Review JBL Flip 6: a caixa de som Bluetooth que reina

1 curtida

Tenho uma Xtreme e o conector de carga é muito frágil, pensei até que fosse genérica. Quando abri para fazer o reparo, descobri que essas caixas são muito simples: uma placa com módulo Bluetooth, um pequeno painel e a bateria NiCd.
A estrutura lembra muito um rádio FM sem marca vendido nas lojas virtuais, esse novo modelo provavelmente deve ser melhor mas dá pra entender a estratégia da JBL em fazer inúmeros modelos de caixa, só não pagaria mais que R$ 100,00 em qualquer um deles.

Você tem certeza? Acho muito difícil um eletrônico lançado em pleno 2022 ainda estar usando baterias de cádmio ao invés de lítio…

1 curtida

É lítio, certamente. Nem sei se pode usar NiCd hoje em dia (cádmio é bastante tóxico).

1 curtida

Na Europa parece que foi banido.
Aqui no Brasil eu não encontrei nada a respeito. O máximo que eu encontrei foi uma resolução do CONAMA que estabelece o limite máximo de cádmio que pode ter nas bateria e os deveres de quem comercializa baterias em geral (que inclui recolher bateria velhas pra reciclagem).

Europa Ă© um mercado importante e grande, entĂŁo se eles baniram o mundo eventualmente segue. Mesmo que nĂŁo seja legalmente banido aqui, nĂŁo faz muito sentido usar hoje em dia.
De qualquer forma, na maioria das aplicações, as NiMH e as de íons de lítio substituíram as NiCd.

As únicas coisas que eu tenho em casa que usam NiMH são um aparador de barba da Philips e uma escova elétrica.

EntĂŁo estou ferrado porque tava escrito NiCd na capa da maldita!

1 curtida

Curioso. VocĂŞ tem certeza que Ă© uma JBL original?

3 curtidas

Eu não tenho certeza. A carcaça, logo é tudo igual, só não sei de onde veio pois peguei de um amigo.
Vou até conferir com ele a origem da caixa e tentar abrir pra ver os componentes de novo. Só corrigindo o colega acima: a caixa já tem alguns anos, peguei em 2018 eu acho.

Eu pergunto isso por que a construção de uma JBL legítima parece decente, e a sua descrição dá a entender que não é tão boa. Ainda é basicamente falantes, uma placa e uma bateria, mas o chassi ao redor é bem feito (e tem que ser, a caixa tem IP rating)

Sou leigo, mas acho a minha Flip 5 bem potente, principalmente pelos graves. Conforme o “blog”, os graves ficaram reduzidos na Flip 6, né? Neste caso, fico feliz com minha Flip 5, que levei muitos anos para comprar, embora sempre pudesse - acho caro (rs). Numa garagem de 6x6m² semiaberta, faz um bom som (*) para umas 15 pessoas. Dentro de um quarto médio 3,8x4,5m², faz um som bem alto para meus padrões (empolgante).

  • sem parecer uma “discoteca”

Este tĂłpico foi automaticamente fechado apĂłs 92 dias. Novas respostas nĂŁo sĂŁo mais permitidas.