Rootar smartphone virou lenda?

Em meados de 2013, era muito comum se fazer root e encontrar ferramentas para fazê-lo.

Hoje em dia, esse assunto é quase inexistente.

O que aconteceu?

2 curtidas

Antigamente root era necessário por exemplo pra usar apps pra rastrear o celular, apps pra gravar chamadas, hoje em dia muitos celulares fazem isso de forma nativa.

Mas acho que o principal motivo desse costume ter se perdido é que nos aparelhos atuais acaba capando totalmente os recursos do celular, como no Samsung perde pasta segura, biometria e samsung pay se fizer root, fora que traz mais problema que benefício.

6 curtidas

Uma mistura de ser desnecessário pra maioria dos usuários com o Android ganhando recursos e um aumento nas restrições (SafetyNet/Play Integrity API, Knox).

Dito isso, se o aparelho tem bootloader desbloqueável e você tiver acesso a imagem de boot, meter um Magisk não costuma ser difícil.

1 curtida

Magisk e o plugin safenet fix. hahaha

Com o root dava para fazer cheats nas compras in-app de vários jogos. Hoje, com os mod apk isso se faz desnecessário.
Atualmente tem o Play Pass que libera as compras in-app de alguns jogos.
Sem contar que o Android anda dificultando a instalação dos mod APK com o Android 14 para favorecer o Play Pass.
O root também não é útil para apps de carteira digital. E também zica recursos do telefone.

2 curtidas

Eu acho que vai ficar mais restrito a nós nerds. Não me imagino usando um celular sem root, aliás, a graça de ter um celular android é justamente poder personalizar e modificar o celular do jeito que gosto, e sem root isso fica bem mais limitado.

Sobre apps de bancos, criptomoeda e etc. O ideal é deixar esses num aparelho secundário que fica em casa de qualquer forma, com essa onda de bandido ficar exigindo que a vitima faça pix…

Eu deixo somente um app de pix no meu celular principal, com uma quantia o suficiente pros meus gastos do dia dia. Na prática é como se fosse o dinheiro que a gente carregava na carteira, só que agora de forma digital.

Mas mesmo quem quiser “arriscar”, tem como burlar o “detector de root” que esses apps de bancos costumam ter, até mesmo o Picpay que era um dos mais chatinhos com isso.

Acredito que o root tenha perdido popularidade porque as versões atuais do Android estão bem mais maduras que antigamente. Também considero que a Samsung, ainda que indiretamente, teve um papel importante nesse declínio.

Hoje ela é a principal fabricante de smartphones Android e a One UI permite fazer muita coisa que normalmente só seria possível com acesso root em outros aparelhos (especialmente em conjunto com os módulos do Good Lock e do Good Guardian). Atualmente ela também oferece uma política de atualizações de sistema bem extensa para a maioria dos seus aparelhos, minando outro fator “popular” que levava os usuários a buscar o acesso root, as ROMs customizadas, seja para testar novos recursos, ou para manter um aparelho que perdeu o suporte atualizado.

Entra também a questão do Knox, que é permanentemente desabilitado ao desbloquear o bootloader, e muitos recursos úteis deixam de funcionar sem o Knox…

7 curtidas

Bom… sempre gostei de me aventurar em custom rom, e ficar bastante tempo com o mesmo aparelho, então vivenciei muito a era do root, e minha opinião é baseada nisso.

Os aparelhos estão melhores, até mesmo os de entrada, e… basicamente é isso. Antes os principais motivos era customização visual e melhorar o desempenho e recursos extras no dispositivo, entretanto hoje em dia temos muitos aparelhos já nativamente com vários recursos, bom desempenho e opções de customização, uma vez que não precisamos focar em corrigir alguma cagada de fabricante, meio que o root na maior parte das coisas se tornou completamente desnecessário, tanto que mesmo em custom rom, raramente tem algum já roteado.

Ah… Acredito que os aparelhos chineses começaram a virada forçando a concorrência atraz, o MIUI da xiaomi por exemplo é altamente customizável e um canivete suiço em recursos e ferramentas, independente da versão de android.

1 curtida

Eu mesmo tenho um Samsung que eu comprei explicitamente para fazer root (um S9 “outlet” da Trocafone), mas comprei usado e é secundário, nunca sai de casa quase.
Comprei pra aloprar e rodar algumas coisas que requerem root. Mas no meu principal eu nunca faria root (até pelas vulnerabilidades de segurança).

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.