Reddit e apps de home broker ficam instáveis em meio à alta da GameStop

Originally published at: Reddit e apps de home broker ficam instáveis em meio à alta da GameStop – Finanças – Tecnoblog

Ações da GameStop subiram quase 2.000%; Reddit e apps de home broker como Robinhood tiveram problemas de acesso

Parabéns pelo didatismo. Ler essa notícia em sites financeiros é um terror, creem que todos os leitores sabem 100% do que é abordado. Parecem o pessoal dos fóruns de Linux que pulam etapas básicas porque, em tese, quem entrou pra procurar ajuda já sabe todos os comandos do Terminal.

3 curtidas

Entendi nada. Chamem o Cardoso para explicar aos leigos.

Nah, deixem ele no Meio Bit e que explique de lá. hahaha

O short squeeze é um risco do short selling.
Short selling é assim:

-Você tem uma ação da empresa X. Hoje essa ação custa R$100.
-Eu acho que essa ação vai custar R$50 daqui a 6 meses.
-Eu alugo essa ação de você por 6 meses a um valor qualquer (vamos supor R$30 mais juros, totalizando R$40 pra facilitar).
-Com a ação alugada, eu vendo ela no mercado por R$100.
-Daqui a 6 meses (ou quando eu achar que atingiu o menor preço), eu compro essa ação de volta pra te devolver*.

Nesse cenário, eu estou em posição de short sellling e ganho dinheiro se o valor da ação quando eu recomprar estiver abaixo de R$60.
Isso porque eu pago R$40 pra você pra alugar a ação e vendo ela no mercado por R$100, ou seja, eu tenho R$60 sobrando que eu vou usar pra recomprar a ação. Se quando eu recomprar a ação ela estiver custando R$59, eu lucro R$1.
Quanto mais cair a ação, mais eu ganho. Se o preço for pra R$10, eu lucro R$50.

Agora se a ação estiver acima dos R$60, eu perco dinheiro.
E o short squeeze é quando quem está em posição de short selling está comprando as ações de volta (pra poder devolver) porque o preço da ação está subindo. E esse processo de compra gera uma preção inflacionária que aumenta ainda mais o preço.

Pra ilustrar o short squeeze.

-Eu aluguei a ação de você e vendi no mercado apostando na queda. Eu aluguei por 6 meses de você por R$40 e vendi no mercado por R$100.
-4 meses depois a ação está custando R$60 (ou seja, lucro zero pra mim).
-No quinto mês a ação sobre pra R$65 (ou seja, prejuizo de R$5 pra mim) e dá sinais de que vai continuar subindo.
-Nesse mesmo quinto mês eu compro a ação de volta por R$65 pra ficar só com R$5 de prejuízo, porque se eu esperar, corro o risco de ver a ação chegar a, por exemplo, R$70 no sexto mês e ter um prejuízo de R$10.

O short squeeze vai acontecer quando muita gente está na mesma situação que eu nesse exemplo. Se tem muita gente comprando, significa que a demanda vai ser maior do que a oferta. Se a demanda é maior do que a oferta, o preço sobe. Se o preço sobe, mais gente que está em posição de short selling vai querer comprar logo pra estancar o prejuízo, aumentando ainda mais a demanda e, consequentemente o preço.

No caso do GameStop o que aconteceu foi que a subida dos preços foi causado pela compra sem fundamento algum por parte dos usuários do Reddit. Essa pressão na demanda aumentou os preços a ponto de assustar os gerentes de hedge fund que passaram a comprar as ações de volta pra estancar o prejuízo. Mas esse processo de compra deles serviu pra aumentar ainda mais os preços porque esses fundos de investimento provavelmente precisavam de muitas ações da GameStop.

*Não existe identificação de ação, ou seja, o que importa é eu devolver uma ação da empresa X pra você. A ação que você aluga não tem “nome” ou algum identificador único atrelado a você.

Agora o “Livre mercado” vai pedir ajuda a mãe “Estado” para impedir que isso aconteça.

Ótima matéria. Enfim entendi essa confusão toda.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.