Qual smartphone ou marca vocês recomendam para quem quer ser usuário hardcore (Fazer root, instalar outros sistemas, ter camera 2 api etc...)?

Gostaria de saber quais marcas vocês acham as melhores para as pessoas que querem a grosso modo, “serem as donas do próprio smartphone” ou seja, querem poder instalar roms customizadas, querem poder ter acesso root, querem liberar funções bloqueadas pela fabricante e etc…?

Não sei exatamente quando meu dispositivo irá parar de receber update mas pretendo, quando isso acontecer, colocar uma rom customizada como a Lineage OS para dar uma sobrevida de updates nele, me ferrei muito no quisito fotos pois quero poder tirar fotos RAW e o sistema simplesmente não me dá essa função e quase tudo que encontro ensinando a resolver isso pede uma tal de “Camera 2 api” (algo que até hoje não ficou claro pra mim do que se trata) que aparentemente meu celular não tem e que precisaria fazer root para “liberar,” afinal, se esse negócio é tão importante porque a fabricante o bloqueia em uns aparelhos e outros não (pelo menos foi o que deu pra entender)?

Vejo Motorolas mais antigos que o meu smartphone mas podendo fotografar em RAW nativamente enquanto que eu fico preso ou há jpeg ou png e afins, também li um pouco em outros tópicos no fórum aqui e vi coisas que me deram a entender que que o chip exynos é muito ruim quando se trata desses assuntos por ter muitos bloqueios e etc…

Vi alguns rumores que uma Fabricante chamada OnePlus é muito boa quando se trata de Customização e etc…

Enfin o que vocês acham?

OnePlus, FairPhone e Pixel, provavelmente são os que vão ser mais fáceis de fazer root.
Os Galaxys com SD geralmente são mais fáceis de fazer root, mas não sei como está atualmente.

https://www.xda-developers.com/root/?newsletter_popup=1

Agora o que você consegue fazer com cada aparelho são outros quinhentos e você vai ter que pesquisar cada modelo pra ver qual deles atende exatamente os seus objetivos com o root.

1 curtida

Das que vendem no Brasil, Motorola. Só pedir a chave de desbloqueio e meter um fastboot OEM unlock.

Mas, bem, hoje em dia ter celular com root é pura chateação, um monte de app recusa a funcionar ou não funciona direito (streaming, bancos, até alguns jogos).
E se você rootear um Samsung, ferrou, você estoura o eFuse do Knox e é irreversível, e perde coisas como o Samsung Pay e o Pasta Segura.

E que celular você tem afinal? Mas pouco adianta ter root se não tiver uma implementação das APIs de câmera pra usar RAW.
Mas um monte de celular hoje em dia tem opção de RAW nas configurações da câmera.

1 curtida

Observação em relação aos celulares Samsung, apenas o app Stock da ROM STOCK da Câmera consegue usar 100% do sensor. QUALQUER outro app - mesmo o app padrão de uma Custom ROM - não vai ficar com qualidade igual

1 curtida

Streaming não funciona??? Como assim??

Galaxy A21s

Como assim? Isso num só se refere aos celulres com chip exynos?? Ainda tem isso? Qual a fonte dessa informação? Porquê isso acontece?

SD??? O que é isso?

SnapDragon

1 curtida

Se não recusar a instalar (Play Store até nem mostra alguns se detectar root) vai ficar com resolução limitada ou nem vai te deixar usar.

não só marcas, vc tem que olhar o modelo também, entra na rooms que vc quer instalar e ver os celulares que as rooms têm em comum.

as marcas que o @centauro e @evefavretto são as mais comuns, na última lista que vi, os aparelhos mais novos que vi das grandes marcas era o Edge 30 da Motorola e os dois pixels 7 do Google, todos do ano passado, tb tem o asus zenfone 8 que é vendido por aqui

só que as rooms tem uma variação, não é todos os modelos que estão em todas as rooms

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.