Roku Express e YouTube ao vivo / Troca de local de servidor de internet

Bom dia pessoal!

A pouco tempo comprei um Roku Express, gostei muito da experiência direta do aparelho aos apps e da forma que ele funciona, achei bem tranquila. Porém, como nada é perfeito, esbarrei em algo estranho. Qualquer item ao vivo que eu selecione no YouTube, ele não funciona! Fica lá carregando eternamente o conteúdo, enquanto qualquer outro vídeo padrão é instantâneo. Não é internet pois no mesmo instante todo o restante da casa funciona normal e os demais conteúdos do Roku também. Tentei reinstalar o app no Roku mas sem efeito. Sei que no fim do ano passado teve aqueles problemas de que ia perder suporte do YouTube, mas o que tinha visto era que tinha ficado o suporte… Agora só não funcionar os itens ao vivo, é estranho. Alguém mais passa por isso? Sabe como resolver?

Aproveitando, alguém sabe uma forma pratica de alterar o local do servidor de fibra da VIVO?! Digo, sem ter que ligar no suporte da operadora fixa. A vivo está me mandando pra uma região longe daqui e conteúdos de canais ao vivo, tipo a TV ao vivo na GloboPlay, me mandam um sinal local de uma região totalmente diferente da minha! Mesmo a localização do aparelho estando ligada, como no celular por exemplo, quando estou no Wifi a programação local fica da região do servidor. O próprio Google Maps quando aberto no computador sem pesquisar pelo local do dispositivo, começa na cidade diferente.

Já tentou atualizar o app do YouTube?

Quanto aos outros problemas, troca de DNS para ver se resolve.

Isso não faz diferença… o IP deve ter sido usado anteriormente por alguém com o gps ligado numa região diferente e o Google esqueceu que no Brasil é IP dinamico e largou o fodasse ao invés de atualizar de tempos em tempos…

Desinstalei e reinstalei, como disso, isso já traria a versão mais recente. Vou tentar o VPN, aliás, como usar VPN no Roku?! Tem app?! kkkk pois precisaria da VPN instalada nele, para criar o “tunel” nele… Pelo celular é mais fácil testar, claro.

Posso te garantir, ninguém dessa casa foi para a cidade a 200km daqui recentemente hehehe. Ainda mais usando um google maps vinculado a minha conta do Google, pois quando abro o Maps no meu notebook, automaticamente abre minha conta e histórico. E já fui até ver caso de possíveis tentativas de uso/login não autorizado da minha conta e não acontece. Moramos em Ribeirão Preto, interior de SP e recebemos programação da região de São José do Rio Preto, quando faço teste de velocidade da o servidor lá e o Google Maps quando abre identifica lá, isso sempre usando Wifi. Se faço tudo isso usando o 4G por exemplo, com o Roku/FireTV/Chromecast conectados por um roteamento do meu celular, tudo acontece com programação/localização da cidade de Ribeirão Preto.

Outro ponto, usei durante outros 2 anos e meio outra operadora de internet por fibra, uma local no caso, nessa mesma residência e nunca tivemos esses “problemas” de localização/programação/servidor.

Não foi isso que eu disse. hahaha
Geralmente os IPs brasileiros dinamicos, ou seja, IPs dinamicos querem dizer que eles não são fixos ou atrelasdos à uma pessoa, então quem sabe quem usou esse IP à um mês atrás?

Estamos tento esse problema desde março se não me engano, desde o dia 1 de instalação. E esse caso de abrir o Maps e ele me mostrar momentaneamente acontece toda vez e até pelo celular estando no wifi caso não esteja com GPS desligado. Então assim, tem essa possibilidade de alguém já ter usado esse IP por aquela região? Sim, mas isso acontecer toda vez? E ele sendo dinâmico, seria muita coincidência eu sempre pegar um mesmo, exatamente de Rio Preto…

Olha que engraçado, o número de IP é exatamente o mesmo:

Cada um numa cidade, com o mesmo IP. Eu escondi o número de IP pois não entendo nada disso, não sei se é seguro divulgar.

