Raspberry Pi 400 é homologado pela Anatel para venda no Brasil

Originally published at: Raspberry Pi 400 é homologado pela Anatel para venda no Brasil – Computador – Tecnoblog

O teclado com computador embutido recebeu a certificação de conformidade técnica da Anatel e já pode ser vendido no país

1 curtida

Quero muito.
Finalmente vou montar minha máquina pra “rodar” torrent e Plex haha

FilipeFlop. Parabéns, bela sacada esse nome!

100 dólares x 10 = 1000 reais

2 curtidas

Para fins pessoais, ainda acho mais interessante o modelo independente de teclado, pois pode-se usar o teclado mais confortável para a pessoa, além de não ficar dependente do teclado estragar, e ainda pode-se usar em outras aplicações cujo teclado não é necessário o tempo inteiro (um pequeno servidor de mídia, por exemplo, uma estação de jogos etc.).

Mas, ainda faz sentido, a depender do preço, para estações de trabalho cujos sistemas são baseados em web, e onde o usuário não fica o tempo inteiro no teclado, como uma loja, por exemplo, uma oficina etc.

2 curtidas

Po, quero nem ver o preço de lançamento do PI400… 1k+

Ótimo ver alguém fazendo esse trabalho de correr atrás da homologação, isso abre portas pra entidades pulicas poderem comprar esse tipo de equipamento e usarem na educação.

Problema da RPi no Brasil é que é muito caro e acaba perdendo o sentido da proposta inicial: ser um computador acessível. Tenho uma Orange Pi Lite que já deve ter mais de três anos e funciona muito bem. Já usei pra emulador, player de vídeo (openElec), caixa de som sem fio, Alexa, servidor de arquivos, servidor Plex (pra mídia)… E olha que na época só custou R$ 70. Mesmo se fosse importar uma RPi, não conseguiria nem perto desse valor.

A maior vantagem da RPi sobre suas concorrentes é o grande apoio da comunidade. Se não fosse isso, a OPi (Orange Pi) poderia até dominar o mercado dos mini computadores SoC.

Pra baixar o preço só o dia que o dólar volta a ser 2 reais, o que não é interesse da bancada ruralista que é quem manda no Brasil.

Não é a situação atual, eu já achava caro mesmo na época, tanto que optei pela Orange Pi, que eu nem conhecia, do que pela RPi. Não me arrependi não. Ainda dá pra fazer muita coisa. Tenho um projeto de pegar uma OPi Zero pra montar um PiHole.

Eu nem me animaria tanto com isso… o 400 tem um conceito legal, mas engasga bastante com videos 720p no YouTube e sites mais pesados… :\
Mas sim, seria interessante se o governo conseguisse.

Não é nenhuma maravilha de desempenho, mas vejo ele evoluído bem nos últimos anos, espero que esse formato de teclado de certo e lancem novas versões dele com um SoC atualizado e mais potente.

Ficaria perfeito se tivesse uma porta Sata M.2 ou uma Sata comum.

Só se fosse M.2 2240… hahaha e mesmo assim o consumo teria de ser baixissimo.

Final do ano passado, eu estava pensando em um Raspberry para substituir um notebook velho que eu usava de media center, mas acabou que montar um PC com Celeron pareceu mais interessante: preço similar no Brasil, mais flexibilidade de hardware e compatibilidade completa de software (incluindo Windows e aceleração por hardware). Claro que acaba ficando muito maior, mas um Mini-ITX era compacto suficiente para minhas necessidades.

Sempre enxerguei mais como um hardware para aprendizado, que pensando em algo prático como media-center ou computador de escritório. Claro que é possível, mas especialmente o Raspberry Pi 400, são pensados para gerar interesse de crianças em computação.

O SoC tem um decodificador de hardware compatível com H.265 até 4k60 e H.264 até 1080p60, o problema são os drivers que ainda não estão muito maduros (e que nem todos os SO compatíveis com o Pi 4/Pi 400 integram esses drivers) e a insistência do Google em reproduzir VP9 ou AV1 no YouTube, mesmo quando o dispositivo não oferece aceleração de hardware pra esses formatos (dá pra resolver com o h264ify, dependendo do seu navegador)…

1 curtida

Do tipo, se o Youtube não tivesse outras opções de codec até entenderia essa situação, mas é só teimosia burra dele em não ver que o equipamento consegue roda melhor outros codecs de vídeo do que o VP9 e o AV1.

Quem sabe na próxima geração vemos esses codes no rasp e esse problema some.

será que quando os drivers estiverem maduros o suficiente, PI 4 será capaz de rodar videos em 720p no YouTube? Tendo em vista que não é só o vídeo que ele tem de lidar. Tem mais um zilhão de javascript no YouTube. hahaha

Resolvido esse problema, vai rodar tranquilo, eu diria até 1080p. A CPU do Pi 4 é bem decente (Cortex-A72 Quad Core, 1.5 GHz), mais potente que a CPU de muitos dongles e set-top-boxes disponíveis no mercado (supera todos os Fire TV Stick da Amazon, por exemplo).

Se quiser elevar ainda mais o nível, com refrigeração adequada você consegue ultrapassar facilmente a barreira dos 2 GHz no Pi 4. Se for no Pi 400 então, nem cooler precisa por conta do heat sink gigante que tem dentro…