Samsung anuncia SSDs 980 NVMe com até 1 TB e preço menor (nos EUA)

Originally published at: Samsung anuncia SSDs 980 NVMe com até 1 TB e preço menor (nos EUA) – Computador – Tecnoblog

Nova linha 980 NVMe de SSDs da Samsung conta ainda com até 3.500 MB/s na leitura de dados e 3.000 MB/s na gravação

Sem DRAM, meh. E quem a Samsung quer enganar chamando memória TLC de MLC?

1 curtida

Não sei se é o caso da Samsung, mas existem controladoras que permitem operar chips de memória TLC como SLC ou MLC escrevendo apenas um ou dois bits em cada célula, ao invés dos 3 bits possíveis…

1 curtida

Eu não entendi a diferença de não ter DRAM. É pior?

Além do mais, faltou uma opção com 2 TB… games cada dia mais pesados…

Sim DRAM melhora consideravelmente o desemprenho dos SSDs

DRAM no SSD serve pra acelerar a escrita.
No caso, ele serve como cache que é usado quando você tenta transferir arquivos muito grandes.
Não ter DRAM geralmente é uma característica de SSDs mais baratos e mais lentos.
Tem que ver o que a Samsung fez exatamente pra conseguir suprir a limitação que o DRAM supre.

Ele não tem DRAM mas suporta HMB, tecnologia relativamente nova e que vários SSDs mais recentes estão adotando. Resumidamente, com o HMB é possível alocar parte da memória RAM do computador como cache para o SSD, mitigando a ausência de memória dedicada…

2 curtidas

Acho bem zoado isso de usar memória do sistema como cache, ainda mais quando se tem apenas 8GB ou menos de RAM, como é comum em notebooks, onde 512MB já fazem bastante falta. E tem que ver se a diferença de preço para modelos com DRAM é grande a ponto de compensar a ausência do chip de memória.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.