Samsung começa a vender Galaxy Book4 com Intel Pentium no Brasil

Já aparece nas plataformas da Samsung o Galaxy Book4 tradicional com o número do modelo NP750XGJ-KG7BR, que conforme especulei aqui, realmente veio com processador Intel U300, com 5 núcleos físicos (sendo 1 de performance e 4 de eficiência energética) e 6 threads, rodando com clock-base de 1.1 GHz, podendo chegar até 4.4GHz.

Ele vem com 8 GB de RAM e 256 GB de SSD, e o preço sugerido é de R$ 2999, mas já aparece por R$ 2699.

Interessante que, embora a Intel tenha descontinuado os termos “Atom”, “Celeron” e “Pentium”, sendo esse U300 parte da família “Intel Processor” (e cujo selo é um simples “Intel Inside”, como nos velhos tempos) a Samsung ainda faz questão de citar que esse processador é da série “Pentium”.


Esse processador é inferior ao Intel Core i3-N305, que fabricantes como Acer e Asus vem utilizando nos modelos mais baratos.

Vale ressaltar que a Samsung não lançava no Brasil modelos com processador fora da série Intel Core desde o Samsung Book de 2021, que utilizou o Intel Celeron 6305 (que até agora não apareceu em nenhum modelo de outras marcas, que ainda vendem modelos com Intel Celeron N4020 ou N4500).

Deixe nos comentários o que você achou dessa versão mais básica do Galaxy Book4.

Será que rola um upgrade de memoria pra 16GB nessa maquina? pode ser interessante como um notebook só para uso básico de escritório e navegação.

Não rola.
Galaxy Book3 e Galaxy Book4 vem com RAM soldada, infelizmente.
Seria legal se o Galaxy Book5 viesse com RAM substituível já DDR5 de, pelo menos, 4800MHz.

Não entendo essa distorção de configurações, fabricantes parecem que tem medo de colocar RAM nos equipamentos, um processador desses com 16GB de ram provavelmente roda mais fluido que um i3 com 4GB de ram, o que tu ainda acha por ai pra vender.

Provavelmente é pra segmentar mesmo, assim como fazem com celular, por exemplo.

Mas precisa disso tudo de RAM pra esse uso? Eu tenho um aqui de 4 GB que uso de vez em quando só pra navegação e é tranquilo.

Abre o gerenciador de tarefas e olha se não é o teu SSD que tá sofrendo degradação prematura pra compensar a falta de RAM.
Qualquer coisa acima de 5 abas no navegador e já usou mais de 8GB de RAM, especialmente se uma dessas abas for o Facebook, e se abrir um Teams da vida nem precisa de 5 abas do navegador pra usar toda a RAM.