Samsung Galaxy S21 e S21+ vazam em ficha técnica completa

Originally published at: Samsung Galaxy S21 e S21+ vazam em ficha técnica completa – Celular – Tecnoblog

Fichas técnicas de Samsung Galaxy S21 e S21+ são reveladas antes de lançamento com Exynos 2100, câmera tripla e baterias grandes

Lendo a ficha do possível S21, eu me perguntei: Por que o paradigma dos processadores dos smartphones ficaram parados em 8 cores? A mediatek fez alguns deca cores, mas a regra geral não passou de 8. Poderíamos ter 10, 12, 16 cores já.

Eficiência energética e dissipação de calor. O espaço dentro dos smartphones é limitado, invariavelmente mais núcleos e clock mais elevado, mesmo com menor litografia, vão consumir mais e esquentar, o que vai levar ao thermal throttling.

Dispositivos grandes que possuem melhor espaço para gerenciar o calor, podem se dar ao luxo de serem mais poderosos. Vale lembrar também que essa contagem de núcleo é bem vaga, já que por serem SoCs existem subdivisões com módulos que podem possuir mais núcleos, como a parte dedicada a inteligência artificial…

Uma arquitetura bem estruturada consegue evoluir bem, mesmo tendo menos núcleos. Exemplo dos SoC da Apple na série A, que possuem 6 núcleos e são mais poderosos que SoCs de 8 núcleos da concorrência.

Só núcleo não faz um processador ser bom, os SiP dos AirPods Pro (Max) possuem 10 núcleos e obviamente não são mais poderosos que os do iPhone. O que importa são as instruções que esses núcleos vão executar e como o software vai gerenciar isso.

7 curtidas

Traseira horrível. Parece um celular barato. Péssimo

A Samsung tá indo pro declínio ano após ano. E os chineses, como Xiaomi, One Plus, Realme, fazendo aparelhos lindos e melhores que essas porqueiras comercializadas de forma “oficial” por aqui.

1 curtida

Curiosa essa resolução apenas 1080p de galaxy FE/Lite da vida.

Desde o S6 a tela é 1440p, pra que reduzir agora?

1 curtida

Cortar custos, melhorar a bateria, tornar a variante Ultra mais atrativa.

Se não me engano essa resolução alta vinha desabilitada por padrão, então a maioria nem vai se dar conta.

2 curtidas

Eu não sou engenheiro de hardware, mas concordo contigo que o projeto térmico é um fator limitante nos smartphones. E que o paradigma atual gere essa limitação. Bons pontos levantados por você.
Compreendo que a quantidade de núcleos não faz um bom processador e que são certas tarefas que se beneficiam.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.