Redes sociais não existissem, seria melhor? (apenas buscadores para encontrar os sites)

Talvez os sites teriam mais visibilidade, mais visitas…
Vi a um tempo atrás um artigo no CDH, com a febre do Facebook, o site deles (Clube do Hardwarre), caiu muito em visitas. Artigo bem interessante, afinal.

1 curtida

Qualquer coisa serve para o bem, ou para o mal.

O livre arbítreo é que encaminha a direção escolhida.

Mas isso é para, praticamente, tudo na vida.

Por isso existe o “saber” e a “sabedoria”. Apesar de sugerir semelhança, são situações diferentes, mesclando-se ou separando-se em muitas situações.

A cada um, suas próprias decisões.

1 curtida

Dê uma olhada: Quase ninguém liga se seu site não está nas redes sociais ⁄ Manual do Usuário Quase ninguém liga se seu site não está nas redes sociais.

1 curtida

É porque redes SOCIAIS são feitas para pessoas, para promover conversas, para resultar em interações.
Conceitualmente já está errado replicar o conteúdo de um site na rede social, que tem um objetivo diferente.

1 curtida

não entendi essa parte, como assim, está errado replicar conteúdo de um site? Se um site “” tem uma página ou um perfil lá ?

1 curtida

O objetivo de um site (deste tipo aí mostrado) é informativo. A pessoa expõe uma situação e discorre sobre ela, de maneira unilateral.
O objetivo das redes sociais é gerar conversas (até este fórum, pode ser chamado de rede social). Por isso que se utilizar o mesmo discurso de um site em uma rede social não é o certo.

Um exemplo muito claro disso é o Ciência Todo Dia, do Pedro Loos. Os vídeos longos tem uma linguagem diferente dos shorts/reels.

1 curtida

Além de obviamente o publico médio não querer/ser incapaz de ler um texto com mais de 4 linhas.

2 curtidas

Não sei pra essa questão de notícias etc.

Mas pra sociedade como um todo tenho absoluta certeza que sim. Parece que a humanidade regrediu o intelecto com o surgimento das redes sociais.

Já existe estudos sobre isso, já é comprovado que o QI médio da população está diminuindo.

Resumidamente, antes, quando mais tecnologia mais inteligente as pessoas ficavam, o que permitia a invenção de tecnologias mais avançadas, o que deixava as pessoas mais inteligentes… E era esse ciclo.

O problema é que a tecnologia chegou a um ponto que as pessoas não precisam pensar pra fazer a grande maiorias das ações mundanas. Claro que existem exceções positivas e negativas em todas as eras, mas isso no geral está fazendo o QI das novas gerações cair.

Resumindo ainda mais é isso aqui:

1 curtida

As coisas agora apenas ficaram mais visíveis.

O desinteresse por grande parte das sociedades, de uma maneira geral, sempre existiu.

Continuará existindo, esse desinteresse. É uma questão de evolução pessoal.

Quais estudos? Poderia compartilhar conosco?

Uma rápida pesquisa encontrei alguns estudos que dizem o contrário, como o abaixo.
Além do mais, QI (quociente de inteligência) já é amplamente discutido como um modelo datado e bastante impreciso, pois ele é um teste puramente de intelecto, enquanto a inteligência em si é um conjunto mais amplo de habilidades.

https://www.nature.com/articles/s41598-022-11341-2

O único estudo que eu me lembro é o que estima o quanto da redução nas notas em testes de QI da população dos EUA foi por causa do chumbo adicionado na gasolina no século XX.

https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.2118631119#supplementary-materials

Não sei se acredito em QI. Mas o que vejo é muita gente negacionista. Discursos como se a informação não chegassem à eles, sabe? Coisas como “ah, mas aí tem água?”. Quando antigamente só tinha televisão e na TV só mostrava um tipo de imagem e as pessoas associavam a isso, eu até entendia…mas poxa… faz quase 30 anos que tem google aí, sabe?