Quanto devo cobrar para escanear documentos?

A 2 meses abri uma loja de informática no meu bairro, e vendo produtos e ofereço alguns alguns serviços, e gostaria de saber quanto cobrar para escanear documentos

1 curtida

A precificação é uma ciência. Depende de muitos fatores. Se você estivesse em frente a um Fórum, por exemplo, poderia cobrar virtualmente “qualquer” valor, pois seus clientes estariam com urgência. No seu bairro, talvez dependa mais da classe social da maioria. Uma faixa de preço aceitável estaria entre 2,00 e 5,00 por página.

5 curtidas

Depende. Tu tem de ver algumas coisas: Qual é o poder aquisitivo do bairro? Resolução do scan? Outra coisa é como tu entrega o item escaneado? Grava em CD? Manda por email? Por whats? Grava no pendrive da pessoa? Tudo influencia.

Mas, se fosse para entregar num pendrive da pessoa, eu cobraria 3 reais por folha. 10 folhas por 25, 20 por 35. etc. Mas ainda sim seria meio caro. Com 100 folhas avulsas, já dá para comprar um scanner decentezinho.

4 curtidas

3 reais a 5 reais por folha? Caramba em que mundo vcs vivem? Kkkk

Se for em bairro 1, 50 ou 2 reais por folha já é caro…

13 curtidas

Encontrar preços pra esses serviços online é um saco, mas achei de 3 empresas diferentes.
Um cobra R$2 por folha A4, outro cobra R$1,50/A4 e o último cobra R$1/A4.
O preço aumenta quanto maior for a folha (o primeiro cobra R$12/A0, o último R$5/A0, por exemplo).
O mais barato é de Minas Gerais e os outros dois são de São Paulo capital.

O ideal é fazer o que já disseram, olhar a concorrência na região para balizar o seu preço.

2 curtidas

Eu pensei a mesma coisa. Eu pensei que fosse ver algo na casa dos centavos e as sugestões foram até 5 reais :stuck_out_tongue_winking_eye:.

Mas enfim, eu concordo com @Keaton: teria que saber a resolução/qualidade do scan, se é colorido ou preto e branco, como entrega, de repente fazer um desconto por quantidade, e pesquisar a concorrência local para ver qual o valor que estão cobrando.

6 curtidas

Gente muito obrigado mesmo, me ajudaram bastante.

É caro mesmo.
Se a pessoa tem pouca infraestrutura e faz manualmente, dá trabalho, se forem muitas páginas.
Se for com um scanner mais profissional, há o custo desse equipamento, que puxa e scanneia tudo automaticamente.
Então não tem milagre…

Mas, considerando q todo mundo tem um celular com câmera hoje em dia, se for coisa pouca, tipo digitalizar 3 ou 4 folhas, mais fácil instalar um Camscanner qualquer, que mesmo com uma câmera fraquinha, o resultado vai atender.

Agora, se o volume de folhas é grande, fazer pelo celular é trabalhoso demais…

2 curtidas

Rapaz, lendo aqui fiquei na dúvida se o pessoal tem celular. E sabem que existe app que faz isso?? :scream::scream:

O único sentido disso é se você faz esse serviço pra criar uma mídia especifica (cd, pendrive) e cobra mais pela mídia em si do que pelo serviço

Ah claro, isso fora de A4/A3 né! Obviamente

2 curtidas

Para A0 até não tá caro. Precisa de um scanner imenso (e caaaaaaaaro) pra A0 ou muita habilidade. Se não fica um cocozão. hahaha

2 curtidas

Essa também é uma opção. PORÉM se tu visse a desgraça que o meu Redmi 7 faz, tu não diria isso… hahaha é triste.

1 curtida

Da onde a galera tá tirando esses preços socorro kkkkkk. Cópia então devem querer comprar 17 reais/folha.

2 curtidas

Se for A0, tá barata. Barata não, praticamente pagando para trabalhar.

Falando, pois já trabalhei em papelaria que fazia isso.
Há 10 anos atrás o valor era entre 1,00 até 1,50 (lembrando que esse tipo de tecnologia era menos acessível.
Hj em dia que até celulares fazem isso acho que o valor de 1,00 seria valido. Agora se for para colocar em CD (alguém usa ainda?) ou pendrive (tendo que comprar) inclui o preço da gravação (caso CD) ou da compra dos mesmos

3 curtidas

eu uso a câmera do zenfone max pró 2 que é um lixo e a coisa fica boa com o camscanner

1 curtida

Falei o Camscanner pq foi o q lembrei na hora.
Mas ele não é grátis e deixa marca d´água.

Usei por um bom tempo o Scanbot (tinha a licença).
Mas ultimamente estou usando o scan do OneDrive mesmo, que é sem frescura e tem uma qualidade q me atende, além de já jogar na nuvem (o q os outros fazem tb).

1 curtida

Fica boa nada. hahaha
Mas o Zenfone tem camera MELHOR que o Redmi 7.

Eu tenho ele pago. haha
É o único que acerta as bordas do papel sem muito ajuste.

Eu uso o Office Lens que funciona perfeitamente. O Adobe Scan também funciona muito bem. Mantenho ambos instalado no meu celular, mas praticamente só uso o Lens. Ambos são free.

Com relação ao assunto do tópico, acho que entre R$1 a R$1,50 por folha um preço justo, se for pra colocar no pendrive do cliente a imagem escaneada.

Vai depender um pouco de sua clientela (bairro mais simples, bairro nobre, bairro mais comercial) e ainda da concorrência (quanto os demais estão cobrando?). Além disso tem que pensar no investimento que você fez (foi um equipamento muito caro?) e o preço de custo para manter esse seu comércio aberto (despesas com energia, água, telefone, impostos, etc).

Lembre-se também que por estar começando você precisa atrair os clientes e não afastá-los, cobrar muito caro pode prejudicar com outros serviços no futuro.

Você eventualmente pode fazer uma tabela que o preço vai decrescendo com a quantidade contratada.

E para finalizar, sempre trate bem seus clientes, isso faz muita diferença.

3 curtidas

Da menos trabalho fazer uma cópia do que escanear/digitalizar um documento, um sai do jeito que tá ali, sem muita frescura e nem precisa de um computador, só uma multiguncional, o outro envolve salvar o arquivo (as vezes fazer algum ajuste) e enviar pro cliente.

1 curtida