Recomendação: note até 5k?

Boa tarde pessoal, minha companheira é funcionária municipal e em breve vai ter disponível uma verba de 5k para compra de notebook de trabalho e me pediu dicas.

Ela é professora e usuária comum então seria basicamente navegação e word da vida…

Minhas prioridades seriam: i7, SSD512, 15" IPS e teclado retroiluminado.

Consigo uma máquina assim nesse valor ou estou querendo demais?

Quase tudo se encaixa, só o teclado retroiluminado com SSD512 que parece que não vai entrar no orçamento.

APROVEITANDO: melhor i7 10U ou i5 11U?

Obrigado!

Ah… acho melhor ter alguma coisa mais parruda. 5k dá para pegar uns notes bem decentes.

Depende do modelo especifico…

Acho pouco provável tu conseguir um Core i7 10ª com esse limite de 5k, da ultima vez que eu vi, esse era o preço dos i5 10ª.

To meio por fora, mas o que, provavelmente, vai limitar suas opções mesmo são o teclado retroiluminado e o IPS.

Quanto ao i7 10U ou i5 11U, iria de i5 mesmo! Na 11ª geração o processador deu uma boa melhorada em processamento, principalmente gráficos, com as Intel Iris Xe.

O SSD as vezes compensa esperar uma promoção e substituir depois no futuro, claro, numa máquina que deixe você mexer nisso.

Eu tenho um Samsung Book i5, com o 11U e não tenho do que reclamar, nas tarefas simples de escritório do dia-a-dia ele roda bem frio, raramente passa dos 40ª e consigo até jogar tranquilo alguns títulos triviais nele. Porém, não tenho tela IPS nem a iluminação no teclado.

O problema é que nessa faixa você pode cair em notebooks gamers, que não sei se pra ela pode ser interessante pela portabilidade e gosto de estio mesmo, visto que eles tendem a ser mais arrojados.

1 curtida

Eu comprei notebook recentemente. Você vai conseguir coisa bem próxima disso, mas um ou outra coisa vai ficar pra trás. Pode ser que consiga um i7, mas vai vir um HDD de 1TB. Ou vai conseguir um SSD, mas num i5.

Esse é um exemplo do que eu tinha achado na época:
https://www.casasbahia.com.br/notebook-samsung-core-i7-1165g7-8gb-1tb-tela-full-hd-15-6-windows-10-book-np550xda-ks3br-55020344/p/55020344?

1 curtida

Se ela não vai ter uso pesado, dê mais importância pra qualidade da tela, peso e qualidade de construção do que pra ter um processador potente.
Um core i3 de 10ª geração já deve ser suficiente pra ela.

1 curtida

SSD de 540, 8gb ram (mínimo), peso o menor possivel e maior duracão de bateria.

I5 é uma boa pedida.

Marca conhecida.

1 curtida

Não, se tu quer SSD, paga SSD. Dependendo do note, trocar é só dor de cabeça ou mais custos… (à menos que seja Apple… ai tu nem troca)

Eu entendo, notebook gamers são feios pacas… mas tu pode optar pelos corporativos como Lenovo ou Dell.

1 curtida

É que as vezes, por conta do limite de valor o mundo ideal nem sempre é perfeito, tem que optar entre vir de fábrica com um SSD maior ou: um teclado retroiluminado, tela IPS… E o SSD você ainda consegue fazer upgrade pra um maior depois, dependendo da marca (como citei “maquina que deixe você fazer isso”), já teclado e tela o rapaz não vai conseguir sem comprar um notebook novo.

Até 5000 mangos, corporativo e com tudo o que ele deseja, ta meio escasso, ai acaba caindo nos gamers ou, tendo que optar um recurso ou outro.

1 curtida

Olha, como vc disse que ela tem uso leve então seria uma boa focar em algo leve e portátil.

A Samsung tem uma linha (Book S) que e voltada justamente pra isso, tem hardware mediano porem são bem mais leves que um notebook comum (e por isso custam o dobro do preço se vc fosse pegar outro com as mesmas specs mas com peso e tamanho normal), porem como ela tem um orçamento de 5k acho que vale a pena pela portabilidade.

No caso dela acredito que o ideal seria esse aqui: i5 + 8 RAM + 256 SDD + Teclado iluminado, mais Touchscreen e Sensor de digital (ótimos bonus). Tá por 4.7k mas já chegou a 4.3k.

