm, não os da própria Samsung).

Os FE são uma variante dentro da linha S, sendo da linha S (carro chefe) não deveriam usar Exynos. Direcionando esses testes para outras linhas, com um preço condizente, arrisco dizer que teriam até mais procura que os S/Z.

Basta olhar o S20 FE, originalmente chegou no Brasil com Exynos e as vendas foram baixas, foi só trazer pra cá o mesmo aparelho com Snapdragon que passou a vender igual água, tanto que ainda hoje ele é procurado, mesmo 3 anos após o lançamento original. O S21 FE não chegou nem perto de ter a mesma popularidade justamente por só ter vindo pra cá com o Exynos 2100 (que esquenta acima da média, vale mencionar)…

Aqui já temos uma possível falta de SoC no mercado, onde a marca priorizou alguns mercados para enviar o Snapdragon.

A solução seria criar mais uma linha com componentes top de linha que concorreriam com a linha S, especialmente a sub versão FE (que foca em corte de custos justamente) e que custaria tão caro quanto o principal ou que dariam prejuízo para a fabricante. Não me parece uma boa forma de administrar a empresa.

Linha S21 e anteriores só estavam chegando com Snapdragon nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, todo o resto recebeu Exynos. Se fosse mesmo uma falta de SoC, eu duvido muito que teriam migrado de uma vez só praticamente o mundo inteiro (exceto Europa) para o Snapdragon, e em um espaço de tempo de apenas um ano.

O problema aqui é colocar um chip inferior em um sub modelo de um dos carros chefes da empresa. Isso não deveria acontecer em nenhuma ocasião, por isso que defendo que esses “testes” deveriam ser conduzidos em outras linhas. Se o problema é ter duas linhas muito parecidas, porque não matar os FE e direcionar os modelos que chegariam com esse nome em outra linha, para ter esse distanciamento entre os S/Z e essa linha com corte de custos?

Um exemplo, esse ano a Samsung matou os A7x (não tivemos um A74), se pegar o A73 (o último A7x lançado) e comparar com o S21 FE (o último FE lançado), as principais diferenças eram no conjunto de câmeras e no processador. O futuro dos FE já é incerto, nem sinal de um S22 FE, por exemplo, e já estamos caminhando para o segundo semestre do ano, também tenho a impressão de que os A7x tiveram uma recepção melhor por parte do público (desconsiderando o S20 FE com Snapdragon, é claro, que foi um ponto fora da curva).

Me parece muito mais negócio ressuscitar os A7x com o Exynos topo de linha do ano e o mesmo conjunto de câmeras que chegaria nos FE do que continuar insistindo em uma variante FE da linha S que entrega uma experiência pior que os modelos principais…

Agora eu finalmente entendi, tu estava morando em uma caverna durante toda a crise de falta de semicondutores que aconteceu por conta do COVID, é a única explicação pra não entender como foi a dinâmica de oferta e procura nos últimos anos.

Ai tu joga no lixo todo o marketing em cima da família S e lança um celular perto do preço de um S mas sem o glamour dele só pra agradar meia dúzia de fãs que não querem ver Exynos na linha principal, sendo que 90% dos compradores desses celulares nem sabem quem é uma fabricante e quem é a outra. Pergunta pros usuários de Apple se eles sabem diferenciar um modelo com modem da Intel de um com modem da Qualcomm.
Lembrando que o Exynos 2100 é bem mais potente e provavelmente mais caro que o SD 778g, então isso vai refletir em um aumento de preço do celular também.

Ah, faça me o favor. Essa separação dos SoCs (EUA/Coréia do Sul com Snapdragon, resto do mundo com Exynos) já ocorria desde antes da pandemia, começou com o S10 e permaneceu inalterada até o lançamento do S22 no ano passado, momento em que a crise de semicondutores tava praticamente resolvida (e que as críticas aos Exynos estavam cada vez mais duras). Se fosse mesmo por escassez, a mudança teria ocorrido de forma muito mais gradual, não de uma hora pra outra como aconteceu.

Que marketing? O que mais vejo é gente reclamando das variantes Exynos do S20 FE / S21 FE, compraram justamente achando que iam ter o mesmo “glamour” da linha S principal mas acabaram decepcionados, com aparelhos esquentados, resultando em baixa autonomia da bateria e em lentidões ou travamentos.

Esse tipo de problema é muito mais tranquilo de relevar em um modelo da linha A (afinal, são intermediários), do que na linha S (que, mais uma vez, era pra ser o carro chefe, o melhor que eles tem a oferecer). Para os mais leigos isso leva a um pensamento de que “Samsung não presta”, na próxima compra partem para outra fabricante…

O problema é que o Exynos no S21 nao consegue manter a camera sem lag. Decepção total.

Não seria mais fácil transformar a linha FE independente

Resolveria esse problema

Penso eu, que a Samsung deveria criar essa linha independente e quase a preço de custo, só para testes e análise de comentários dos usuários

Eu estava conversando com um amigo sobre como a Samsung parece “destratar” o Brasil. Nosso exemplo foi justamente que a Índia tem o tratamento que também merecíamos.

Claro, a Índia tem um bilhão de cabeças para a Samsung vender smartphones. Ainda assim, o Brasil é um mercado forte para intermediários. Os celulares chineses são bons, mas o suporte…

O desempenho dos Exynos nem é tão ruim, o ruim mesmo é a bateria e a Samsung erra onde já acertou. Aquele chip do galaxy watch tira leite de pedra em relação a bateria e o note 10 também tem ótimo desempenho com ótima bateria. S20… esquenta e queima bateria, mas pelo menos no meu note20 ultra ainda é extremamente rápido até hoje (Noto a diferença quando pego um s20 fe ou a54/m54), então era só juntar o melhor dos dois mundos, mas aparentemente não é tão simples né. Negócio é comprar topo de linha com snapdragon mesmo, que já faz o melhor sem errar muito.