Qual SSD comprar para a Asus Prime A520M-E?

Não entendo muito bem de SSD, mas sei que M.2 é inferior a NVMe, mas ela não aceita esse padrão mais rápido infelizmente.

Qual seria o melhor SSD custo benefício para ela?

Pretendo colocar um Linux e uns joguinhos nela.
Queria pegar pelo menos um de 250GB.

Orçamento em torno do preço de mercado mesmo.

M.2 se refere apenas ao nome do conector. SSDs M.2 podem ser do tipo SATA ou NVMe, e a sua placa mãe aceita ambos os tipos.

Modelos SATA tem taxas de transferência limitados em cerca de 600 MB/s, enquanto os modelos NVMe são consideravelmente mais velozes, pois o NVMe é um protocolo baseado no PCI Express.

Entre os dois, eu iria de M.2 NVMe, até porque a diferença de preço entre um SSD M.2 SATA e um SSD M.2 NVMe costuma ser bem pequena hoje em dia…

2 curtidas

M2 é a entrada física, NVME é a interface de conexão, NVME é que nem o SATA, não tem relação com a entrada física como @mbc07 falou

SSD com entrada M2 tem que ter NVME, nível de transferência já vai pra casa de gigabyte, ja está em 7 giga, questão de tempo para ser o novo normal

A placa que vc mandou aceita. Como não tem valor de orçamento, pegaria esse SSD que tem um bom custo-benefício

https://kabum.com.br/produto/380744

Se tiver grana, pegaria da linha KC3000 da Kingston, só toma cuidado com a pirataria kkkkkk

Caramba, não sabia que ela aceitava NVMe.
Eu achei que estaria especificado.
Muito bom baser disso.

Outra dúvida que tenho é: esses SSDs precisam de dissipador? Se acham que seria uma boa, qual vocês recomendam?

Precisa não, dissipador só a nata, alguns já vem e hoje já vem na placa mãe. Precisa preocupar com isso não

Se tu vai pegar um SSD pequeno, vai de SATA 2.5", essa mobo deve ter umas 3 portas livres ainda… (Caso tu vá atualizar, é bem menos dor de cabeça transferir dados de SATA 2.5" pra NVMe que de NVMe pra NVMe… )
Em placa mãe com apenas 1 slot M.2, eu só aconselharia tu pegar NVMe se tu fosse para 512GB/1TB… ainda mais se for pra jogo.

Tem de levar em conta se o CPU tem PCIe 4.0 pra isso… caso contrário vai ser 3500 max. Metade da série 5000 não tem. 5300, 5500, 5600G, 5600GE, 5600GT, 5700 (SIM, o 5700 sem X é Cezanne), 5700G, 5700GE, 5700GT… Cezanne nenhum tem PCIe 4.0.

Nessa A520M-E não… mas dependendo do SSD, precisa de dissipador sim. PCIe 4.0 x4@4.0 x4 já começa a precisar.

1 curtida

Vai de NVMe, é mais rápido. E essa placa aí só suporta PCIe 3.0 mesmo, então você não precisa de nenhum SSD super-duper-chique.

Aí é os tops

O q mandei mesmo é 3 500 de leitura

Eu sempre prefiro pegar os com maior velocidade (e que caibam no orçamento), pois se eu trocar de placa para uma que suporte mais velocidade, já terei um componente compatível.

4 curtidas

SSD recomendo um desses:

Custo Benefício (mas é SATA):
https://www.terabyteshop.com.br/produto/17286/ssd-adata-su800-1tb-sata-iii-leitura-560mbs-e-gravacao-520mbs-asu800ss-1tt-c

Alto desempenho e grande espaço (mas é mais caro):
https://www.terabyteshop.com.br/produto/18732/ssd-adata-spectrix-s20g-rgb-1tb-m2-2280-nvme-leitura-2500mbs-e-gravacao-1800mbs-aspectrixs20g-1t-c

Sim, é um ponto válido se tu planejar fazer o upgrade em tipo 3~6 meses. (convenhamos que geralmente não se compra uma placa mãe para trocar em 3~6 meses… é uma economia meio burra… melhor colocar 1x RAM e depois colocar os outros)
Se o upgrade for pra depois de 1 ano, 1.5 ano, o extra que pagou pela velocidade provavelmente será suficiente para comprar um SSD do mesmo modelo com o dobro da capacidade… Agora, se tu leva 2 ou três anos, muda ainda mais.
Por isso eu defendo que se a placa mãe tiver apenas um NVMe, não vale a pena colocar SSD de 256GB ou menor só para economizar, não importa se é um Gen 7 de 256GB (não que tenha). Melhor colocar um SATA 2.5" e quando tiver grana enfia o SSD mais rápido e deixa de uso exclusivo pra jogo e etc sem o Windows comendo ciclos… ainda mais em DRAMless…

Se não for pra coisa hardcore (jogos pesados, transferencias massivas de dados, edição e etc), a maioria das pessoas nem vai sentir muita diferença entre um Gen 3 e um Gen 5.