1 curtida

Conseguir, você consegue com três exceções ou modificações:

Esses raramente tem em notebook de até 5k

1 - teclado retroiluminado
2 - tela ips

(parece que mas marcas em vez de aumentar o número de modelos, estão diminuindo)

3 - ssd de 512GB vai ser de 256GB (que está sendo o padrão do mercado)

1 curtida

Fuja dessa CPU, ela tem um desempenho muito ruim (perde feio pra Pentiums e Celerons recentes), tanto que a Intel só lançou dois modelos (esse i5 e um i3) e descontinuou essa família Lakefield pouquíssimo tempo depois…

1 curtida

Deixando meu relato com um i5 11° G7, é um excelente processador e que aguentará por alguns bons anos no uso básico.

Como já falaram, tela IPS + teclado retroiluminado vai ser complicado achar neste valor. Eu priorizei a tela, que faz diferença no uso em qualquer momento enquanto o teclado só a noite.

1 curtida

Senhores, acho que achei.

Breve relato: está no orçamento esperado, tem Intel 11U i5 mas ok, SSD é 256 mas ok, tela full Hd não IPS mas ok, teclado iluminado check, design fino e leve check, achei bem leve (1.6kg) e gostei da bateria 54kwh (a maioria era 40 e poucos) e outro detalhe que me ganhou é que aparentemente os dois slots de memória são removíveis pois possibilita up até 32gb.

Me parece ser uma ótima máquina pro uso básico que vai ter então acho que vai dar bom.

Segue specs:

Notebook Dell Inspiron 15 i1101-M10S 15.6” Full HD 11ª geração Intel Core i5 8GB 256GB SSD Windows 11

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Cor: Prata
Processador: Intel® CoreTM i5-11320H (11a geração, cache de 8MB, até 4.5GHz)
Memória RAM: Memória de 8GB (2x4GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB
Unidade de Estado Sólido SSD de 256GB PCIe NVMe M.2
Full HD WVA de 15.6" (1920 x 1080), 250nits Placa de vídeo: integrada Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada
Teclado retroiluminado - Português com leitor de impressão digital
Touchpad de precisão habilitado para gestos multitoque com rolagem integrada
Sistema Operacional: Windows 11 Home em Português (Brasil) Portas: 1 porta USB 3.2 Type-CTM (DP/PowerDelivery), 2 portas USB 3.2 de 1a Geração, 1 entrada HDMI 1.4, 1 entrada de fones de ouvido e microfone, leitor de cartão SD Não possui leitor e gravador de CD/DVD | Áudio: Waves MaxxAudio® Pro| Conectividade: Dell Wireless 802.11ax Wi-Fi 6 2x2 + Bluetooth 5.2 | Chipset: Integrado ao processador | Voltagem 100 - 240 Volts AC (Bivolt) | Bateria de 4 células e 54Wh (integrada) | Altura: 35,61 cm | Largura: 1,42–1,80 cm | Profundidade: 22,89cm | Peso aproximado: 1.633 Kg | Webcam HD widescreen integrada (720p) com Dual Digital Microphone e câmera shutter | Conteúdo da embalagem: Notebook, adaptador AC, cabo de força, manuais | Imagens meramente ilustrativas.

https://www.magazineluiza.com.br/notebook-dell-inspiron-15-i1101-m10s-15-6-full-hd-11a-geracao-intel-core-i5-8gb-256gb-ssd-windows-11/p/jka0g277d5/in/nodl/?partner_id=64068&utm_source=pdp&utm_medium=share

O que acham?

1 curtida

Me parece bom, só não é tãaao leve assim com esses 1,6kg, mas da pro gasto.

1 curtida

Parabéns

vi que o preço está baixo dos 5k do jeito que você queria, os concorrentes estão bem acima do 5k, alguns sites estão quase no 6

O teclado retroiluminado que pensei que não tinha, vc achou

Depois, faz um review do que vc achou do note e post aqui

1 curtida

De fato não é um ultra portátil mas depois que o amigo do outro post me chamou a atenção pra esse quesito me pareceu bem bom se comparado aos gamers da Dell e Acer que cheguei a considerar que pesam quase 2,5kg e tem aquele design estilo trambolho muito feios. Me parece que está no meio e parece ok pra quem o baixo peso não é indispensável.

E outro detalhe importante: dando uma pesquisada rápida, li que o painel LED WVA seria um IPS com outro nome, com qualidade similar, então mais um ponto.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.