Rede cabeada CAT6 ou roteador wireless 5 GHz?

Olá pessoal. Vou fazer um teste aqui em casa. Tenho internet Vivo Fibra 200mb, vou passar um cabo cat6 (uns 15m) até o meu Play 5. Meu objetivo é melhorar o upload que hoje está em 4mb, atualmente com um cabo Cat5.

Mas cogitei também ao invés de plugar o cabo direto no PS5, plugar em um roteador (bem próximo ao videogame), e enviar o sinal 5g para o PS5. Faz sentido? Pode ser uma opção melhor do que o cabo?

2 curtidas

A não ser que teu cabo esteja com algum problema de interferência muito grande, o que não é comum, não deve ser ele o problema.

Nessa distancia até cabo vagabundo de aluminio cobreado costuma entregar velocidade gigabit.

Um cabo cat5 100% cobre entrega gigabit sem problema nenhum em distancias de pelo menos 50m, dependendo do ambiente da pra ir até 100m.

O problema pode ser o servidor do PS5 (ao meu ver o mais provável) ou algum problema com a internet da Vivo.

Pra testar move o ps5 para o lado do modem da Vivo e faz os testes de velocidade.

Se o problema for realmente de interferencia no cabo é melhor tu procurar um cabo blindado.

3 curtidas

15 metros é uma distância boa, mas fique de olho na qualidade do cabo e nos conectores. Muita gente compra cabos baratos de CFTV pensando que vai se dar bem, dê preferência a cabos Cat5e ou Cat6 100% cobre.

Sobre usar o sinal 5Ghz, tudo bem desde seja no mesmo cômodo.

1 curtida

se é possível usar cabo eu sempre prefiro ele.

Nem vou falar que tenho um cabo de uns 40 metros ligando um lado da casa ao outro (só 20 metros em linha reta) pq ele teve de dar 10 voltas mirabolantes.

1 curtida

Cabo é a melhor opção, ainda mais se tratando de dois dispositivos que são fixo

1 curtida

Pessoal, chegou meu cabo CAT6, ele já tem os conectores.
Meu download melhorou muito! Meu plano da vivo é o de 200Mb, e chega no PS5 220 :slight_smile:
O meu problema é o upload. Não passa de 4Mbps. Gostaria de aumentar isso pra pode fazer live. Alguém sabe o que fazer para melhorar o upload no PS5?

1 curtida

Vc ta testando a velocidade pelo teste do próprio playstation ou vc esta abrindo o navegador e usando o speedtest? Pois o teste do playstation desde o PS3 nunca mostrou a velocidade certa para mim em especial pois ele costuma ser um teste bem rápido.
Além disso tem que ver qual é seu plano da vivo, se é fibra ou outra tecnologia, e também é bom testar a velocidade em outros equipamentos seu para ver se o upload também é baixo neles ou não.

1 curtida

Testando a velocidade no wifi, o upload bate 100mb.
O teste de velocidade do próprio Ps5 estou usando. Ele informa os 4mb de upload. Porém quando vou fazer uma live, a qualidade não fica em HD…
Meu plano da Vivo é Fibra mesmo, moro na zona sul de SP próximo ao Jabaquara. No meu celular via wifi bate 100mb de upload.

1 curtida

em outros dispositivos via cabo também esta chegando só 4mb? já tentou mudar a porta que esta conectado o cabo no modem da vivo?

1 curtida

Cat5e. Cat5 normal só 100Mbit

2 curtidas

Cara… meu cabo todo arrebentado (literalmente quebrado, sem a proteção azul com alguns fios quebrados) não limitava à 4mbps.

Levando em conta que ele mencionou que tem VIVO… eu chutaria que o problema começa com VI e termina com VO.

2 curtidas

Cheiro de problema de MTU na config do modem, mas sou uma batata em redes pra ter certeza. Já tentou olhar as configs do modem?

2 curtidas

Faz tantos anos que não vejo um cabo cat5 que não seja cat5e que até me esqueço que eles existiram.

4 curtidas

A maioria dos cat5 hoje que vejo são vendidos como cabos de alarme

2 curtidas

Pq eles são cabos de aluminio com uma fina camada de cobre.

Acho que o custo de um cat5e de cobre é proximo ao de um cat6, por isso que já se vê pouco ele por ai.

1 curtida

5GHz não é 5g

Sobre a dúvida. Se puder comprar um cabo pronto desse tamanho, compre, vai evitar dores de cabeça. Se não, como já disseram, muita atenção aos conectores. Custei a conseguir gigabit aqui em casa pois sempre um fio ficava mal conectado no RJ45 e aí vc obrigatóriamente cai pra megabit, refiz as duas pontas do cabo umas 3x cada até acertar (e usando aquele conector passante que facilita a vida ainda).

Somos 2 então. Se eu soubesse o caminho dos conduítes internos acho que não gastava nem 15m, mas gastei 40 pra dar a volta na casa (é do térreo pro subsolo).

A vivo não é daquelas q limita o upload?

Nós outros dispositivos o upload é maior né?


A cara se matando pra arrumar a infra e a Vivo nerfando ele ele.

Eu recomendaria começar mudando o DNS pra qualquer outro que não seja no da Vivo (se não já tiver mudado).

Depois sai fuçando nas configs do roteador pra ver se resolve (boa sorte).

Por fim eu testaria ligar um outro roteador entre o roteador da Vivo e o PS5, vai ver resolve.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.