Samsung já tem time interno para criar processador de PCs e celulares

Poxa, eu migraria pra ARM sem olhar pra trás se alguma dessas empresas lançasse um SoC tipo o 8g2 que consiga me permita brincar com Stable Diffusion e usar DDR4/DDR5. :I (nada de bomba soldada, pq seria uma distopia entediante pro pessoal mais entusiasta de hardware…)

3 curtidas

Está sonhado alto, volte duas casas.

4 curtidas

27/07/2020 às 15:02

O problema são sempre os programas e jogos que não adaptaram para ARM, e o simulador de 86x do Windows ARM é bem fraco, pior que rodar programas do Windows no Linux.

Você sabe que isso é acelerado por hardware né? A maioria dos SoC de celulares de alguns anos pra cá tem NPUs

Agora tem uma ajudinha de 470 bi de dolares do governo.
:slight_smile: da Coréia do Sul

Eles tinham que começar com os programadores.
Notebooks para programadores. É mais fácil.
Depois alguns programas e no fim jogos.

2 curtidas

queeee??? intervenção estatal?? aqui no Tecnoblog??

e notebooks baratos pra uso doméstico. o meu mesmo está aqui no fim da vida util, até a dobradiça tá quebrada, mas não queria algo absurdo só pra navegar na webs.
alias, precisa da ajuda da Microsoft também, pois eu uso linux, mas a maioria das pessoas vai querer usar Windows e esse só roda em snapdragon, por enquanto…

1 curtida

O Linux roda apps windows sem muitos problemas de desempenho, não é emulador. Tem jogos windows que rodam até mais rápido no linux, mas o problema aqui é outro. Windows e linux rodam em x86, o problema é ter um bom hardware para acelerar a tradução das instruções x86 para ARM, que ainda não tem em windows. Além disso, a própria forma que os programas são compilados no windows que não ajuda. Apple investiu no LLVM lá atrás e tá colhendo os frutos hoje.

Que nada. O 8 Gen 2 já consegue lidar com Stable Diffusion de boa… muito melhor que a 1660S pelo que a Qualcomm demonstrou. Agora só falta a possibilidade de usar RAM de verdade.

Sim, sim, mas imagina alguém que acabou de trocar uma GTX 750 por uma 1660 Super (à 1000 reais, pior que eu troquei pra brincar com o Stable e 6GB não são suficientes… 2060 12GB/3060 12GB ai vou eu… rip carteira) comprando um celular com NPU (minimamente decente)… hahaha só quando esses celulares cairem pra 1/5 do valor atual e mesmo assim. hahaha

Se você queria num computador, os SoC Apple Silicon também tem NPUs.

Continua sonhando alto, volte duas casas.

1 curtida

Sim, mas o disponível pro M2 é lerdo pelo valor. 1 imagem 512x512 25passos guidance 7 leva 30s pelo que dizem. Além de custar o mesmo que uma 3090… hahaha

É para pessoas que sonham alto que o mundo evolui tecnológicamente tão mais rápido, sabe… hahaha

Os notebooks com Snapdragon também devem ter NPU, só não sei se é acessível pelo Windows.

Será que é acessível pelo FreeBSD? Porque ai sim… mas a maioria dos notebooks Snapdragon tem RAM soldada e só 4GB, né? Stable requer muito mais ram pelo que lembro… :\

Ou a Microsoft colabora e trata o Windows ARM como prioridade, ou não vai emplacar nunca

1 curtida

Maluco não sabe brincar e já vem jogando balde de água congelada na cabeça das pessoas. hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.