Além disso, A520M-E não é uma placa mãe tão ruim… é bem usável. (desde que a bateria do CMOS não morra…)

1 curtida

É que não fica claro se é uma placa que o user vai comprar ou se ele já tem ela e quer trocar o HDD por uma solução mais rápida.

Não entrei no mérito capacidade, pois isso é relativo de cada usuário.
As vezes é necessário grande capacidade de armazenamento (e consequentemente não é necessária tanta velocidade). Outras vezes 512Gb já bastam, e nesse caso, melhor pegar um com velocidade mais rápida do que comprar espaço de sobra e ele ficar inutilizado.

Aí você vai falar “mas pra quê comprar um tão rápido se não for utilizar na velocidade máxima?”, porque ele trabalhando abaixo do limite superior, vai esquentar menos, a carga de trabalho tende a ser cumprida mais rápida e por fim o desempenho máximo (praquele sistema) vai ser sustentado por mais tempo.

2 curtidas

Ok, pessoal, após ler as respostas, estou considerando pegar um SSD maior.

Eu já uso um SSD Sata de 250GB.

Eu já queria pegar um maior há um tempo, e meu HD secundário de 500GB está morrendo, então acho que pode ser uma boa pegar um de 1TB de uma vez.

Meu Ryzen 5600X suporta PCIE 4, mas acho que (por enquanto) vou pegar um 3.0 porque a diferença de preço ainda é significativa.

Talvez deixar o SATA para o Windows e o NVMe para jogos etc.

Agora, alguém tem alguma recomendação de dissipador? Acho que me dará mais segurança de que o SSD não será fritado, até porque ele fica bem perto da GPU.

Essa afirmação sua parece de leigo de uns tempos atrás que falavam que “computador tem que ter HD de NO MÍNIMO 500Gb”, sendo que 99,9% delas não usam nem 10% dessa capacidade.

Ainda mais hoje em dia que tudo é na nuvem, conta nos dedos quem precisa de muito espaço de armazenamento, e quem precisa certamente tme conhecimento além do básico pra saber disso.

Eu trabalho com compra de usados dou uma reformada e revendo, geralmente coloco SSD de 128Gb ou 256Gb, todo mundo que não entende acha pouco e sempre falo que se um dia ele conseguir ocupar eu dou um com o dobro da capacidade, em anos isso nunca aconteceu.

2 curtidas

Você instala no NVMe todos os programas que você quer que carreguem/rodem mais rápido. Se o Windows não está nessa lista, pode deixar no SATA, mas eu acho meio sem sentido.

SSD maior geralmente é mais rápido, além de durar mais.
Agora valer a pena ou não vai muito de cada um, mas como o rapaz ali quer usar pra instalar jogos, faz sentido pegar um SSD maior tanto pela velocidade, quanto por poder deixar mais jogos instalados ao mesmo tempo.

Ai sim vai com NVMe mesmo.

Poxa, esse é o sonho de design… o SSD embaixo da placa de vídeo e não colocando o PCIe x16 um slot pra baixo e me fazendo perder um PCIe x4 como na minha B450M-DS3H V2… hahaha

Quanto a fritar SSD, acho pouco provável. Eu recomendaria um XPG (que não seja o SX8100, tem uma boa chance de DoA)… eu uso o S41 TUF Edition 512GB. A versão 1TB não é tão caro e não é DRAM-less. (comprei na pandemia, paguei caro demais…)

Então, se tu tivesse se dado ao trabalho de ler o tópico, tu teria entendido… mas enfim, releia -desta vez com o minimo de atenção- e entenda. hahaha
Tu está falando de usuário médio que não vai colocar jogo no PC… detalhão de ouro que tu perdeu logo no post original. hahaha

Se tal SSD estiver habitando o único slot NVMe da placa mãe… fico com pena dos coitados que tiverem de migrar os dados pro novo NVMe

Um case externo nem tá tão caro

Sim, sim… mas não é só o problema do case externo. É de tirar placa de vídeo, tirar SSD, colocar SSD, colocar placa de vídeo, colocar SSD no case, usar disco de boot pra clonar o externo, torcer pra copiar direito, mexer nas partições… etc… imagina o usuário normal fazendo isso.

Em se for só um SATA com OS, é só espetar o NVMe no slot (se não precisar tirar a placa de vídeo), formatar e bola pra frente. Nem precisaria reinstalar/transferir o OS se não quisesse…

Acabei comprando um de 512GB Lite da Kootion.


Eu achei que ele viria com aquele dissipador de calor, mas não foi o caso.
Vocês acham que é necessário colocar?
Meu PC:

A área onde o SSD é instalado:

Não. Talvez um dissipador nem caberia ali.