Quantas horas vocês ficam conectados?

Minha rotina começa as 05 da manhã me conecto para ler notícias, acessando até entrar no carro, oops uso no banheiro também, inclusive já tomei banho mexendo no celular. Chego no trabalho me conecto, almoço também fico conectado, na parte da tarde também, de volta pra casa nos semáforos dou uma olhada melhor. Academia também, e antes de dormir também.
Bem estimo que fico conectado umas 16 - 18 horas por dia. Eu não sou violento, não tenho tremeliques, mas eu sou viciado?

3 curtidas

Penso que você esteja falando de smartphone, porque a violência e os tremeliques entraria nisso?

1 curtida

Rapaz, isso tem a ver com você tentar fugir do tédio se entretendo com alguma coisa. Sintomas de ansiedade. É um problema que pode trazer danos à saúde. Procure sobre sistema dopaminérgico e como ele tenta entrar em equilíbrio cada vez que vc tenta dar uma resposta aversiva ao tédio durante o dia.

Eu me policio pra não estourar 7 horas diárias de uso do smartphone e ainda acho muito, quem dirá mais que o dobro, como no seu caso. Sim, é vício e vc precisa cuidar disso urgentemente.

1 curtida

O tempo todo… Até de madrugada! :dotted_line_face:

Acho que o Tecnoblog é o pior lugar para se procurar conselhos que tu devia pedir para um psicologo… Sério, se tu começou à se preocupar que isso possa estar te afetando negativamente de alguma forma, tenta falar com um psicologo. Eles te ajudam, sério.

3 curtidas

Acrescentando o Keaton descreveu, terapia também ajuda. Procura um aí perto de você e marca um consulta e fala para ele/ela o que esta te afligindo. E depois nos conta como foi se quiser falar

1 curtida

Posso afirmar que fico conectado mais de 10 horas no smartphone.

Em tese, estou conectado 24h.
Mas estar conectado não me impede de jantar com a família, almoçar com algum colega de trabalho, enfim, interagir com quem convive comigo.

Profunda falta de respeito vc estar numa mesa e o outro de cabeça baixa mandando msg no celular.
Se isso te afeta, precisa ser revisto. Mas de modo geral, estamos conectados seja pra lazer ou trabalho.

Dos jovens que eu conheço, eu devo ser o mais desconectado. Eu definitivamente não consigo aceitar o fato de que passar horas rolando o feed infinito é normal. Comprei um N95 pra deixar o smartphone mais longe (e pra programar pra ele, como faziam os incas), desinstalei todas as redes sociais e só uso no navegador e eu me sinto mais produtivo com o que faço no meu tempo livre (Estou aprendendo uma nova língua). Recomendo assistir Why Boredom is Good For You - YouTube e também ouve o tecnocracia - tem no spotify e outros.

Basicamente eu ficava cansado de tanta informação que eu recebia o dia inteiro, era basicamente que nem você, no chuveiro e usando o celular. Se isso te incomoda, tem um caminho, se não, basicamente você só não tá fazendo o melhor com seu tempo na minha opinião, o que não é nada demais no fim das contas.

Difícil mensurar o quanto eu fico conectado, já que trabalho conectado e, no meu período de descanso à noite, também acabo ficando um pouco conectado - apesar de buscar fazer outras coisas.

Creio que você já respondeu a sua dúvida. Se você chega a ficar pegando o celular no banho, quando está parado no semáforo, já é algo preocupante.

Eu, particularmente, não pego o celular pra ver redes sociais antes de tomar meu café em paz assistindo TV. No meu horário de almoço, sem celular também, deixo ele no quarto enquanto eu como e assisto às notícias. Claro que a rotina de ninguém é igual, mas são exemplos do que eu pratico de forma com que faça que eu fique menos ligado no celular. Tente impor alguns limites a si mesmo, pois nada é tão urgente que você não possa ficar um pouco desconectado sem se preocupar.

Fico muito tbm, bem mais do que gostaria; não conto as horas pra não ficar pior mas tranquilamente passa 6-8h entre uma “olhadinha” e outra.

