Rival da Uber em SP paga mais de 90% do valor das corridas aos motoristas

1 curtida

Legal ver iniciativas locais, não depender só de empresas estrangeiras, espero que de certo.
Só fiquei em dúvida se esses 5% dão conta de bancar o custo de transações do cartão de crédito é manter a plataforma.

11 curtidas

Como tudo na vida isso não vai durar pra sempre, começará em 5% e depois vão aumentar após terem uma base de usuários ativa relevante para manter a operação.

5 curtidas

O ponto aqui é o apoio da prefeitura, o que já ajuda a diminuir a burocracia e custos. E lembrando que hoje em dia o cartão de crédito não é necessariamente a única opção - claro que ainda é a mais prática, mas não a única.

8 curtidas

Mas é a mais cara, até se ter uma boa análise de qual o seu uso, tem de chutar pra cima pra não operar no negativo, ou em breve vão ter de ajusta as tarifas cobradas dos motoristas.

1 curtida

A tarifa dinâmica, apesar de infame, acredito que seja necessária para atrair os motoristas em momentos não tão atrativos, como chuva, madrugada, horário de pico. Caso o motorista não tenha um acréscimo (uma compensação) no pagamento, talvez falte motorista nessas situações.

Fora alguns detalhes, acho interessante essas iniciativas que busquem dar mais opções ao público (competir ao invés de barrar iniciativas), repassam uma fatia maior para os motoristas (é sustentável?).

5 curtidas

Acho que em vez de tarifa dinâmica deveriam ter tarifa de deslocamento pra motoristas de longe cobrirem lugares onde tem maior demanda do que oferta, já que de forma geral tem motoristas suficientes, só não estão no lugar necessário naquela hora.

Do tipo, tu chama uma corrida, não tem motorista por perto, aí o App te da opção de pagar o deslocamento pra vim um de longe.

4 curtidas

Não existe “almoço grátis”. Ainda mais no modelo de cooperativa em que todos participam de forma igual na empresa. Os primeiros que entrarem vão até faturar algo mas logo logo vai ter mais gente operando na plataforma, maiores custos operacionais e menos o que pagar de dividendos (ou arcar com prejuízos) nos fechamentos de ano fiscal. Daí vão ter que ceder a modelos dos concorrentes como as tarifas dinâmicas, diminuir ganhos de parceiros e por aí afora.

E quando a empresa deixar de ser atrativa, começam os desligamentos. Os primeiros vão receber as suas cotas de volta com algum rendimento (com sorte). Daí a cooperativa enfraquece, o dinheiro das cotas começa a minguar com os prejuízos e quem ficar pra depois vai receber quase nada ou absolutamente nada se a cooperativa estiver no negativo.

No título da notícia é um modelo bonito. Paga mais de 90% do valor da corrida. Mas nas entrelinhas e principalmente pra quem não conhece, é um modelo destinado a no mínimo ser igual aos outros. Se não falir primeiro.

7 curtidas

Eu e um amigo tivemos uma ideia parecida pra fazer com o Ifood no começo de 2021, chegamos a estudar como fazer (somos desenvolvedores) mas não foi pra frente, isso ae certamente vai incentivar algo parecido para beneficiar entregadores e donos de restaurante. Bem legal a idéia

a transação de cartão certamente é coberta, contratos desses devem rodar abaixo de 1%, agora custo da plataforma, mesmo se tiverem um sistema beeeeem enxuto, deve passar bem perto.

Com certeza em algum momento precisará aumentar, mas por ser uma cooperativa, isso muda bastante, pois não tem os mesmos custos de outros tipos de empresas. Inclusive se uma cooperativa tem lucro, esse valor é dividido entre os cooperados, que neste caso são os motoristas. A prefeitura de Araraquara está dando grande apoio e já cedeu um espaço para ser a sede da cooperativa. No Espírito Santo tem uma experiência dessa por meio de cooperativa.

2 curtidas

Interessante!! Vamos ver como fica a adesão de motoristas e se o serviço ganha escala, e claro, como fica esse percentual lá na frente.

2 curtidas

Cara, 1% em cc parece muito fora de realidade, trabalho com processamento de pagamento por cartão de crédito e no meio de processamento, adquirência e risco, não conheço uma empresa que feche contrato em 1%. Se tiver contato, avisa, quero fechar com esse pessoal.

1 curtida

Queria que nosso amibinho Rafael inventasse algo do genero pra Curitiba… mas URBS acha ruim, pelo jeito…

1 curtida

Risos. Grecão até hoje não se coçou pra modernizar o pagamento dos ônibus, imagina desenvolver um aplicativo pra gerar concorrência com os taxistas.

Até vale um edit pra quem não é daqui:

A empresa responsável pelo transporte coletivo está tirando (demitindo) os cobradores dos alimentadores. Nesses ônibus, o pagamento é obrigatório pelo Cartão Transporte, que é uma merda pra fazer. Ou você compra um avulso em algumas poucas bancas espalhadas pela cidade (que geralmente os caras nem gostam de vender porque o repasse deve ser ridículo) ou nos postos específicos pra isso, que funcionam só depois do meio-dia. Pagamento por aproximação usando o smartphone? Risos de novo.

Dependendo da linha, pagamento por smartphone viraria a festa dos bandidos… o tanto de arrastão que tem e ngm faz pn…

Isso me lembra tanto Porto Alegre, a única diferença é que ainda não começaram a tira os cobradores, mas acho que até o ano que vem fazem isso também.

Não vejo como 5% cobre os custos, eu penso que é impossível ou está tomando prejuízo para ganhar mercado.

penso que 2% é cartão, e 3% não dá para pagar os custo operacionais: aluguel, internet, energia, agua, servidor, software, segurança, funcionários, impostos, devoluções em caso de fraude ou algo do tipo e ainda ter que fazer uma reserva.

1 curtida

5% é o mínimo que vão cobrar.
Segundo o site da prefeitura de Araraquara esse percentual pode chegar a até 7% (embora em uma das notícias diga que o app retorna mais de 90%, o que técnicamente pode significar que a empresa pode reter até 9,99%).

E como tem apoio da prefeitura, eu imagino que a cooperativa tenha ajuda com pelo menos parte da infraestrutura física. De novo segundo o site da prefeitura a sede da cooperativa fica(rá) no Terminal Rodoviário de Araraquara e incluirá " internet rápida e toda a infraestrutura necessária para que os trabalhadores possam exercer as suas funções". Não tem menção de quem vai bancar essa sede, mas meu chute é que a prefeitura esteja arcando com parte dos custos.

2 curtidas

Se a prefeitura tá envolvida ,não vai dar certo ,logo os corruptos começam a ver as vantagens que podem tirar da categoria