Quando a operadora acha que você consumiu internet demais

De novo vou repetir isso aqui:

2TB dá pra consumir em coisa de 4h30 com um plano de 1Gbps, é uma fração tão ínfima do tráfego teórico total que é ridículo.
Se estão vendendo uma pacote com maior banda, é de se esperar que o consumo também suba, seja por que qualquer download será mais rápido, seja por que fica mais fácil acomodar mais dispositivos trafegando dados ao mesmo tempo.

O convidado traz um levantamento do tráfego médio, mas sem ter mais detalhes, não dá pra traçar conclusões sólidas. Gostaria de saber o perfil de uso por faixas de velocidade, por exemplo. Desses 0,13% dos usuários que ele alega terem usado mais de 2TB, quantos estão nos planos de velocidades mais altas (que vão ser uma porção menor da carteira de clientes por serem mais caros)? Quantos % dos clientes das velocidades altas usam 2TB ou mais?

E como o texto do colega @josuedeoliveira mesmo diz (e eu concordo):

Também é importante destacar que a TIM aplica a cláusula dos 2 TB de maneira igual em planos muito diferentes. Você pode assinar uma banda larga de 300 Mb/s ou uma de 2 Gb/s que o limite será o mesmo. Pode-se argumentar que o perfil de usuário difere bastante nesses casos, e que, para velocidades mais altas, faria sentido aumentar também o limite.

Francamente, o tráfego máximo deveria ser diretamente proporcional à banda contratada, e ter um piso mínimo.

E, bem, até mesmo o relatório da OpenData citado aponta que o tráfego mensal está aumentando e que a quantidade de usuários trafegando mais de 1TB subiu (para 18,7% dos usuários, o que é praticamente UM QUINTO do total). E 3,4% trafegam mais de 2TB. Não são números irrelevantes

5 curtidas