Qual um roteador mesh bom pra Vivo Fibra? (2023)

Oi gente, eu vi o vídeo do tecnoblog sobre o google wifi, e fiquei surpreso de ver que ele é ultrapassado… Ele custa mais de 1000 reais mas nem wifi6 tem.
Eu estou procurando um roteador mesh bom pra uma casa de 2 andares que não “brigue” com wifi de vizinhos. O uso dele é pra netflix e games. O sinal da vivo fibra mal alcança o 2º andar da nossa casa. A velocidade fica apenas em 5 megas de 300 disponíveis pela vivo fibra. É impossível ver netflix lá em cima. A casa tem 130 metros em cima e 200 em baixo. Ela é muito comprida o que deixa a internet lenta em extremidades opostas da casa.

Eu uso uma única torre do TP-Link (DECO M3), deixando no modem xingling da operadora só a rede cabeada.

Isso já a uns dois anos.

Zero de problemas.

Investe em algum mesh de qualidade (eu dou fã da tplink) que seu problema vai resolver. Se você parar pra pensar que isso não é nem 1% do custo da casa e que vai durar anos, não é caro. Começa com 2 ou 3 e se for precisando vai comprando mais.

Ou pelo tamanho da casa, já parte pra algo profissional (vê o EAP245 ou EAP610(ou maior) que também vai ficar excelente)

Casa de 2 andares, a primeira recomendação é passar um cabo entre o ponto de internet no primeiro andar e algum ponto no segundo, depender de enviar o sinal sem fio para o segundo andar vai perder muito desempenho.

Depois disso, ai vai do orçamento, se quiser algo melhor vai com os TP-Link Deco, se quiser algo baratinho, pega uns Huawei AX2s.

1 curtida

Essa única torre DECO M3 me atende no primeiro e terceiro andares, também (moro no 2o - residência unifamiliar).

Minha casa tem em torno de 120 m2, com 4 quartos.

Essa única torre cobre tudo isso.

Deve ter uns 20, ou mais, aparelhos ligados só no wi-fi.

Sugiro começar com uma torre, melhor que a DECO M3.

Deixe a rede cabeada no modem da Vivo e desative o wi-fi dele. É a torre mesh que vai gerenciar todo o wi-fi.

Pode ser que não venha a precisar da segunda, como é o meu caso.

Aqui o pé direito é de 3m (altura dos cômodos) .

Isso me faz lembrar que ainda tem AirPorts da Apple sendo vendidos por aí nesses preços exorbitantes, mesmo sendo, como os do Google, produtos defasados em todos os sentidos.

Aqui o terreno é de 5x30m de comprimento, casa antiga de 3 andares com paredes grossas, então uso um kit de 3 roteadores Tenda MW6.

O nó principal fica no térreo, no meio do terreno. O segundo está mais perto da frente, enquanto o terceiro está quase nos fundos, ambos no 2º andar.

Aqui também tenho uma Vivo Fibra de 300 Mega. Sem conexão cabeada, os nós superiores variam a velocidade entre 20-80 Mbps no download (variando entre as frequências de 2.4/5GHz) para dispositivos no mesmo nível. Cada nó consegue aguentar em simultâneo 2 streams 1080p + um 4K, além de 5-10 dispositivos pendurados sem problemas.

Afim de melhorar a estrutura, já que no futuro devo cada vez mais consumir em 4K os conteúdos, passei cabo cat7 entre todos os nós, e agora todos entregam a totalidade da velocidade contratada.

2 curtidas

Vocês acham que compensa contratar algum profissional pra fazer a instalação e planejamento de onde serão instalados ou quais serão os equipamentos?

1 curtida

Para quem tem domínio de rede (configuração do novo modem) e caso não precise passar cabeamento que demande quebra de paredes, etc, não precisa não.

Agora caso não se sinta seguro para configurar o novo modem e torres, é algo a pensar.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.