Rust, jogo de sobrevivência, sofre "perda total" após incêndio em data center

Originally published at: Rust, jogo de sobrevivência, sofre "perda total" após incêndio em data center – Jogos – Tecnoblog

Rust sofre com perda total de 25 servidores para jogadores na Europa, sem possibilidade de recuperar dados salvos

Eu fico me perguntando se não passa pela cabeça de grandes empresas como essas investirem um pouco mais e alocar seus serviços para gigantes da Cloud Computing, como a Amazon. Pelo menos em caso de incêndios, a AWS possui datacenters espalhados pelo mundo e, com isso, evita a perca dos dados.

1 curtida

A grosso modo, custos.

As empresas de CC em geral (ao menos as maiores como MS, Google, AWS, DO, Vultr e OVH) trabalham da mesma forma, com os mesmos conceitos de escalabilidade e disponibilidade. Entretanto, qualquer coisa que você queira para além disso como replicação tem que pagar muito caro kkk

Mas, neste caso em específico, é uma surpresa a empresa não manter estrutura de contingência e backup para além deste data center.

4 curtidas

Replicação em multiplicas regiões só e disponivel se vc pagar por ela, se não seu servidor ficaria fora igual aos clientes da OVH.

Alguns anos atrás a aws apresentou instabilidade, poucos clientes como a netflix ficaram online, devido a ter esse serviço ativo.

O grande problema ao meu ver, é não ter backup, ou ter backup no mesmo local da estrutura.

2 curtidas

Quem disse que a AWS faz backup de todos os dados? Isso é responsabilidade do cliente. Seu comentário não faz muito sentido para mim, pois a OVH também tem DCs em várias partes do mundo e eles também oferecem serviços de backup. Você acha mesmo que grandes empresas iriam por seus dados na OVH se ela não fosse confiável? Menos, cara. Nem tudo gira em torno da AWS.

2 curtidas
  • Até onde sei qualquer datacenter mais parrudo tem algum esquema de RAID pra evitar que haja perda de dados por falha de armazenamento.

  • A questão do backup em si: concordo em parte. Você se torna obrigado a criar uma rotina pra isso. Mas também pode pagar pelo serviço, dependendo da empresa.

  • E nos “finalmente”: existe a replicação de dados (como dito, serviço pago), em que você tem seus serviços espalhados por servidores diferentes justamente pra evitar a indisponibilidade dos mesmos.

Dito isso, temos o seguinte: o que diz o contrato acerca de danos catastróficos na estrutura deles? Que eu saiba a empresa teria que pelo menos repor o que foi perdido. A rotina de backup em si do cliente é uma salvaguarda de obrigação pra uma eventualidade que ele mesmo venha a ter. Mas você coloca seus dados a cargo de uma empresa e no final descobre que ela não é responsável por eles? É no mínimo estranho eles simplesmente se isentarem de responsabilidade em casos assim.

Se fosse assim: pra que ter um cofre em banco pra armazenar bens de valor, então? Se o banco fosse assaltado e os cofres limpos, você ficaria no prejuízo?

OVH é bem grande também, muitas empresas usam.

2 curtidas

Os servidores mais populares da OVH são os dedicados bare metal onde o próprio usuário gerencia tudo. Eles te disponibilizam o hardware e a conexão e você é responsável por manter todo o software funcionando. Como eles fornecem apenas o hardware, os dados que você tem nessas máquinas são sua responsabilidade.

Outra grande vantagem é que esses dedicados não têm cobrança de uso de banda (item mais caro da AWS).

Gerencio vários servidores na OVH já há quase 10 anos e até hoje só tive problemas duas vezes com hardware, mas nunca perdi dados. Uma vez o servidor ficou off por umas horas para troca da placa mãe que deu defeito e outra um dos HDs em RAID começou a dar alerta de erros no SMART e foi trocado.

Na AWS você não vai encontrar esses problemas de hardware, mas vai pagar 10x mais pelo serviço.

3 curtidas

Como assim a empresa não tinha backup dos dados desses servidores? Tá parecendo o governo brasileiro.

1 curtida

No caso desse jogo específico, acho que nem faria muito sentido ter backup, pois eles resetam completamente os dados dos servidores todo mês. Esse incêndio basicamente “adiantou” o reset mensal.

Como assim resetam os dados todo mês?

Todo mês eles limpam todo o conteúdo dos servidores (itens, materiais, construções, etc.). É tudo resetado e os jogadores começam do zero.

Isso tem alguma justificativa na dinâmica do jogo?

Eles atualizam o jogo todo mês e, segundo os desenvolvedores, fazem esse reset para manter uma boa performance nos servidores. Acredito que também deva facilitar a vida deles, pois não precisam se preocupar tanto com algum item/funcionalidade com dados antigos quebrando no update.

1 curtida

Eu me admiro que isso não aconteça com mais frequência. Trabalhei em uma empresa de grande porte e o servidor do escritório em que eu trabalhava era um simples computador com 4 HDs e ele não tinha backup, se aquele servidor desse pau, perderiam arquivos muito importantes e sem ter como resgatar.
Quando eu fiz estágio em uma operadora de celular, teve um dia que um transformador pegou fogo e tivemos que evacuar o prédio. O time de engenheiros estava falando que se pegasse fogo no prédio todo ou em uma área específica, milhões de usuários ficariam sem rede por tempo indeterminado, provavelmente não conseguiriam arrumar o estrago em menos de 1 semana. Com certeza uma grande parte dos usuários iria migrar pra outra operadora nesse tempo.

1 curtida

Exatamente, e são poucos os servers com reset mensal. A imensa maioria é resetada a cada 7 dias alguns até com menos do que isso.
Só adiantou o wipe, da em nada. Agora se fosse um wow da vida que não tem reset ai era um xabu dos grandes.

Vi agora essa conversa de “reset” e fui pesquisar. O jogo ainda está em “desenvolvimento ativo”… bom, agora faz sentido eles não terem um backup de nada.

Minha nossa senhora, que negócio porco.

Tem que ser muito maluco pra comprar um jogo, gastar seu tempo nele e ver tudo indo pro saco depois de 1mês.

O gerente de TI dessa empresa só pode ser sobrinho do dono.

Nossa, nada a ver isso, imagina investir o seu tempo em um jogo e ver o seu progresso zerar ao fim do mês, não tem lógica isso.