Saída do país com eletrônicos

Bom dia, pessoal, tudo bem?

Eu vou sair do Br pela primeira vez, e to com umas dúvidas quanto a declarar meus eletrônicos q vão na viagem, especialmente o notebook de trabalho e meu switch (mais especificamente o switch pq sai do meu bolso).

Fui fazer a DBV no link abaixo, mas não vi nada quanto a declarar itens SAINDO do país, só quando entra. Mas se eu não declarei quando saí como declaro q já eram meus quando volto? Quando tento preencher só tenho essa informação do print abaixo:

https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-bens-para-viagem-internacional-dbv

Como fazer nessa situação?

Notem que tbm não tenho NF-e do switch pra levar comigo, pq comprei no ali express ano passado.

Nem a receita federal sabe o correto a se fazer, se eles não gostarem da sua cara vão dar um jeito de cobrar algo. É loteria.

Um amigo meu viaja muito a trabalho e estava voltando de uma viagem internacional, revistaram a mala e taxaram 2 pares de tênis que ele vinha trazendo(estavam sem etiqueta, mas dava pra ver que nunca tinham sido usados). Aí ele questionou, pois os tênis não passavam da cota de 1000 dólares, porém, como ele havia feito outra viagem a menos de 3 meses eles consideravam que ele já tinha usado a cota dele naquela viagem.
Ele questionou dizendo que não trouxe nada na outra viagem, mas aí disseram que se ele não quisesse perder a cota deveria ter passado como nada a declarar e pedir um documento mostrando que ele não estava trazendo nada, ou aguardar um período maior que 3 meses antes de viajar novamente.

Em outra viagem ele voltou sem comprar nada foi fazer isso, aí os caras da receita disseram que esse tipo de declaração não existe :man_shrugging:

Se forem com a sua cara, pode ser que aceitem você mostrando o site do Aliexpress ou um e-mail mostrando a data de compra do Switch. Mas aí vai da boa vontade da pessoa que estiver te revistando, eles podem escolher não aceitar.
Uma opção é já colocar uns adesivos atrás, aí os adesivos vão ficar desgastados com o tempo e dar a impressão de que é um produto que já foi usado.

Coisa de louco kkkkkkkkkkk

É uma opção kkkkkkk
mas não acho q em duas semanas vai desgastar o suficiente pra isso.

Isso se ele não quiser taxar logo de uma vez justamente pq comprei da china tbm kkkkkkkkkk

Dependendo do produto, como celular e notebooks, dá pra mostrar a data de ativação de garantia ou ciclos de bateria para mostrar que o produto foi comprado antes da viagem. Outros, basta tirar a etiqueta. Infelizmente alfândega está ali apenas pra infernizar sua vida (e no mundo inteiro é assim). E no fim das contas, é loteria.

Para eletrônicos vc não faz declaração na saída, pq em tese se seu produto foi importado corretamente ele já possui alguma identificação que mostre isso.

Se o seu switch foi vendido legalmente no Brasil, então ee tem o selo da Anatel na parte de trás. Tendo isso fique tranquilo que não podem te tarifar.

Se não tem, vc precisa né nessariamente apresentar o documento de importação dele para não ter que pagar imposto na chegada.

Para receita não importa quando vc comprou seu eletrônico, mas se ele pagou ou não os impostos devidos. Se não pagou vc terá que pagar, não importa o tempo.

Isso,claro, se for parado. Boa sorte!

Não vai ter pq comprei no aliexpress

Espero q não kkkkkkkkk

Torço pra que não, valeu.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.