RTX 4090 e versão Ti são enormes e podem ocupar três portas do gabinete

não tem problema nenhum, SLI hoje em dia está sendo raridade, a Nvidia somente colocou na 3090. Gabinete mesmo, o padrão aumentou de tamanho e tem vários slots, mas as pessoas somente usa o primeiro, o problema mesmo vai ficar para o mercado profissional ou acadêmico que poderá ter necessidade

Logo sera preciso de um gabinete só pra colocar a placa de vídeo… ou não, os fabricantes vão se adaptar com gabinetes ainda maiores.

nVidia e AMD pelo jeito não sabem o que é eficiência energética. A cada lançamento (exceções aplicáveis) sobem mais o consumo nominal. E é certo que vai ter placa com OC de fábrica que vai ocupar 4 ou até mesmo 5 slots do gabinete (e tornar projetos mais compactos com ITX impossíveis).

@123 negócio é que quanto maior o tamanho, mais pesada é. E isso vai exigir montagem horizontal no gabinete (com um PCI Riser) ou aqueles apoios que alguns modelos trazem pra que a placa literalmente não quebre a placa-mãe pelo peso.

Cá entre nós aqui… Tem algum jogo que realmente usa esse poder computacional todo?

Eu estava aqui achando que uma 3070 já roda qualquer jogo em 4K hoje em dia.

600W de TDP é inacreditável para os padrões atuais.

Bem isso, o problema não são as baias traseiras, e sim o peso e tamanho dentro do cabinete.
Já vejo essa placa atrapalhando a conexão de cabos que ficam na parte de baixo da placa-mãe.

1 curtida

acho a mesma coisa, após o lançamento já até imagino as reclamações por danificar as entradas na placa mãe de entrada.

@Nahame hoje é 4k, daqui uns dois anos 8k já deve está quase normal na vidas das pessoas.

agora, 600 W, nem com a baixa litografia fazem o consumo ser menor

se a tendencia continuar, mais duas gerações já estão na casa dos mil W

Alguém pegou um 3D da 3090, esticou e mudou o número… a nVidia geralmente não usa o mesmo design para várias séries…

Essas placas pra gaming comum tendem a ser overkill. A 3090 só faz sentido se você quer arriscar jogar em 8K (resolução que já é de nicho), ou então pra seu uso recomendado: produção de conteúdo, como streaming e edição de vídeo pessoal.

1 curtida

Um gabinete ATX Full Tower já é padrão há muito tempo e é BEEEM grande.

Acho que a industria de placas atingiu seu pico, dificilmente vai ter jogo que vai aproveitar tudo isso a curto e médio prazo, já que os consoles limitam o potencial dessas placas de meio de geração.

Aqui no Brasil uma placa dessa vai vim pelo preço de um carro popular, e ainda vai consumir energia a rodo, só quem tem muita bala na agulha mesmo para manter algo assim.

2 curtidas

Como o Maycon comentou, o foco dessas placas não é jogo, mas sim aplicações que usam muito vram, principalmente modelagem pesada (CAD, renderização em 3D grandes, simulações como dobramento proteico) e alguns modelos de machine learning.
Essas áreas se beneficiam muito de placas mais potentes.

1 curtida

Não se importam*

4k@60 com tudo no talo SEM DLSS? Sem chance

2 curtidas

Isso não é uma placa de vídeo, isso é um bloquete de calçamento 20x10x6cm feito com areia de gramatura entre 0,5 e 2mm e cimento pozolânico CP IV!!!

1 curtida

Daqui a pouco a UE lança uma lei que impede lançamentos de equipamentos que gastam tanta energia desnecessária. Deviam seguir o exemplo da Apple com ARM, deixou as APUs da Intel obsoletas.

Quem diria q os EUA seriam pioneiros nisso XD

Edição 3D, animação 3D, solidworks, etc.
Mas é claro que placa ultra-high end como a 3090 é produto de nicho. hahaha
Tu consegue jogar 4k tranquilo com uma 3080 se não me engano…

Nunca tive oportunidade de ver um monitor 4k em ação. Para quem tem faz diferença notável jogar em 4k vs 1080p?

Apesar das placas RTX 20XX 30XX serem bastante usadas no meio profissional aqui no Brasil ( edição de vídeo, render 3D, etc ) não são as mais indicadas pra esse tipo de trabalho. As melhores placas pra isso são da série TITAN ou QUADRO, são especializadas pra isso.

Bom eu não sei se vc tem muito contato com esses softwares que vc mencionou, mas eu tenho, pois trabalho na industria e posso te dizer com segurança que a maioria dos softwares TOPs de linha e competentes dos seguimentos que vc mencionou (como Dassaut Solid Works, Creo etc) tem uma tabela com HARDWARE CERTIFICADOS, e dificilmente vc encontra placas da linha RTX nessa lista, é sempre linha Quadro, Titan ou no caso da AMD a linha PRO e mas antigamente FIREPRO.

E tipo se vc não compra uma maquina certificada, com as especs recomendada por eles quando vc precisa de suporte no software a primeira coisa que eles vão dizer é que sua maquina não é certificada e basicamente qualquer problema eles vão colocar a culpa no seu hardware.

Enfim só para deixar claro a Linha RTX tem foco no publico Gamer e entusiastas (no 8K com Ray-Tracing), ela é voltada para as massas… Seletas é verdade, mas ainda assim quem quiser compra. Industria, Produtores e profissionais de alta performance usam e vão continuar usando as placas dedicadas, confiáveis e de alta performance destinadas a eles.

4 curtidas