Nesse tamanho (65") e nessa faixa de preço, eu iria de TCL C655, sem sombra de dúvidas. Painel QLED, sistema de som Onkyo com 2.1 canais, suporte praticamente universal para os formatos de HDR e som (Dolby Vision, Dolby Atmos, HDR10+ e DTS:X) e sistema operacional Google TV.
Sim. A variedade de aplicativos no Android/Google TV é muito maior e no geral é um sistema muito mais customizável. Se esbarrar em algum aspecto que não goste, quase sempre tem algo que você possa fazer para remediar isso.
Já as versões atuais do Tizen (Samsung) e webOS (LG) estão com uma quantidade excessiva de propagandas e no geral são sistemas muito mais engessados e restritos. No caso da Samsung ainda tem a falta de suporte para os formatos da Dolby, por pura birra. Se tivesse que escolher entre os dois, iria de webOS, mas ambos são piores que o Google TV…
Eu não tenho acompanhado os lançamentos recentes de TV (é o tipo de coisa que acompanho quando vou comprar ou auxiliar alguém numa compra), mas em termos de sistema operacional, acho que nada mais fácil para pessoas mais idosas do que Roku TV.
Justamente por não ter um mundo de opções e customizações acaba sendo mais simples. E na Roku eles vão encontrar qualquer aplicativo que estejam procurando que também está disponível em outras plataformas. Os aplicativos mais “avançados”, por assim dizer, ficam de fora. Mas todos os serviços de streaming estão lá na Roku também.
Até onde acompanhei a TCL (e sua outra marca, a Semp) e a AOC lançaram TVs com esse sistema. Dentre as duas marcas eu recomendo a TCL/Semp (preferencialmente se for da linha TCL mesmo, que é a primeira linha deles, então acabamento e qualidade de construção, em tese, são melhores).