Retrogaming/ Emuladores Portáteis/ Retroarch

Pessoal, alguém aqui na comunidade já se aventurou no mundo desses portáteis focados em emular jogos?

Ultimamente com vontade de jogar alguns games antigos que não dá pra comprar atualmente hardware/game, comprei um console portátil da ANBERNIC, em um dos formatos disponíveis que me lembrou bastante o gameboy advance (mas fiquei tentando a ter pego o que lembra o GBA SP).

Tem gente aqui na comunidade que tá por dentro desse universo de consoles de emulação e etc? Não vejo muito esse assunto rolando por aqui tanto quanto vejo no reddit.

Então, o problema é que toda vez que rola um desses tópicos, aparece um pedindo ROM e coisa do genero. E isso é proibido aqui. hahaha

Quanto à emulador portátil… até mesmo os smartphones de entrada com um gamepad próprio (R$ 30) já funciona bem para uma boa parte dos retros*… emulação por emulação, fico com a emulação mais barata. hahaha (*levando em conta que eu me recuso a considerar XBOX original como retro. haha)
image

3 curtidas

Eu comprei um R36S, pra jogar coisa mais velhinha (até o PS1 mais ou menos) rola. Talvez você tenha visto ele nos nossos xoxomedia haha

:man_shrugging:
Mas fazer o que, a gente não quer receber o timbrado da Nintendo né.

A idade chega pra todos.

2 curtidas

Penso em adquirir um, mas eu queria pegar um Steam Deck pra poder jogar jogos indie e emular Switch. Inclusive, alguns jogos de Switch rodam melhor no Steam Deck do que no próprio Switch.

No momento quando quero jogar algum emulador eu conecto meu celular na TV pelo modo DeX da Samsung e conecto um controle de PS4 via Bluetooth, aí fico jogando na TV.
Meu PS4 está na versão 11.0 e tem como desbloquear pra colocar emuladores e jogos pirata, mas é bem chato esse desbloqueio pq precisa realizar o desbloqueio toda vez que liga o console. Tem gente comprando Rasberry Pi só pra facilitar o desbloqueio toda vez que for ligar.

2 curtidas

Pois é, eu acho legal esses portátil fácil de levar por aí, gosto também da nostalgia, e esses portáteis a maioria tem uma tela bem bonita, os jogos parecem ficar muito bonitos.

Além disso recentemente vi games “hackroms” feitos por fans, em vários jogos diferentes não só Pokémon e tem muito jogo legal bem feito que dá vontade de jogar.

Outra coisa legal que vi nesses portáteis e descobri esses dias, numa tinha ouvido falar nos “portmaster”.

Com isso o pessoal porta e converte vários games que você pode comprar na steam por exemplo e rodar no portátil. Bem massa

A tela não é HD (640x480) mas pro tamanho e pros jogos, achei muito boa (supostamente é um IPS).

2 curtidas

Poh, faz um review aí, Eve… Sempre tive curiosidade sobre esses gadgets… A bateria dura quanto tempo, em média?

1 curtida

Não prestei muita atenção. E é um hardware baratinho, então tenho até minhas dúvidas que esse troço esteja calculando direito.

Comprei um desses tb.
Jogo menos do que eu gostaria. Sinto que fiquei velho e perdi a habilidade que eu tinha nesses jogos de SNES, Mega Drive, etc. Ou só paciência mesmo porque não tenho muito tempo pra jogar. :joy:

Tenho dois portáteis Anbernic, RG353V e RG Nano.

Sobre o ANBERNIC RG353V

Queria um gameboy, como não compensa hoje em dia a não ser para colecionador peguei esse para cumprir esse desejo, mas, ao mesmo tempo, aproveitar para várias outras coisas, jogos android, xcloud e espelhamento de jogos do pc(por isso tinha que ter os analógicos), são duas versões RG353V(dualboot android) e RG353VS(apenas o sistema padrão)…

Então, o aparelho é bem decente, confortável de jogar, mas no sistema padrão, o Android fornecido é bem ruinzinho dá para fazer o que queria, mas com muito esforço em configurações personalizadas, ainda sofri bugs para rodar o xcloud no android( a única opção), sobre o espelhamento tanto no Android quanto no Linux(sistema padrão) rodam de forma satisfatória, mas enfrentamos o problema da resolução padrão que é 4.3 bem pequena para a maior parte de jogos no PC.

Atualmente me arrependo por não ter pego a versão VS, porque para mim o Android dele é quase um peso morto em utilidade, e se quiser algum modelo semelhante recomendo o R36S citado pelo @evefavretto além de muito parecida a construção, é muito mais barato, fora que existem opções melhores da própria anbernic quando quiserem rodar Android.