Como diria aquela musiquinha do meme/reels em espanhol “já trabalhei por 30 minutos agora está na hora de dar um descanso de 3 horas”. Sad but true.

Meu celular sempre mostra na media 5 horas diárias de tela ativa, se juntar o PC da umas 7 horas total, diversao como responder foruns da uns 40 minutos deste tempo.

Eu devo passar umas 16 ou 18h também, pois meu trabalho é em negócios digitais, e meu principal entretenimento nesse mundo pós-COVID é também na internet.

É… Acho que aqui já extrapolou um pouquinho, não?

Fora isso, acho que o resto do seu conectado não é tão anormal.

O pessoal já trocou a revista do banheiro e o jornal (de papel) do almoço pelo smartphone a muitos anos.

O entretenimento principal sempre foi a TV, agora com o streaming você também fica conectado, seja numa Netflix ou TikTok no seu momento de relaxamento pessoal.

Se você precisa de música para se motivar na academia, podcasts para se distrair ou vídeos para enganar o cansaço, também vai estar conectado nos treinos.

Se usa no carro, espero que não seja com as mãos e em movimento. (Veja o que aconteceu com o Doutor Estranho, sério, isso não acaba bem uma hora ou outra)

E antes de dormir é normal para checar algo importante, programar alarmes, conferir a agenda do dia seguinte, etc.

Enfim, estar conectado não é o problema, ficar conectado em detrimento de comer, tomar banho, cuidar dos filhos, etc é que vira algo preocupante.

Se você não chegou nesse nível, creio que seja só mais uma pessoa normal do mundo moderno.

Eu já vejo isso como normal a muitos anos. Era um grande frequentador de restaurantes no mundo pré-COVID, e não foi uma ou duas vezes que vi um casal de frente um para o outro conversando pelo smartphone.

1 curtida

Acho patético isso (o casal, claro).

3 curtidas

Eu estou em tese 24h conectado, nunca desligo a internet do telefone.
Agora que estou desempregado fico de 10 a 13h na internet, mas hoje consegui um emprego e sei que vai diminuir drasticamente.
Em encontros sociais não mexo no celular, converso com as pessoas e deixo o celular de lado, quando saio com meu marido, nós conversamos o tempo todo, só no ônibus que a gente bota a cara no celular e fica sem se falar kkkkkk

4 curtidas

Meu último emprego foi de garçom, como todos os outros anteriores, e é de praxe isso, observava muito clientes, principalmente casais, primeira coisa desagradável, sentarem um do lado do outro ao invés de um de frente pro outro pra conversar olho no olho, segunda coisa, nem sequer conversar, o tempo todo no celular, tiram uma foto sorrindo e logo após ambos fecham a cara, é ridículo e parece infeliz.

3 curtidas

A era pós-modernidade das redes sociais descrita em uma frase:

Sentar no lado: é para ver um jogo, televisão ou jogar; numa padaria ou bar que come ou bebe no bancão; em um banco ou situações que não tem como.

Em restaurante como você mencionou, vejo bastante, e não vejo sentido.

Se isso não foi uma hipérbole, mesmo sem possuir qualquer graduação na área da saúde posso fazer o diagnóstico de vício, com toda certeza.

Brincadeiras à parte, por mais que isso não atrapalhe sua vida e não te traga resultados ruins agora, acredito que o melhor a se fazer é ao menos se perguntar se de fato é necessário estar tão conectado assim.

E o principal, se tirar o telefone durante o seu caminho de carro por exemplo, você vai sentir falta? Se a resposta for sim, sinto lhe dizer, mas é vício de fato.

Para não ser um vício, é quando você consegue viver sem, mesmo que por curtos períodos. Seu relato inteiro leva a crer que é um vício, mas pode ser apenas um trabalho, uma conversa com amigos ou qualquer outra atividade, então PODE ser normal.

1 curtida

Aqui fico conectado 24h (não vejo necessidade de desligar o roteador), depois que chegou ADSL fica sempre conectado né. Na época da discada era assim:

Seg. à Sex.: 00:00 até 06:00
Sab. 14:00 até 06:00 de Segunda.

Abraços.