Receita Federal lança Carnê-Leão Web para imposto de renda

Originally published at: Receita Federal lança Carnê-Leão Web para imposto de renda – Brasil – Tecnoblog

A partir de 2021, Receita Federal não lançará mais aplicativo do Carnê-Leão; contribuinte deve acessar Carnê-Leão Web

Passou da hora de aposentar o velho programa IRPF e passar a ser um sistema web, e deveria ser liberado desde o primeiro dia do ano calendário assim as pessoas iriam fazendo os devidos lançamentos “on-the-fly”.

Ah mas esqueci que a ideia da RF é liberar o programa num curto espaço de tempo para que as pessoas se esqueçam de alguma coisa e cometam erros pra cair na malha fina…

O que quer dizer que eu não vou mais precisar contaminar minha maquina com Java SDK?

Vai, pois o IRPF ainda é feito com o software.

:frowning: 1234567890

mais uma vez a receita federal através de técnicos que se acham os donos da verdade fazem uma imposição aos contribuintes de forma petulante, sem considerar a dificuldade que determinados contribuintes tem de acessar a internet. além disto, ficar conectado a internet para fazer o livro caixa deveria ser uma escolha do contribuinte e não uma imposição como foi feito agora. tenho que fazer o livro caixa e, poderia fazê-lo em qualquer horário e local, sem ter que me conectar a internet. outro ponto é que se minha secretária é quem fazia o livro caixa no computador do consultório agora vou ter que abrir a minha senha na receita federal para ela. são uns idiotas, petulantes e incompetentes.

Gente, usei portal e-cac, importei a de 2020 e preenchi TODA a declaração, inclusive os investimentos; na última etapa, RENDIMENTOS RECEBIDOS DE STOCKS/REITS/ETFS, percebi que o Carnê Leão Web NÃO ADMITE DADOS DE 2020! E agora? Como declaro esses rendimentos? Supondo que eu baixe o Programa DIRPF, como transfiro a delcaração recém preenchida para ele? Estou perdido!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.