Sobre o ANBERNIC RG Nano

É… Precisava? Não, mas é bem interessante por ser muito pequeno, ter o visual de homenagem ao gameboy classico, rodar jogos de vários consoles até o PS1.

Não é tão confortável como os outros por conta do tamanho, mas não chega a ser impossível ou desagradável de usar, fora que é bem mais portátil que qualquer um da atualidade, ainda assim não recomendo para quem quer ter a experiencia com seu primeiro portátil da china.

Video só para terem alguma noção:
RG NANO rodando N64 ! MENOR CONSOLE PORTÁTIL da ANBERNIC e do MUNDO! (youtube.com)

Agora, se vier a me perguntar o melhor da atualidade para retrogames, no custo beneficio, para fazer tudo que disse que queria fazer lá em cima, é um nintendo switch lite desbloqueado. Além da biblioteca absurda da nintendo que já é muito boa, temos o retroarch, android e emuladores oficiais da nintendo, a construção daquele aparelho é muito boa, bateria dura bastante, a tela não traz problema nenhum para espelhamento, alternativa seria aparelhos como o Retroid Pocket 3(e toda sua concorrência), porém por volta de 1600 reais acho difícil encontrar algo melhor.

Os jogos da nintendo no geral rodam muito bem no console, você teria maior vantagem nos triplo A, rodando as versões do próprio Steam deck, se for para rodar jogos de switch ainda acho mais vantajoso comprar o switch, mesmo que seja o oled, a diferença de preço é demais, fora que se quiser ter uma experiência semelhante ao que o “PS portal” quer oferecer, é possível configurar espelhamento tanto do PS5 quanto do PC.

2 curtidas

É, o R36S é basicamente um clone dele, acho que dá até pra usar quase as mesmas imagens de sistema entre eles (ambos usam RK3326). Android só faz sentido em SoCs bem mais potentes (e mais caros).

Tipo o Odin 2 que tem um FUCKING SNAPDRAGON 8 GEN 2. Mas aí você começa a entrar no território de comprar um controle (tipo um Kishi/Backbone/GameSir) e usar o celular que custa menos.
Tem gente que prefere jogar games do Switch nesses handhelds potentes por causa do desempenho vastamente superior. Mas aí a ira do jurídico da Nintendo começa a pesar.

Olha, usar os analógicos e os shoulders no R36S é um contorcionismo e dói minha mão (fora que meu L2 tem mau contato).

Mas aí estou considerando muito o preço né, quanto dá para achar o odin 2 no brasil? Ou importado em lojas chinesas, esse preço que falei é comprando tudo aqui no brasil, debloqueio de switch lite atualmente é aproximadamente por volta de 400(se não for menor), somando a valor do switch lite em ofertas, dá para pegar tudo por 1600. Odin é outro patamar, não dá nem para o switch concorrer, mas tem um custo considerável por isso.

Então… a pegada do RG353V é bem estranha visualmente mas confortável, achei que encaixa na mão kkkk, mas n tive problemas de mal contato, como o meu é bem antigo, achei que tinham adotado a construção para os modelos mais recentes como o seu aí

R36S é um clone, devem fabricar com coisinhas de menor qualidade que um Ambernic legítimo.

Pois é (e eu mesmo falei da alternativa de usar algo como um Kishi). Pesquisando rapidinho topei com um e-commerce random vendendo por mais de 4800. Mais negócio comprar um S23 e um controle daí HAHA.

Ah sim, mas é que o SoC do Switch já era velho quando o Switch era novo, agora então…

Aproveitando o tópico, estou precisando de um controle bluetooth pra jogar uns emuladores, o que será que é melhor hoje em dia, controle de PS4, PS5, Xbox ou algum outro?

Controle de Xbox AFAIK funciona perfeitamente no Android, por que é Xinput. Eu compraria um clipe junto pra pendurar o celular

1 curtida

Nem vou usar no celular, é pra um adaptador de bluetooth pra console antigo, no caso estou pensando em pegar o do PS2, mas também tenho um Wii que seria uma opção, então estou pensando mais na qualidade geral do controle e duração da bateria.

1 curtida

Bateria ainda não vi nada melhor que a do switch pro, como não uso apenas ele, tem mês que nem carrego.

Pega um DualShock 4 ou DualSense, no geral são mais baratos que os controles recentes do Xbox, possuem sensores de movimento (útil em emuladores de consoles recentes da Nintendo) e usam bateria ao invés de pilha…

4 curtidas

Basta que o RyujinX não de uma de Yuzu… hahaha de qualquer forma, só guardar o zip de um que funcione.

Entre os 2, qual você prefere?