Samsung Exynos terá tecnologia própria de ray tracing e supersampling

Do jeito que está escrito parece que a Samsung não possui upscalling (FSR) e Ray Tracing nos chips atuais… As tecnologias estão presente no Exynos 2200 (2022) e será ratificada no Exynos 2400 para o ano que vem.

Os jogos desenvolvidos para mobile é que não fazem uso das tecnologias, portanto ela pouco se destaca (até porque a maioria das telas para smartphones são fullhd, e para levar esses jogos para uma tela maior só utilizando soluções como o Dex ou Ready for)… O Próprio Ray Tracing tanto pavoneado no Aple A17 já estava presente no Exynos 2200, e continua sendo uma possibilidade para desenvolvedores alguém aí já tentou jogar Residente Evil no Iphone? rs

No primeiro parágrafo…

Atualmente, os smartphones Galaxy S23 contam com ray tracing fornecidos pela GPU Adreno, produzida pela Qualcomm.

1 curtida

Isso não muda nada, rs… Eu afirmei e ratifico que a SAMSUNG tem as tecnologias de Ray Tracing e FSR (upscalling) nos SOCs EXYNOS… e desde o ano passado. A QUALCOMM é uma coisa e a SAMSUNG outra, a diferença é que a tecnologia para upscalling e ray tracing da SAMSUNG foi desenvolvida em parceria com AMD, através do RDNA 2, presentes na GPUs XCLIPSE que equipam o Exynos 2200, o finado 2300 e o futuro 2400…

Ou seja, A SAMSUNG, MESMO QUE EM PARCERIA COM A AMD, JÁ DISPÕE DESTA TECNOLOGIA, não é algo que ela dependa da QUALCOMM. A “novidade” da notícia é que a samsung fará o que sempre faz, adquirir know-how para produzir “100% em casa” o que precisa para os seus dispositivos sem necessitar comprar soluções prontas de terceiros em um futuro não muito longínquo. Mas hoje ELA JÁ POSSUI essas tecnologias mesmo que de maneira incipiente (exynos não são os principais processadores dos seus top de linha). Por mais potentes que sejam as GPUs Xclipse ainda apanham feio das ADRENO presentes nos processadores da QUALCOMM.

Você sabe que as Adreno tem como base tecnologias da Radeon, né? Tanto que o nome Adreno é um anagrama de Radeon. A Qualcomm herdou a tecnologia (da época) com a compra da divisão de dispositivos móveis da AMD em 2009, e vem desenvolvendo por conta própria desde então.

Inclusive eu esperava mais das Xclipse 920, levar a arquitetura RDNA 2 para smartphones parecia bastante promissor no papel, na prática perdeu em todos os testes para a Adreno 730, a concorrente direta que nem ray tracing tinha. Se comparar com o modelo seguinte a coisa fica ainda mais feia…

1 curtida

mas essa não é a noticia, desenvolvendo a própria tecnologia sem precisar de terceiros

Leia, leia outra vez, leia de novo desde o início… rs…

Do jeito que está escrito parece que a Samsung não possui upscalling (FSR) e Ray Tracing nos chips atuais…

vc ter a tecnologia em parceria com alguém, não é o mesmo que vc ter a tecnologia desenvolvida exclusivamente por vc

1 curtida

Ainda é promissora, e em pouco tempo vai fazer frente as ADRENO… entenda, a Qualcomm está com as tecnologias e planos da RADEON (mobile) há quase 15 anos e só nos últimos 3 conseguiu realmente avanços dignos de nota. A samsung e AMD erraram bastante na implementação dos nucleos da GPU Xclipse (RDNA 2), tanto que isso afundou o finado Exynos 2300 (cancelado), mas as promessas para a próxima geração são alentadoras, a próxima Xclipse com RDNA3 e 1Ghz de clock, segundo rumores, PODE dar respostas mais eficazes (e frias) que a antecessora que foi cancelada. A conferir, mas acredito na parceria…

Pera, deixa eu tentar desenhar… rs…

A matéria diz que a SAMSUNG tem tecnologia ray tracing e upscalling GRAÇAS A QUALCOMM.

Ocorre que os chips exynos tem as mesmas tecnologias implementadas por outras plataformas de desenvolvimento (a GPU Xclipse que equipa os processadores da SAMSUNG - EXYNOS, CONCORRENTE DA QUALCOMM).

SE eu digo que fulano tem algo em decorrência de Beltrano, é o mesmo que dizer que tudo que fulano faz depende de Beltrano, mas não é bem assim com as tecnologias elencadas na matéria. A SAMSUNG tem hoje (pelo menos em um processador) as mesmas tecnologias implementadas em uma solução diferente daquela da QUALCOMM. Que apesar de menos eficaz também funcionaria desde que os desenvolvedores otimizassem seus games para a plataforma.

E outra apesar de não ser uma solução nem nova e nem própria, é uma tecnologia que ela mesmo JÁ desenvolve, ela pode até estar estudando mudar, mas será a longo prazo.

então, o que falta é dizer que a Samsung já têm a tecnologia graças a AMD

1 curtida

Ter tecnologia própria de Ray Tracing não faz tanto sentido para mim (AMD já tem), mas de supersampling faz todo o sentido a Samsung investir em algo próprio que será usado até para fotos e vídeos com ajuda do NPU deles. AMD já tem, mas é não é essas Brastemp toda e não é uma tecnologia que faça uso de hardware específico.

questão de royalties