Quando a operadora acha que você consumiu internet demais

Resta saber quanto % dos que utilizam mais de 2TB faz uso irregular do serviço.

É muita sacanagem isso. Tomara que o Procon ou Anatel tome providências.

Só agora, no meu uso normal em quase idle, tenho cerca de 412 conexões abertas (uso bastante IoT em casa).

Sem falar da franquia de dados. 2TB eu consumo só com minha câmera IP remota que fica na fazenda, salvando dados remotamente aqui em casa.

Pra piorar, eles comercializam planos de até 1Gbps, então querer limitar todos planos a essas franquias ridículas é o cúmulo. É como dizer: você tem 1Gbps de velocidade, mas não pode usar, ok?

5 curtidas

400 ? Eita

Os dois tera é de uma única câmera? E qual qualidade é a câmera ?

Não foi um valor exato, já q nunca calculei, mas não é difícil de imaginar isso.

Uma câmera Full HD em H264 consome por volta de 2~3Mbps de banda. Fazendo os cálculos, isso corresponderia a 0,92TB por mês, quase da metade da franquia da TIM.

Ou seja: se vc ter duas câmeras IPs Full HD com gravação remota, já excederia a franquia da TIM em um mês. Agora vamos lembrar que hoje em dia várias câmeras já até oferecem serviços de gravações remotas no próprio dispositivo, como é o caso da Intelbras ou câmeras chinesas baratinhas.

No meu caso, tenho muitos devices IoT, por isso tenho muitas conexões abertas também. E olha que meu uso é puramente residencial

2 curtidas

De novo vou repetir isso aqui:

2TB dá pra consumir em coisa de 4h30 com um plano de 1Gbps, é uma fração tão ínfima do tráfego teórico total que é ridículo.
Se estão vendendo uma pacote com maior banda, é de se esperar que o consumo também suba, seja por que qualquer download será mais rápido, seja por que fica mais fácil acomodar mais dispositivos trafegando dados ao mesmo tempo.

O convidado traz um levantamento do tráfego médio, mas sem ter mais detalhes, não dá pra traçar conclusões sólidas. Gostaria de saber o perfil de uso por faixas de velocidade, por exemplo. Desses 0,13% dos usuários que ele alega terem usado mais de 2TB, quantos estão nos planos de velocidades mais altas (que vão ser uma porção menor da carteira de clientes por serem mais caros)? Quantos % dos clientes das velocidades altas usam 2TB ou mais?

E como o texto do colega @josuedeoliveira mesmo diz (e eu concordo):

Também é importante destacar que a TIM aplica a cláusula dos 2 TB de maneira igual em planos muito diferentes. Você pode assinar uma banda larga de 300 Mb/s ou uma de 2 Gb/s que o limite será o mesmo. Pode-se argumentar que o perfil de usuário difere bastante nesses casos, e que, para velocidades mais altas, faria sentido aumentar também o limite.

Francamente, o tráfego máximo deveria ser diretamente proporcional à banda contratada, e ter um piso mínimo.

E, bem, até mesmo o relatório da OpenData citado aponta que o tráfego mensal está aumentando e que a quantidade de usuários trafegando mais de 1TB subiu (para 18,7% dos usuários, o que é praticamente UM QUINTO do total). E 3,4% trafegam mais de 2TB. Não são números irrelevantes

2 curtidas

Moro em apartamento, uso a internet das 08:00 horas da manhã até as 01:00 horas da madrugada. Computador ligado o dia todo, Tv 4K, dois iPhones. Consultei agora o consumo da minha franquia e posso afirmar que esse limite de 2 TB é suficiente para a maioria dos usuários.
Sou um crítico chato na maioria das vezes más concordo que usar mais que 2 TB é um exagero e deve ser diferenciado dos usuários comuns.

1 curtida

Vixi, tenho 500MB da Claro e uns 20TB upado em torrent, vou ficar esperto. Se bem q nunca encheram o saco meu por causa disso, sempre d boa.

