Quem tem medo de NFC? As verdades e os mitos sobre pagamento por aproximação

6 curtidas

“Me foi informado que não poderiam fazer nada, já que o cartão estava comigo e a compra havia sido feita por aproximação. Quando fiz o cartão, não me foi repassada essa informação de que o mesmo seria por aproximação. Caso soubesse, jamais teria feito, pois vejo constantemente as fraudes e ataques feitos contra quem possui cartões com essa facilidade.”

Ata, como se não fosse preciso utilizar a senha na primeira compra por aproximação. Esse aí tá dando um de desentendido.

4 curtidas

Optei por desativar essa função no meu cartão, melhor perder alguns segundos a mais digitando a senha do que ter futuras dor de cabeça com o NFC. O meu maior medo era e se eu perder o cartão ? As vezes fico horas sem visualizar as notificações do celular, imaginem se nesse meio tempo fosse feitas compras com o cartão? Mesmo tendo um limite para compras sem a solicitação de senha, dá pra fazer um grande estrago comprando de 100 em 100 em vários estabelecimentos.

O esquema de passarem uma maquininha perto de você sem você notar e cobrarem do cartão com NFC ativado provavelmente é mais comum (o que não quer dizer que é comum) em grandes eventos, como festivais e convenções. Se não me falha a memória, as primeiras (e únicas) notícias que eu li sobre esse tipo de golpe foi dizendo que aconteceu em algum evento de música (acho que o Lollapalloza de 2018 ou 2019).
Outro golpe que deve ter saído até aqui no TB é o da máquina com a tela quebrada. Vai pagar via aproximação, a tela da máquina está quebrada, o golpista coloca um valor mais alto e a vítima paga sem questionar.

3 curtidas

Quem acredita nesse golpe de NFC é quem também acreditou em Ratanabá

3 curtidas

Há algumas medidas que podem ser implementadas pra evitar dores de cabeça. A primeira é limitar o limite do cartão de crédito. Assim, ainda que alguém aplique esse tipo de golpe, o valor é irrisório (isso serve até para golpes com clonagem de cartão ou uso indevido por terceiros na internet). Mas ainda assim pode ser custoso, então temos a segunda opção: se for possível, deixar os cartões em casa, e levar apenas o celular com os cartões cadastrados em algum sistema de pagamentos (Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay). Dessa forma, a digital ou senha é sempre solicitada na hora do pagamento (pelo menos com o Samsung Pay é assim, mas já vi dizerem, aqui mesmo na Comunidade, que o GPay não solicita a senha, quando o aparelho está desbloqueado, e não sei se dá pra desabilitar isso).

Se nenhuma das soluções for possível ou for trabalhoso demais ou não for conveniente pro usuário, o jeito é desabilitar a aproximação, e seguir a vida usando senha com a inserção do cartão mesmo.

2 curtidas

Eu muito raramente uso NFC dos cartões porque deixo no Samsung Pay. Esse pede a senha ou a digital antes de encostar o celular.

O cartao da Nubank permite desabilitar, mas o Itau Click não. Esse ultimo eu deixo em casa e só uso quando for altamente necessário. Deixo tudo na senha se o celular não for opção ou não for seguro. (Ok, no Brasil não é seguro nem na propria casa)

Quem disse que precisa de máquina adulterada quando se tem laranjas usando cnpj quente pra receber todas aa transações? O esquema é sempre bem montado. Vai rastrear vai, mas até lá já será tarde demais.

O problema se for ver nem é a tecnologia, são as pessoas mesmo.

2 curtidas

Boa tarde a todos. Adotei uma dica simples de proteção e que recomendo. Comprei e uso uma carteira com proteção RFID . Há diversos modelos que variam em todos os valores.
Ela guarda e protege os cartões fisicamente e ainda impede a leitura dos mesmos pelo sistema nfc enquanto estão dentro dela. É bem legal.

3 curtidas

So quando foi desbloqueado recentemente, acho que se passar uns 10 minutos do desbloqueio ele ja pede a senha/digital. (Pelo menos é assim com o meu j7 pro)

3 curtidas

Como disseram, cadastrar um cartão e usar o celular pra pagar via Google Pay/Samsung Pay é bem mais seguro, principalmente o último que sempre exige senha, motivo pelo qual eu só uso ele hoje.

3 curtidas

Hoje em dia, quase 100% das minhas compras são com NFC.

Samsung Pay e muito eventualmente o próprio cartão. Não me lembro a última vez que paguei inserindo o cartão na máquina.

1 curtida

O maior problema é para quem recebe, meu pai tem franquia de restaurante no mês ao menos uns tres estornos sao feitos por debito ou credito suspeito e como proceder? Nao existe meios, hoje ele deixa o nfc desativado no sistema.

2 curtidas

O meu cartão da Porto Seguro tem aproximação.

Quando liguei para desabilitar, a informação que me passaram era que “não tinham registros de problemas, no uso”.

Passei a usar, já há bastante tempo.

Nunca tive nenhum contratempo com isso.

1 curtida

Eu gosto da aproximação é rapido e seguro para mim. Na minha cidade interior não é tão perigoso assim. Mas precisa de medidas para evitar algo. Limitar o valor disponível. E outra, tenho 03 cartões e só uso no dia a dia, aquele não vinculado a minha conta salário. Sendo nubank.

1 curtida

Uso NFC para praticamente tudo (Google Pay). Acho ótimo não ter que tirar a carteira da mochila.

3 curtidas

Meus cartões(os que eu mais utilizo) ficam no Samsung Pay Vlw Flw

3 curtidas

ahahahahahahahahahahahahah aí é foda.

Pô mas aí é o mesmo que você ir na cadeia e perguntar se tem alguém culpado.

Óbvio que eles não vão colocar uma função e depois falar para o cliente que possuem registros de problemas com ela.

1 curtida

Tem como usar o Samsung pay nas maquininhas?

1 curtida

Só encostar o celular Samsung com NFC e usar

2 curtidas