Recomendação de headset bluetooth para videochamada

Minha mãe é psicóloga e pelo momento de pandemia ela ta fazendo muita sessão por videochamada, porém nao é adepta do celular pra isso… o PC dela é um daqueles XPS antigo de 2011 (acho) que tem entrada P2 pra fone e entrada P2 pra microfone, logo os fones/microfone de celular não funcionam pra ela… resultado? a sessão fica com um audio sofrível.

Qual melhor opção? comprar um Headset over-ear bluetooth? Qual modelo vocês indicam?
Pensei num desses Edifier que aparentam ter um bom CxB… mas to aberto a sugestões

Valeu galera :slight_smile:

Olha, eu não sou nenhum expert do assunto, acho que virão mais pessoas com conhecimento pra te ajudar.

Mas, se for SOMENTE para videochamadas, acho que não precisa investir tanto num fone. Fones mais baratos, com duas entradas, atenderão perfeitamente.

2 curtidas

Se o uso principal vai ser videochamadas, recomendo fortemente evitar fones Bluetooth. Praticamente todos os modelos existentes atualmente só suportam o microfone através do perfil handsfree, nesse perfil o áudio tanto do fone quanto do microfone é monofônico e com baixa qualidade. Isso supostamente foi solucionado com o Bluetooth 5.2, mas fones utilizando essa versão ainda não estão disponíveis para compra.

Agora em relação aos conectores P2 de áudio e microfone separados, dá pra resolver com um simples adaptador P3 => P2 como o da foto:
image
Isso permitiria o uso de qualquer fone com fio, que vai proporcionar qualidade de áudio no microfone superior a de headsets com Bluetooth…

5 curtidas

Corroboro a opinião do @mbc07. Eu uso esse adaptador em um desktop com um fone da KZ. E ainda tem a vantagem de ganhar alguns centímetros de cabo.

1 curtida

Corroborando o que o pessoal já disse, se for só pra videochamadas, não há motivos pra ficar investindo em equipamento.

Pro fone, pega qualquer fone P2 que você tiver sobrando em casa e que você sabe que funciona e testa pra ver se a qualidade da chamada melhora. Se não melhorar, o problema pode ser na saída P2 do notebook ou na qualidade do microfone do paciente.

Pro microfone, você pode até tentar usar o próprio smartphone como microfone no Windows. Dá uma procurada na internet que você encontra guias de como fazer isso.

Ou, se preferir uma solução mais DIY pro microfone, você pode desmontar um notebook ou smartphone/celular velhor que você não usa mais, pegar o microfone, soldar uma conexão P2 nele e fazer um suporte.

1 curtida

Vou com @mcb07 também. Acha esses adapdatores com facilidade no Mercado Livre. Funcionam perfeitamente com os fones de celular ligados a notebook que tem saídas separadas como o da sua mãe. Além de sair bem mais barato do que comprar um headset bluetooth.

1 curtida

Ou comprar um headset usb.

1 curtida

Realmente, bem melhor o adaptador como falaram, porém, se você realmente quiser um headset bluetooth para evitar os fios, o W800BT é uma ótima escolha, tenho um faz uns dois anos e ele é realmente confortável, resistente (o meu tá com aspecto de novo ainda) tem uma bateria que dura umas 40h de uso e apesar de não ter feito muitas vídeo-chamadas ou ligações com ele, as que eu fiz ninguém reclamou da qualidade do áudio do meu microfone.

Isso posto, se eu não me engano tem uma versão mais recente dele, a W830BT.

Ps. Eu evitaria o branco, já tive um Sony nessa cor e suja muito rápido.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.