PS: Fui testar em mais sites e mais 2 mostram como Rio Preto mesmo.

Tu usa provedor local? (Exatamente hoje, eu to sem Google. Deu algum bug sinistro no DNS, acho)
Se for provedor menor, provavelmente pode estar pegando o IP deles.

Não…

Antigamente usava uma empresa chamada NicNet, aqui da região, pois a Vivo não tinha colocado fibra no bairro. Ela instalou aqui lá pra março e fui o primeiro do condomínio a solicitar, pois a NicNet caia demais. Então agora uso Vivo, com modem da própria e tudo mais dela… Agora o que entendo como provedor é isso, não?! kkkk

Então boa pergunta então, mas a localização que o Google tem vem do GPS das pessoas. Se tu quiser tentar arrumar no Google, acessa o Google usando um celular, dá permissão de localização pro navegador e pro Google e clica em usar local preciso. Isso já arruma no Google.

Mas se tu quiser testar VPN no Roku, esses são os passos: (mas não lembro da empresa, acho que prestava. ACHO.)

Tu também pode tentar trocar o DNS da VIVO por algum outro. (Menos o Cloudflare, que tá zoado no momento)

É, pelo o que vi aqui pelo menu de configuração do box da vivo, esta ela como provedor mesmo, pois está o padrão de acesso.

A localização do google é o de menos na verdade, ela só me ajudou a me tocar que alguma coisa estava me mandando para Rio Preto.

Trocar o IP manualmente no box da vivo já vi que não tem como, ao menos de modo seguro que eu entenda. Troquei o DNS direto no roteador, reiniciei o mesmo, trocou de IP, mas ainda assim pegou um IP localizado em Rio Preto novamente.

Agora que eu resolvi o problema do Google, tava olhando nos sites gringos e o pessoal parece ter o mesmo problema que você e nenhuma solução pro YouTube Live no Roku. hahaha rip

Acho que o melhor que tu consegue é abrir num celular e fazer streaming pro Roku… (se ele tiver algo que suporte fazer isso)

É uma b*sta né kkkk. Tava cansado do Fire TV que não tinha alguns apps… Quem sabe um dia resolve kkk.

Infelizmente se o foco for usar os serviços da google fica difícil de fugir do chromecast ou do android tv.

O foco não é, mas achei estranho uma parte funcionar normal, como os vídeos padrões, o app em si, mas só o conteúdo online que não.

1 curtida

Na verdade, cara, o mundo todo é assim. Esgotamento de IPV4 é na rede global e não algo único nosso, inclusive, hoje nem é mais essa de cada um com IP e sim o protocolo CGNAT aplicado pelas operadoras para conseguir dar vazão no crescimento constante de dispositivos conectados a rede.

IP dedicado é só para empresa hoje em dia, e obviamente, pagando por isso.

1 curtida

Como você informou que a instalação da Vivo é recente e que seu problema começou em Março, talvez ela ainda não tenha determinado a Geolocalização baseada em IP (GeoIP) de todos os blocos de IP disponibilizados pra tua cidade e como é interior, não há qualquer prioridade em fazer isso.

A boa notícia é que a maioria das empresas usa o serviço de GeoIP da MaxMind, então você mesmo pode corrigir parcialmente esse erro pelo site deles. Esse método não vai funcionar em sites chineses como o Aliexpress, pois eles utilizam outra empresa de Banco de Dados GeoIP, mas funciona com a maioria esmagadora dos serviços online que um brasileiro usa.

Primeiramente você deve verificar qual é o bloco de IPs que a rede local da Vivo está usando, para isso você precisará por o teu IP nesse formulário da MaxMind:

Depois basta preencher esse outro formulário com os dados corretos de geolocalização (eu recomendo que coloque um CEP qualquer do Centro da cidade ou o endereço local da Vivo):

1 curtida

Fiz o procedimento aqui!

Obrigado, vou acabar fazendo algumas vezes, pra ver se auxilia, conforme ver que o IP muda. É meio chato você as vezes querer ver sua programação mas sempre cair em outro canto do estado!

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.