Roubo de cabos cresce 15% e deixa 7,6 milhões de desconectados em 2023

Aqui no NE há muito roubo de cabos de fibra óptica… eu não sei se podem ser usados para outras coisas, mas, ao contrário dos cabos de cobre não possuem valor comercial justificável… logo… parecem ser mais roubos apenas pra destruir propriedade do que pra efetuar revenda.

Ué, cabos de fibra servem para fazer conexões de Internet clandestina, dependendo da metragem. Além disso, a fibra suporta emendas sem perda gritante de desempenho.

Sim, suporta emendas, mas até um certo ponto. Você vai precisar de caixas de emenda para acomodar essas emendas, e também fazer a fusão, que é um processo trabalhoso e que depende de ferramentas caras.

Problema no fim das contas, é que o ladrão não quer nem saber, vai passando o alicate em tudo. Se conseguir vender, é lucro, se não, bora pro próximo poste, não custou nada pra ele.

6 curtidas

Muito desse roubo acaba acontecendo porque os ladrões querem fio de cobre da rede elétrica/telefônica, que tem valor de revenda.

Só que acabam torando fibra óptica (que não tem nenhum valor comercial depois que você tira do poste, fibra óptica é barata e precisa de equipamento específico para fusão) junto.

3 curtidas

Aproveitando a piada na 2ª foto da matéria, alguém saberia me dizer o porque de eles deixarem os cabos assim, todos enrolados.

É só porque já estava no final e daí tão nem aí?

Acho que é prática comum com fibra óptica deixar um pouco de cabo sobrando no início/fim da conexão, pois fibra não pode ter emenda, caso ela quebre ou seja danificada, tem um pouco sobrando nas extremidades, para ajudar no reparo.

(aqui em casa eu sou assinante do Vivo Fibra e na ponta que vai ao modem também tem um rolinho desses sobrando)

2 curtidas