Redmi Note 7 Pro explode e Xiaomi oferece celular grátis a cliente

Originally published at: Redmi Note 7 Pro explode e Xiaomi oferece celular grátis a cliente – Celular – Tecnoblog

Xiaomi queria cobrar para substituir Redmi Note 7 Pro que explodiu; incêndio destruiu mochila do cliente

Índia. Já sabemos como a legislação em cima de baterias em eletrônicos é por lá.

A galera realmente precisa aprender a lidar corretamente com baterias de Lítio. Existe muito boato e muitos dos danos colaterais poderiam ser evitados se as pessoas soubessem.

  1. Baterias de Lítio não explodem… Elas se incendeiam sim, mas isso não é uma explosão. A labareda de fogo pode ser impressionante logo de inicio, pois ela fica bem grande, mas ela tem curta duração e dificilmente vai incendiar outras coisas que estiverem em volta (a menos, é claro, que sejam coisas altamente inflamáveis, como tecidos, papel ou algum outro combustível).

  2. Existe uma exceção a primeira regra: A bateria explode se você atear ela na água. A água potencializa a queima ao ponto em que se torna uma pequena explosão. Muita gente tem como primeira reação jogar água na bateria para apagar o fogo… Pois é, isso é um erro.

  3. Uma vez que a bateria queimou e a reação química já acabou, fique tranquilo, ela não vai se incendiar novamente. Tal qual uma cabeça de fósforo, ela só queima uma vez.

  4. Se a bateria começou a pegar fogo, não tente apagar… Ela não vai parar de queimar porque você fez algo. Ela só vai parar de queimar quando ela se consumir por completo. Tente apenas leva-la para um lugar onde ela vai causar menos estrago enquanto queima.

  5. Normalmente uma bateria de celular apresenta uma chama inicial grande que dura poucos segundos, e depois começa a queimar por mais alguns segundos (uns 15 no máximo)… Depois disso, vai ficar saindo fumaça branca por 1 ou 2 minutos. Procure abrir as janelas para ventilar o local, essa fumaça é bem densa e não dispersa facilmente.

  6. Uma das causas de uma bateria de lítio se incendiar é o fato de ela estar velha. Baterias velhas (que já foram usadas muitas vezes) tem a sua resistência interna severamente aumentada. Quanto maior a resistência interna, mais a bateria vai aquecer ao carregar e ao descarregar. Então se sua bateria está cansada, não está mais durando tanto quanto antes, se o celular está reiniciando de forma inesperada ou o brilho da tela está oscilando enquanto vc usa o aparelho, substitua a bateria… Ela provavelmente está perto de falhar.

  7. Manter a bateria sempre 100% carregada também degrada a vida útil dela mais rapidamente. Pessoal que gosta de deixar o celular plugado no carregador o tempo todo já deve ter percebido que a bateria não dura tanto.

  8. Normalmente as baterias explodem quando o celular está plugado no carregador, ou quando o celular está fazendo alguma tarefa intensa (que fazem a CPU gastar mais energia). Pois essas são justamente as ocasiões em que a bateria é mais exigida.

  9. Danos externos também fazem a bateria se incendiar… Especialmente perfurar, amassar e sobreaquecer a bateria.

  10. Uma bateria inchada é um forte indício de que algo está errado dentro dela. Ideal é substituir ela antes que ela estrague o aparelho onde ela está instalada.

  11. Ao descartar uma bateria, procure descarrega-la por completo. Evite descarta-la com a carga cheia, pois isso aumenta consideravelmente o risco de incêndio. E procure descartar nos locais apropriados. Não jogue no lixo comum.

1 curtida

Pelo jeito assistência técnica lá é tão ruim quanto aqui, em que todo defeito justificam como “mau uso” ou “característica” do produto.

Mesmo levando em conta a exceção do item 2 (a bateria pode explodir se for jogada na água), isso não parece estar correto. Existem várias fontes científicas mencionando que uma bateria de lítio com defeito pode sofrer incêndio ou explosão. Alguns exemplos:

“An irreversible thermal event in a lithium-ion battery can be initiated in several ways, by spontaneous internal or external short-circuit, overcharging, external heating or fire, mechanical abuse etc. This may result in a thermal runaway caused by the exothermal reactions in the battery, eventually resulting in a fire and/or explosion.” (Fonte)

Greg Less, who manages the U-M Energy Institute’s Battery Fabrication and Characterization User Facility at Michigan Engineering: a lithium-ion battery “has a lot of energy in it. If that energy is released in a way that we don’t want it to be released, a fire can occur or even an explosion.” (Fonte)

Lithium Battery Safety, da Universidade de Washington: “The reaction vaporizes the organic electrolyte and pressurizes the cell casing. If (or when) the case fails, the flammable and toxic gases within the cell are released… The resulting reaction can look anywhere from a rapid venting of thick smoke (i.e., smoke bomb/smoker), to a road flare, to a steady burn, to a fireball to an explosion.” (Fonte)

Sem título

2 curtidas

É um evento bem raro, mas pode acontecer. Em baterias de celular isso é ainda mais raro, pois são baterias de pequena capacidade e feitas em formato achatado, que fazem com que o material fique espalhado por uma área bem maior. Baterias que estão mais sujeitas a explosão são aquelas em formato de pilha (iguais as de Vaper, notebooks, patinetes e outros veículos elétricos, powerbanks, etc), pois o material fica disposto de forma circular e em um envólucro de alumínio, que não permite que a bateria se expanda facilmente.

Imagina se estivesse no lado dele, na hora de dormir? Eu iria querer meu dinheiro e compraria outra marca. Pegou outra bomba relógio (espero que não).

Eu não sei não… Como que é?

Anotem o que eu digo: acho que meu Redmi 7 ainda vai pegar fogo, o meu aparelho esquenta excessivamente (perto da porta USB) quando o brilho está próximo do máximo. É uma coisa fora do normal.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.