Olá pessoal! Eu tenho Oi Fibra e utilizo a wifi diretamente do modem fornecido pela empresa, porém, alguns cômodos do meu apartamento não consigo ter um bom sinal, ele fica muito fraco e a velocidade terrível.
Fiz algumas pesquisas e vi que o Roteador MESH seria a solução definitiva para este problema, mas fiquei com uma dúvida.
Eu consigo conectar somente um Roteador MESH direto do Modem e construir essa conexão ou eu precisaria de dois roteadores MESH iguais em diferentes cômodos?
Para dar ainda mais contexto, moro em um apartamento que é cobertura, ele tem 2 andares e um espaço total de 130m2.
Pra criar uma rede ampla você vai precisar de pelo menos duas unidades.
Uma unidade (chamaremos de “A”) você usa como o modem mesmo (coloca o modem da operadora em modo bridge e conecta A nele). A outra unidade do MESH (chamaremos de B) você coloca em outro cômodo da casa pra criar um outro ponto de acesso e ampliar o alcance da rede.
Usar só uma unidade não mudaria a sua situação atual e seria a mesma coisa que trocar o modem da operadora por um outro modem seu.
Por fim, uma outra solução que você tem é usar repetidores. Uma vantagem dessa opção é que esse sim pode ser que apenas uma unidade seja o suficiente, porque o que o repetidor faz é captar o sinal do wifi e criar uma nova rede com um sinal mais forte. A desvantagem é que você vai ter duas redes wifis diferentes na casa, ficando a cargo dos seus dispositivos gerenciarem em qual rede conectar em qual local da casa, coisa que nem todos os dispositivos conseguem fazer (ou fazem muito mal).