2 curtidas

20 tera upando, a sua última preocupação é o que claro acha kkkkkkkk

1 curtida

a PF lendo isso: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sem contar que ele é um guerreiro, pra conseguir upar 20TB na Claro, a única grande operadora com velocidade de upload pífia kkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Kkkkkkkkkkkk isso verdade
Tem outro detalhe

A claro gostava de derrubar a velocidade da internet quando usava muito torrent

@naldis a sorte que a PF tá ocupada com a “greve branca”

Aqui em casa com 7 moradores usamos 3TB média/mês de download, sem contar o upload. Temos um plano com um provedor local de 500MB. Se isso se espalha vai ser complicado pra casas com muitos moradores ou dispositivos. Ainda mais com IPTV e streaming em 4K.

1 curtida

Eu uso cerca de 1 GB/h quando assisto um vídeo na resolução HD (1920 x 1080). Esse valor seria ainda maior assistindo um vídeo em 4K, que considerando o mesmo nível de “compressão”, resultaria em um consumo de 4 GB/h.
Logo, o valor de 2 TB de consumo, apesar de estar hoje um pouco desviante do normal, é algo perfeitamente factível para o uso de um usuário médio, em especial se considerando uma rede compartilhada entre uma família.

Se tinha a mesma problemática nos primeiros tempos de internet “limitada”. A franquia tendia a ir rapidinho, a ponto de eu usar pacote de dados supostamente para modem no celular e a franquia teoricamente pra uma semana ou um mês ir em algumas horas.
Hoje o limitante maior é o padrão de uso e a capacidade de armazenamento dos dispositivos. Caso aumente o uso principalmente de jogos ou plataformas de streaming utilizando do potencial das telas em 4K, 8K ou até mesmo 16K, as limitações de banda vão ficar bem expostas.

Não existe limite de dados trafegados nas empresas de quem compra banda no atacado. E isso desde praticamente sempre. Só que as operadoras nunca compram banda de acordo com a quantidade de assinaturas que oferecem. Uma “conta de padeiro”: com as teles sendo obrigadas a oferecer 50% de banda 24/7 (não sei a quantas anda isso mas a ANATEL soltou uma norma tempos atrás em que a quantidade de banda mínima que as teles tem que oferecer progredia ano a ano). Daí a TIM (ou qualquer outra operadora) vai comprar banda pra oferecer, digamos, 1000 assinaturas de 1GB. Basicamente tem que comprar 1TB no atacado. Mas ela compra 500GB ou menos porque conta com as questões de ter banda suficiente pra cumprir as metas da ANATEL e nessas 1000 assinaturas as pessoas vão usar a banda ao máximo coisa de 24 horas em 30 dias.

Trocando em miúdos: as teles NÃO tem banda pra atender 100% dos usuários em 100% da banda contratada. Se todo mundo resolver usar a banda por completo o que eles tem a oferecer de fato sequer vai bater nos 50% da ANATEL e eles se lascam com multas e restrições como não poder vender mais assinaturas. Daí pra mitigar isso e manter os usuários “na linha” eles inventam “franquias de dados” pra que eles tenham uma saída pra que isso não aconteça.

Ou mais resumidamente ainda: vendem o que não podem oferecer e limitam a quantidade de dados trafegados pra que não tenham problemas com a ANATEL.

3 curtidas

volto a repetir

1 curtida

ninguem ta pedindo internet de 2gb, se eles(falando da TIM) gastaram dinheiro com isso em vez de resolver os problemas com a banda de 1gb pra baixo, isso nao aconteceria, ela que se vire.

Sabe qual é o limite de fraquia obrigatorio para a internet ?
R) A velocidade da internet dividido por 8 multiplicado por 60 segundos multiplicado por 60 minutos multiplicado por 24 horas e por fim multiplicado pelo número de dias do mês.
Essa é a fórmula que determina a franquia da internet!

2 curtidas

E ja ia me esquecendo, Pra comprar a Oi tem bilhoes, pra manter a rede prestavel, NAO.

E a Oi Fibra segue tendo franquia ilimitada descrita no site(por enquanto)