Ryzen 7 5700G para jogos mais leves é uma boa escolha?

Tô querendo montar um PC com o R7 5700g. Não sei qual placa mãe suporta o processador. Estava pensando na b450 aorus M. Ela tem suporte?

O foco do setup vai ser pra jogos leves, como lol, cs, valorant e como uso aster, o Pc fica dividido em 2, então o R7 me parece mais viável que o R5 por ter mais núcleos.

Boa pedida?

Aqui responde a duvida sobre qualquer CPU se é compativel com essa placa, só tem de cuidar a versão da bios que ela vai vim.

https://www.gigabyte.com/Ajax/SupportFunction/Getcpulist?Type=Product&Value=6633

Sim e não.
Acho que o maior empecilho nessa conta é dividir o PC em 2.

Esses títulos são bem leves/otimizados e esse processador aguenta bem (talvez não no máximo, mas é bem jogável), pois uso um 3400G e o poder de vídeo dele é bem competente (e pensando em trocar para o 5700G quando ficar viável a compra).

A melhor recomendação é usar memórias em dual-channel e na maior velocidade possível/suportada.

Até que vai rodar direito. Porém tu quer que dois joguem ao mesmo tempo usando maquinas virtuais tipo o que o Linus fez? Não sei se daria para fazer a divisão de GPU onboard da maneira que o pessoal faz com offboard.

Para jogos leves, de processadores com placa de vídeo integrado a partir do r5 5600G pra cima roda esses leves com sobra, e “roda” tudo mesmo que alguns no mínimo, sobre a placa mãe b450, tem suporte para qualquer Ryzen com soquete am4, mas se ainda estiver em dúvida pesquisa o modelo no site da fabricante que normalmente mostra os processadores compatíveis.

Agia sobe aester e esse negócio de dois usar o PC, explica melhor que eu particularmente não entendi.

Estou supondo que “Aster” quer dizer o software (acho que russo) pra criar vários workspaces para serem usados simultaneamente em um único PC (o chamado multiseat software)?

Se for, no PC Game Benchmark (Aster System Requirements - Can I Run It? - PCGameBenchmark) diz que os requisitos mínimos são:

  • Memory: 1 GB
  • Graphics Card: NVIDIA GeForce 6100
  • CPU: Intel Core 2 Duo U7600
  • File Size: 100 MB
  • OS: Windows XP+

Ou seja, vai depender mais da placa do vídeo do que do processador.

Já na Wiki da página da desenvolvedora do software em si eu só achei requisitos aproximados para criar uma estação com 6 terminais (PC system and hardware requirements [ASTER Wiki]), mas tem outras informações que podem ser úteis.

  • Processor Intel Core i5 7500 3.40GHz Intel® HD Graphics 630 graphics which supports the connection of 3 monitors (performance is at the level of GeForce GT 730/740)
  • Motherboard MSI B250M Pro-VDH with one PCI-Ex16 and three DVI / VGA / HDMI video outputs — in the BIOS settings you need to enable the use of integrated video along with discrete.
  • Video card GIGABYTE GeForce GT 730 1066MHz PCI-E 2.0 1024MB 5000MHz 64 bit which allows connecting three monitors
  • RAM - at least 16 GB and the possibility of increasing the amount of memory, if necessary.
  • As a system disk for systems with a large number of workstations - it is recommended to use an SSD drive instead of HDD
  • Power supply board - at least 800 W

Em suma, vai depender de quantas estações você vai ter e quais softwares vai precisar rodar pra saber se o processador (e todo o resto do setup) aguenta.

1 curtida

Acredito que rode sem problemas. Tenho um note com o R5 5000 e consigo rodar Starcraft 2 e Valorant.

1 curtida

Ué por essas especificações ele tem recursos com folga para rodar, tanto em placa de vídeo quanto processador.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.