Restaurar tamanho e posição de janela no Windows 10

Bom dia!

Antes de mais nada, gostaria de dizer que minha dúvida vai ser extensa para que não apareça alguém com uma solução que eu precise falar: “Ah ta, mas não é isso” haha.

Pense num cenário de um computador formatado, onde as janelas de qualquer programa irão abrir em um tamanho médio ao centro da tela.

Aí por padrão a gente maximiza ou usa meia tela (podendo fazer isso dando 2 cliques na barra de título do programa, no botão de maximizar, usando windows+seta pra cima, ou usando meia tela com windows+seta pra direita ou windows+seta pra esquerda, além de poder arrastar a tela pra um dos lados ou cantos do sistema, enfim, há diversas formas de alterar o tamanho da tela.)

Porém, algumas vezes a gente reposiciona a janela de um programa de um modo errado, por exemplo, ficando uma parte pra fora da tela.

O problema é que quase sempre que se abre o programa depois, essa janela abre por padrão nessa posição, com parte fora da tela.

Ou as vezes vc reposiciona a janela pra usar 1/4 da janela mas só precisa desse modelo aquele momento e depois quer usar a janela maximizada, mas sempre que abre a janela ta lá, usando 1/4 da tela.

Eu sei que a resposta pode ser simples do tipo: Quando abrir a janela, usa windows+seta pra cima pra maximizar, mas as vezes o TOC faz a gente ficar incomodado com aquela janela “fora do lugar”.

Então a dúvida é:

Como faz pra redefinir as propriedades padrão de todas as janelas do sistema, tem como? De preferência sem usar aqueles programinhas que não são atualizados a 250 anos, ou que são mais obscuros que conta de político.

Muito obrigado galera :slightly_smiling_face:

1 curtida

a Microsoft tá desenvolvendo o Power Toys (GitHub - microsoft/PowerToys: Windows system utilities to maximize productivity) que pode diminuir seu TOC…
eu habilitei algumas áreas padrões (eu uso um monitor ultrawide) e é só clicar na janela com a tecla SHIFT selecionada que dae eu consigo colocar a janela no tamanho e posição q eu quiser… tenta isso ae q pode ser útil

1 curtida

Se eu tiver entendido bem a sua dúvida, penso que a solução é bem simples:

O Windows consegue “lembrar” o tamanho da janela dos programas separadamente. Como fazer pra ela abrir sempre naquele tamanho que você quer? É só fechar o programa no tamanho desejado. É assim que o Windows lembra o tamanho da janela: da última vez que ele foi fechado.

Acredito que você já tenha se deparado com esse “problema” no Windows Explorer. De vez em quando ele abre num tamanho diferente, certo? É porque ele sempre abre do mesmo tamanho da última vez que foi fechado. Se você fechou num tamanho diferente do habitual, ele irá abrir na próxima vez naquele tamanho.

É assim que acontece. Mas não conheço nenhum método ou programa pra deixar as janelas padronizadas. A forma como eu organizo é assim, espero ter ajudado…

1 curtida

Obrigado pela ajuda.
Acredito (pelo que vi por cima) que o powertoys é mais pra definir as divisões de tela que eu poderia separar minhas janelas.

Edit: Não consegui responder o Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns) então vou editar esta resposta e acrescentar.

@DiFF7Skyns
Obrigado pela ajuda.
Depois que você falou isso, me veio algo que eu poderia estar fazendo inconscientemente.
O meu problema era com o TeamViewer.
Eu uso ele pra acessar clientes no trabalho, mas vira e mexe quando preciso de fazer um acesso de casa, eu abro ele e está meio fora da tela.

Você disse que o Windows salva o tamanho da tela que ele estava na última vez que foi fechado e daí percebi que, quando eu abro o TeamViewer, ele sempre que fecho ele vai pra bandeja, e eu não fechava ele, quando desligava o Windows, ele se fechava obviamente.

Fiz um teste fechando ele (pela bandeja) e quando abri novamente, ele estava com o último ajuste de tamanho que eu havia feito.

PS.: Ainda assim, seria uma boa se tivesse um reset total de todas as janelas.
Acredito que deva existir, mas deve ser algo feito nos registros do windows e é melhor deixar pra lá daí haha.

Muito obrigado!

4 curtidas

Se entendi bem a dúvida, acho que uma das opções abaixo vai ajudar, geralmente eu coloco em cascata pq fica centralizado.

1 curtida

Olha, não sei o que você considera programa obscuro (inclusive obrigado pela risada), mas sei que o CCleaner tem essa função. Além disso, só as opções que já deram antes mesmo: tecla win + setas; clique direito na barra de tarefas e organizar janelas; alt + espaço e escolhe mover janela.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.