RetroArch chega ao Steam com emuladores de Nintendo, PlayStation e mais

Eu tava usando através de um recursos de testar antes do lançamento da Steam.

Mas e as BIOS dos video games que precisa para emular alguns consoles, tipo o PS1 e PS2?

Eu achava que as BIOS eram protegidas e que só seria possível obter uma BIOS legalmente se você fizer o dump de um console que você mesmo possui, semelhante às ROMs.

Eu não sei se isso vale para todos os consoles ou não, mas se o RetroArch oferece emuladores funcionando out-of-the-box, não existe margem pra processo (pelo menos no caso de alguns emuladores)? Ou eles escreveram suas próprias BIOS?

2 curtidas

Eles dizem que não fornecem BIOS protegidas por direitos autorais. Para os emuladores que precisam de BIOS, eles falam que as pessoas têm que ir atrás por contra própria.

Aqui tem a explicação: What is BIOS? - Libretro Docs

1 curtida

Isso é mto bom pra preservação desses games, se dependessem das empresas estaríamos perdendo mais de 100 mil jogos pra história.

1 curtida

Na maioria dos emuladores não é mais obrigatório utilizar as BIOS dos consoles inclusive emuladores de ps1 e PS2, nas configurações dos emuladores existe a opção de BIOS simulada.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.